Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Ronaldo? Basta de falar sobre esse assunto"

Portugal e Polónia defrontam-se, esta terça-feira, pelas 19h45.

"Ronaldo? Basta de falar sobre esse assunto"
Notícias ao Minuto

13:30 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

O Estádio D. Afonso Henriques vai colocar um ponto final na participação de Portugal nesta fase de grupos da Liga das Nações. A Seleção Nacional recebe, esta terça-feira, a Polónia, após ter garantido no passado sábado, diante de Itália, a passagem à final four da nova prova de seleções da UEFA.

Para a Polónia este jogo também já não traz qualquer consequência, visto que a seleção de leste já está condenada à última posição do grupo e respetiva descida de divisão. 

A partir das 13 horas, Fernando Santos e Beto fazem a antevisão ao encontro, a partir do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Declarações de Beto

Integração de Claudio Ramos na Seleção Nacional: É um guarda-redes jovem, com talento e humildade e com qualidade suficiente para estar aqui. No seio deste grupo também é fácil qualquer jogador integrar-se.

Mudança de gerações. Já vai na sua terceira. O que vê na atual geração? Como nas outras vejo um futuro promissor, num grupo que tem bastante qualidade. Olho com grupo e confiança para um grupo e um país que gera talento, sendo que à sua frente tem um grande homem (Fernando Santos) a potencializá-los. 

Mudanças no Rui Patrício desde que foi para o campeonato inglês: Como todos os jogadores ele tem o seu processo natural de crescimento e ele vem sendo cada vez melhor jogador e melhor pessoa. Bom para o Wolves, bom para a Seleção Nacional.

Portugal é o principal candidato a vencer a Liga das Nações? Portugal é sempre candidato, Portugal tem esse ADN. Joga sempre para ganhar, mas sem favoritismos. E é uma motivação extra jogar no nosso país, um povo apaixonado pelo futebol.

Declarações a Fernando Santos

Esta competição é para ser levado a sério? Mas alguma vez os jogos da seleção não são para ser levados a sérios?! Portugal tem uma equipa fortíssima, não é a melhor do mundo, mas pode jogar contra qualquer uma. Somos candidatos a cada jogo a disputá-lo e a lutar sempre pela vitória. Portugal assume-se como candidato para vencer a Liga das Nações. Não seria normal senão o fizéssemos.

Percurso na Liga das Nações sem CR7. Isso vale para a final-four? Se alguém tiver dúvidas de que Ronaldo está com a seleção basta ver as publicações que ele fez antes e depois dos jogos anteriores.

Os outros jogadores sentem-se com o mesmo estatuto de que Ronaldo? Isso é retirar a capacidade ao brilhantismo deste grupo. Estamos a falar do melhor jogador do mundo, mas o importante é falar sobre o jogador de amanhã. Vocês estão sempre a insistir no mesmo tema e já se torna difícil responder.

Que jogo espera amanhã? Um grande jogo, com motivação extra de jogarmos em casa. Enalteço o apoio que temos recebido, aliás antes do jogo com Itália o estádio D. Afonso Henriques já estava esgotado. Penso que a Polónia fez dois bons jogos, connosco e com Itália, e é uma seleção que quer provar de que o se passou com eles foi um acidente de percurso (último lugar no grupo). Temos de ter humildade suficiente para reconhecer os valores do nosso adversário.

Que lugar sente que esta geração está a deixar no futebol português? Portugal sempre teve grandes jogadores, que marcaram a história deste país. Tinha 10 anos quando fomos ao Campeonato do Mundo pela primeira vez. Nem sempre corre pelo melhor, mas temos sempre grandes individualidades. Nós vamos fazer parte dos livros de história, mas temos de continuar iguais a nós próprios.

Crescimento do treinador na Liga das Nações: A própria vida ajuda-nos a crescer. Nós temos um espírito aberto e os jogadores também sentem que o treinador não diz as coisas por dizer. Nós procuramos ser justos, claro que alguns dirão que não. Tudo se faz com serenidade e é isso que sinto nos meus jogadores quando são ou não convocados.

Duas derrotas no seu percurso em jogos oficiais. Fez de Portugal a melhor muralha defensiva da Europa? Eu sempre digo que o futebol é um  jogo muito simples em que queremos ganhar e marcar golos, mas procuramos não sofrer. Quando sofres nunca sabes o que pode acontecer. Não basta entrar para querer marcar dois ou três golos, porque isso nem sempre acontece. No futebol é fundamental marcar e não sofrer.

Portugal tem mais opções hoje do que quando chegou à Seleção? Absolutamente. Está a ser feito um grande trabalhos nas seleções mais jovens, assim como nos clubes. Grandes jogadores têm aparecido devido a metodologias e condições que o futebol português tem oferecido. Há mais organização, melhores condições de treino. A casa do futebol foi um momento muito importante. E tudo isso permitiu que houvessem mais escolhas e que o selecionador tenha um  leque mais diversificado e isso é ótimo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório