Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sonho europeu dos sub-21 esbarrou no pesadelo relâmpago da Polónia

Polacos marcaram no primeiro tempo K. Bielik (5'), D. Kownacki (8') e P. Szymianski (24'), sendo que Diogo Jota reduziu para os da casa aos 52'.

Sonho europeu dos sub-21 esbarrou no pesadelo relâmpago da Polónia
Notícias ao Minuto

18:59 - 20/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Playoff

Resumo do encontro: Depois de uma primeira-mão onde saíram da Polónia com uma vitória magra, os lusos entraram esta terça-feira em campo, com o aviso que teriam de estar atentos ao seu adversário.

Porém, um primeiro tempo de pesadelo, com três golos sofridos nos primeiros 25 minutos, começou logo a deixar o sonho de marcar presença no Europeu de futebol mais longe. 

Com uma estratégia para a partida que pecou por beneficiar demasiado o jogo pelas áreas com cruzamentos para Diogo Jota, Rui Jorge foi obrigado a mexer logo no primeiro tempo.

Porém, uma primeira parte sem sombra de brilho, deixou poucas perspetivas de que um milagre no segundo tempo pudesse ser operado.

No segundo tempo, uma entrada a todo a gás pareceu dar a entender que seria possível reverter os erros do primeiro tempo, mas, novamente, a insistência pelo jogo nos corredores pareceu penalizar os lusos.

Com um meio-campo pouco criativo, capaz de resolver o que a estratégia pensada não conseguia, a seleção portuguesa chegou ao golo aos 52 minutos, fruto de um erro defensivo do guardião adversário.

Depois, carregando no ataque, o melhor lance do segundo tempo, até à altura, resultou com uma bola ao poste por parte de Diogo Gonçalves. Acelerando no ataque, o melhor lance de todo o encontro foi protagonizado por Rafael Leão e Diogo Jota, com os dois portugueses a mostrarem bom entendimento, mas o Jota a rematar para defesa do guardião adversário.

Sem conseguir encontra o caminho para o golo, sendo que precisaria de mais dois, a equipa lusa caiu com estrondo, em casa, contra uma equipa que entrou em campo com o estatuto 'teórico' de 'perdedor'.

Acompanhamento da partida:

90+5' - Termina a partida. Portugal perde, em casa, com a Polónia e está fora do Europeu de futebol do próxima ano. 

90' - O árbitro da partida dá cinco minutos de tempo de compensação.

85' - Insiste Portugal, mas sem sucesso. 

82' - Portugal já cruzou 46 vezes para a área contrária... e só conseguiu ter sucesso no golo de Jota.

80' - Com dez minutos para o fim da partida, Portugal volta a mostra dificuldade em encontrar o caminho para a baliza contrária, apostando num 'sistema de jogo' algo previsível.

77' - Sai André Horta e entra para o seu lugar Heriberto Tavares.

76' - Xadas, com toque artístico, tenta atirar à baliza adversária.

74' - Que bela jogada de Portugal. Da baliza ao ataque com apenas dois ou três toques, Jota, depois de uma combinação com Rafael Leão, rematou para defesa de Grabara.

72' - Portugal vai insistindo no ataque, mas a estratégia de centrar para a área não tem surtido efeito. 

68' - Rui Jorge vai voltar a mexer. Entra Xadas para o lugar Gedson.

60' - Que lance dos portugueses. Diogo Gonçalves, depois de um cruzamento da esquerda, na cara de Grabara, atira ao poste. 

59' - João Gonçalves com nova oportunidade para visar a baliza contrária. Portugal está a 'carregar' forte.

52' - Golo para Portugal!! Que erro do guardião polaco. Cruzamento da direita, de Diogo Gonçalves, e Diogo Jota antecipa-se ao guardião adversário. Portugal volta a sonhar.

50' - Portugal começou o segundo tempo com muita vontade de inverter o rumo do resultado, mas falta ainda mais acerto no capítulo da finalização.

47'- Diogo Gonçalves atira com perigo, na sequência de um livre direto, mas o jovem guardião polaco estava atento e afastou o perigo. 

46'- Começa a segunda parte. 

45' - Intervalo em Chaves. Portugueses têm de 'acordar' para o segundo tempo e fazer, pelo menos, três tentos.

44' - Gedson remata forte, de fora da área, mas o guardião polaco defende com facilidade.

40' - Com cinco minutos no relógio para terminar o primeiro tempo, a seleção portuguesa continua a mostrar muitas dificuldades para visar a baliza adversária e conseguir um remate enquadrado. Segundo tempo terá de ser muito diferente.

38' - Sai João Carvalho, entra Rafael Leão. Rui Jorge mexe no ataque português

35' - Portugal procura o caminho para o golo, mas as iniciativas atacantes dos lusos têm sido pouco eficazes. 

30' - André Horta, de fora da área, remata forte mas longe da baliza adversária.

24' - Golo da Polónia, marca Szymański. Com o terceiro golo dos visitantes, Portugal precisa agora de marcar pelo menos três golos.

23' - Que bela jogada de João Félix. O internacional luso 'fura' pelo lado direito e tenta cruzar com a bola a ficar muito perto da trave polaca.

18' - Que oportunidade para Portugal. Mau alívio da defesa polaca e João Carvalho deixa para João Félix no interior da área que remata muito longe do alvo. Que perdida!

16' - Diogo Jota desperdiça oportunidade ao lançar bola demasiado adiantada para João Carvalho. 

13' - Depois de um início de jogo algo desligado, a formação orientada por Rui Jorge tenta subir no terreno e chegar à baliza adversária.

8'- Golo da Polónia. Kownacki amplia pesadelo luso. A formação orientada por Rui Jorge tem agora de marcar, pelo menos, dois golos e não sofrer mais nenhum.

5' - Golo da Polónia, marca Bielik, após canto na esquerda. Jogador polaco surgiu no centro da área sem qualquer marcação.

2' - Portugal começa partida a todo o gás e já protagonizou dois lances atacantes.

1' - Aqui está o apito inicial no Municipal de Chaves. Sai a jogar a seleção portuguesa.

0' - As duas equipas já estão no relvado e preparam-se os hinos nacionais.

0' - As equipas estão prestes a regressar ao relvado depois de já terem aquecido. As bancadas do Municipal de Chaves já estão bem compostas para a partida decisiva dos sub-21-

Onze de Portugal: Joel Pereira; Diogo Gonçalves, Diogo Leite, Jorge Fernandes e Yuri Ribeiro; Eustáquio, André Horta, Gedson e João Carvalho; Diogo Jota e João Félix.

Onze da Polónia: Grabara; Gumny, Wieteska, Bielik e Pestka; Dziczek, Jagiełło, Żurkowski, Kapustka e Szymański; Kownacki

Antevisão: Os sub-21 portugueses entram esta terça-feira em campo, pelas 17h00, para definir, frente à Polónia, quem segue caminho para a fase final do Europeu da categoria.

Depois de uma vitória, por 1-0, fora de portas, os pupilos de Rui Jorge entram em campo com a missão de fechar o jogo.

Numa partida que se espera equilibrada, o selecionador português alertou, na antevisão da partida, para a necessidade de concentração total dos seus jogadores.

Fique connosco e acompanhe, em direto, todas as incidências deste encontro. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório