Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Empate fechou ciclo da seleção em 2018: Eis as (importantes) conclusões

Sabia que Portugal foi a única de 12 seleções que não somou qualquer derrota na Liga A da Liga das Nações?

Empate fechou ciclo da seleção em 2018: Eis as (importantes) conclusões
Notícias ao Minuto

08:09 - 21/11/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A seleção nacional empatou diante da Polónia (1-1), na terça-feira, em jogo referente à última ronda da fase de grupos da Liga das Nações e fechou assim o ano de 2018 no que aos jogos de Portugal diz respeito. 

O jogo com os polacos não tinha peso algum sobre o destino português na Liga das Nações, uma vez que a seleção tinha garantido um lugar na final four no duelo com Itália, mas trouxe uma consequência para... a Alemanha. A Polónia conseguiu agarrar um lugar no top10 da Liga das Nações o que lhe garante também um lugar no pote 1 do sorteio da fase de apuramento para o Euro'2020. Os polacos empurraram assim os germânicos para o pote 2. 

O Estádio D. Afonso Henriques foi palco de um jogo que esteve longe de ser o mais bem disputado, mas que marca o final do ano desportivo de 2018 para a seleção nacional. 

Por isso mesmo, não há melhor altura para fazer um balanço. Em 2018, os comandados de Fernando Santos disputaram 15 jogos nos quais somaram seis vitórias, sete empates e duas derrotas. Além disso, a formação das quinas somou 22 golos marcados e encaixou 17. 

O jogador mais utilizado foi William Carvalho, com um total de 1042 minutos, e o melhor marcador foi.... Cristiano Ronaldo (6). O craque português não foi chamado por Fernando Santos depois do Mundial'2018, numa decisão que terá sido tomada em conjunto com Cristiano, mas a sua influência nesta seleção é mais que evidente.

Curioso é também o facto de o maior assistente desta seleção ser... Ricardo Quaresma (3). Recorde-se que o extremo do Besiktas, à semelhança de Ronaldo, não figura nas convocatórias desde do campeonato do mundo da que foi disputado na Rússia. 

Seleção não somou qualquer derrota na Liga das Nações 

Para além de assegurar o primeiro lugar do grupo 3 da Liga A da nova prova de seleções organizada pela UEFA, Portugal conseguiu também manter-se invicto nos quatro jogos realizados. A equipa das quinas somou duas vitórias e outros tantos empates, tendo marcado cinco golos e sofrido dois. Aliás, a seleção nacional foi mesmo a única que não perdeu entre as 12 participantes na Liga A. 

Por falar em registos, há mais um dado que merece nota de destaque. O empate com os polacos em Guimarães quebrou uma longa jornada de Fernando Santos. Esta foi a primeira vez que Portugal não venceu em casa, em competições oficiais, desde que Fernando Santos assumiu o cargo de selecionador nacional em 2014, altura em que sucedeu Paulo Bento. 

Dados comprovam equilíbrio 

Quem acompanhou a partida ao longo dos 90 minutos não terá dúvidas em afirmar que Portugal e Polónia protagonizaram um jogo equilibrado. Portugal esteve com ligeiro ascendente na primeira parte, ao passo que a Polónia só se tornou verdadeiramente perigosa no segundo tempo. 

Os números não mentem. O jogo foi dividido e a posse de bola (50%/50%) é a maior prova que o D. Afonso Henriques esteve perante uma partida renhida. 

Nota ainda, a título de curiosidade, para o único remate à baliza efetuado por Portugal. É certo que resultou no golo de André Silva, mas se juntarmos os dados da partida em Itália, do passado sábado, conseguimos perceber que nos últimos dois jogos Portugal fez apenas dois remates enquadrados. 

Portugal vs Polónia
1 Remates à baliza 3
6 Remates para fora  13
50% Posse de bola 50%
5 Cantos 5
2 Fora de jogo 0
11 Faltas 13
2 Cartões amarelos 3
1 Cartões vermelhos 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório