Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Cerco' luso segurou empate histórico, apuramento e vantagem para o Euro

Portugal pontuou pela primeira vez em San Siro, qualificou-se para a 'final four' da Liga das Nações e garantiu a presença no playoff de acesso ao Campeonato da Europa de 2020, caso venha a precisar.

'Cerco' luso segurou empate histórico, apuramento e vantagem para o Euro
Notícias ao Minuto

07:30 - 18/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Análise

À chegada a San Siro, Portugal tinha uma missão: garantir o apuramento para a 'final four' da Liga das Nações, vencer pela primeira vez na história em solo italiano e alcançar o terceiro triunfo consecutivo sobre a Squadra Azzurra. De todas estas metas, a equipa das quinas só conseguiu a primeira, a mais importante e aquela que fez despontar a festa lusa em pleno relvado milanês. Os campeões da Europa sofreram para empatar (0-0) diante de um conjunto transalpino pressionante, determinado e agressivo, quer do ponto de vista ofensivo, quer defensivo. 

Rui Patrício acabou por ser, talvez, o maior herói, salvando por duas vezes a Seleção Nacional - aos 5' parou o 'míssil' de Insigne e aos 35' desviou um remate venenoso de Immobile. Nas únicas duas ocasiões de real perigo, os comandados de Fernando Santos não conseguiram desfeitear Donnarumma, primeiro porque João Mário falhou o alvo (73') e depois, porque o guardião do AC Milan foi enorme ao defender a 'bomba' de William Carvalho (76'). 

Perante a falta de assertividade de parte a parte no capítulo da finalização, o placard manteve o nulo e confirmou a qualificação de Portugal para a próxima fase da prova, que, curiosamente, será realizada em Portugal, em Guimarães e no Porto. O sorteio está marcado para o dia 3 de dezembro e as meias-finais, disputadas a duas mãos, para 5 e 9 de junho.

A formação lusa foi, de resto, a primeira a garantir o passaporte e a assegurar presença no playoff de apuramento para o Euro'2020, para o caso de, na pior das hipóteses, não o conseguiu de forma direta. Em relação aos restantes grupos da Liga A, França, Bélgica e Espanha lideram e em breve também poderão confirmar a passagem. 

Impacto no apuramento para o Euro'2020

Apesar de se tratarem de competições distintas, a Liga das Nações tem impacto no apuramento para o Campeonato da Europa de 2020. Nesta primeira fase, as 55 seleções serão divididas em 10 grupos de cinco ou seis equipas, sendo que as duas primeiras de cada grupo têm logo um lugar assegurado no Euro. Em relação às restantes quatro vagas, será disputado um playoff com  vencedores de cada um dos grupos da Liga das Nações. Como já foi referido, se Portugal não se qualificar diretamente na fase de grupos, tem nova oportunidade de marcar presença na prova por esta via.

Estatísticas do encontro

Itália   Portugal
15 Remates 9
4 Cantos 3
10 Faltas cometidas 12
4 Foras-de-jogo 0
3 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos 0
66% Posse de bola 34%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório