Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Liga das Nações: Quem está qualificado, quem sobe e quem desce

A nova prova da UEFA está ao rubro e ainda há muito por decidir.

Liga das Nações: Quem está qualificado, quem sobe e quem desce
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/11/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A primeira fase da Liga das Nações está muito perto de terminar. Com mais uma ronda por jogar (duas nos grupos que contam com quatro seleções), há vários grupos cujo final está já mais que anunciado. No entanto, apenas uma seleção tem o passaporte na mão para a final four. Sim, a nossa seleção nacional. Portugal espera agora pelos três restantes finalistas numa final a quatro que será jogada em solo luso e que será divida entre o Estádio do Dragão e o Estádio D. Afonso Henriques.

Mas vamos por partes. Ou melhor, por grupos. Eis o ponto de situações dos quatro de grupos das quatro ligas desta nova prova de seleções da UEFA. 

Liga A

Grupo 1

Neste grupo o principal destaque vai para o mau desempenho da Alemanha. Os germânicos já foram 'condenados' à descida para a Liga B depois do triunfo da Holanda diante da França. A presença na final está nas mãos da renovação seleção holandesa. Se vencer a Alemanha viaja até Portugal em junho, caso contrário irá a França, atual campeão do mundo. 

Grupo 2

Aqui as coisas também estão praticamente definidas. A Islândia desce de divisão e o finalista para a final four será decidida entre Bélgica e Suíça. 

Grupo 3

O grupo de Portugal é o único que já está totalmente 'arrumado'. A seleção nacional está na final four, a Itália mantém-se nesta liga e a Polónia desce para o segundo escalão. 

Grupo 4

Aqui nada está decidido. Neste momento a Croácia ocupa o último lugar, com quatro pontos e defronta a Inglaterra, também ela com quatro pontos. É nesse jogo que todas as dúvidas ficarão desfeitas. Espanha é líder, mas terá de ficar à espera do que se irá passar. Se empatarem, os espanhóis seguem para a final. Quem perder, desce de divisão. 

Liga B 

Grupo 1

A Ucrânia já garantiu a 'promoção' à Liga A, ainda que tenha perdido diante da Eslováquia. Os eslovacos vão ter um duelo crucial pela permanência na Liga B diante da República Checa. Para ficarem no mesmo escalão, a Eslováquia tem mesmo de ganhar, uma vez que uma derrota ou um empate favorecem os checos. 

Grupo 2

A Rússia já tem praticamente garantido um lugar na Liga A, mas  a Suécia , que venceu a Turquia e condenou os turcos à descida de divisão, ainda tem uma palavra a dizer. A Rússia está com um pé no escalão A, mas se perdem ficam na mesma divisão. 

Grupo 3

A Bósnia soma dez pontos e já tem lugar garantido na Liga A. A Irlanda do Norte desce para a Liga C e a Áustria fica na Liga B. 

Grupo 4

Tudo decidido aqui. A Dinamarca já garantiu a subida à Liga A e a Irlanda desce para a Liga C. O País de Gales terá de se contentar com a permanência. 

Liga C

Grupo 1

A Albânia já foi condenada à descida de escalão. Israel e Escócia somam os mesmos pontos e vão enfrentar-se para decidir quem sobe. Neste momento, a diferença de golos dá vantagem aos escoceses. 

Grupo 2

Num grupo com quatro seleções, a Finlândia já está na Liga B. Soma 12 pontos, tem mais três que a Grécia e melhor diferença de golos. A Hungria garantiu a permanência e a Estónia desce para o escalão D. 

Grupo 3

A Eslovénia está na última posição e já está condenada à descida de divisão. O Chipre já não tem possibilidades de subir de escalão. Noruega e Bulgária lideram o grupo com dez pontos cada um. Ainda há duas jornadas por disputar. 

Grupo 4

A Lituânia não somou qualquer ponto e já desceu. Roménia e Sérvia disputam o acesso à Liga B. Os romenos precisam de ganhar o último encontro e esperar que os sérvios sejam derrotados pelos lituanos. 

Liga D 

Grupo 1

A Geórgia já garantiu matematicamente a subida à Liga C depois de ganhar os primeiros quatro jogos e empatar diante da Andorra. Cazaquistão, Letónia e Andorra já não lutam por nada, uma vez que não há mais escalões inferiores. 

Grupo 2

San Marino já não consegue subir. Bielorrússia, Luxemburgo e Moldávia lutam por um lugar que dê acesso à Liga C. 

Grupo 3

Kosovo e Azerbaijão lutam pela promoção e vão defrontar-se na última jornada. A primeira precisa de uma vitória ou de um empate. A segunda precisa mesmo da vitória. Ilhas Faroé e Malta já não lutam pela subida. 

Grupo 4

Macedónia e Arménia disputam o acesso à Liga C e uma possível repescagem. Os macedónios têm mais pontos (12), mas estão em desvantagem na diferença de golos comparativamente aos arménios. Se a Arménia vencer o Liechtenstein e Macedónia perder diante de Gibraltar, são os arménios quem sobem. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório