Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Benfica-FC Porto: Terá a PSP manipulado dados de pirotecnia?

Caso remonta ao Clássico que se disputou no dia 26 de abril de 2015 no Estádio da Luz.

Benfica-FC Porto: Terá a PSP manipulado dados de pirotecnia?
Notícias ao Minuto

08:47 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Emails

A 26 de abril de 2015, Benfica e FC Porto empataram a zero um duelo relativo ao campeonato português. À margem do jogo jogado, este encontro terminou com a detenção de dois adeptos e 150 engenhos pirotécnicos apreendidos, segundo a versão oficial da Polícia de Segurança Pública, na altura. 

No entant, esta versão é desmentida através dos novos emails que foram revelados, neste domingo, pelo blogue mercadodebenficapolvo e citados pela revista Sábado. A alegada troca de correspondência entre responsáveis encarnados explicita uma omissão das forças policiais para o exterior, uma vez que dos 150 artefactos, 149 eram pertencentes a adeptos do clube da casa e apenas um de simpatizantes dos dragões.

Num alegado email enviado por Rui Pereira, o chefe de segurança do estádio ter-se-á queixado a Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD dos encarnados, sobre a situação "insustentável" das claques, informando que a PSP encontrara, no dia anterior "um verdadeiro arsenal" no WC e questiona: "Há quanto tempo dura este esquema?".

Na mesma comunicação, Rui Pereira deixa outra pergunta: Como pode ter a PSP dividido a "captura dos 150 artefactos entre adeptos SLB e FCP, omitindo à opinião pública que o resultado foi de 149-1!".

Entretanto, na manhã desta segunda-feira, a PSP já enviou um comunicado para as redações, ao qual o Notícias ao Minuto também teve acesso, apresentando um desmentido sobre o teor dos referidos e-mails. "A PSP não oculta, nunca ocultou, não manipula, nem nunca manipulou, dados ou informações transmitidos publicamente, no âmbito do combate à violência no desporto ou em qualquer outra área da sua intervenção. A PSP referiu, na altura, o número total de material proibido apreendido, sem referir a quem tinha sido apreendido, por questões de reserva operacional e processual, o que aliás tem sido o procedimento seguido em situações semelhantes", pode ler-se.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório