Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Exibição 'escura' de Portugal acabou iluminada pelo apuramento

Seleção Nacional empatou pela primeira vez em San Siro e garantiu a qualificação para a próxima fase da Liga das Nações, num jogo sofrido e com pouco brilho.

Exibição 'escura' de Portugal acabou iluminada pelo apuramento
Notícias ao Minuto

21:37 - 17/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga das Nações

Portugal está na 'final four' da Liga das Nações. A equipa das quinas empatou este sábado a zero, diante da Itália, em San Siro, e manteve-se assim a liderança do grupo 3, da Liga A, da prova. Numa exibição 'escura' e sofrida, valeu a qualificação e garantia de um feito histórico, já que nunca o conjunto luso tinha conseguido pontuar no reduto milanês.

Com Mário Rui no lado esquerdo da defesa, face aos problemas físicos de que Raphael Guerreiro sofreu na preparação desta partida, e com um meio-campo a três, com Rúben Neves, William Carvalho e Pizzi, os campeões da Europa entraram 'tímidos', dando a iniciativa de jogo aos transalpinos, que cedo mostraram vontade de chegar ao golo.

Logo aos 5' minutos, Insigne protagonizou o primeiro grande momento da noite e obrigou Rui Patrício a uma daquelas defesas quase impossíveis. Após ganhar espaço, o jogador do Nápoles disparou um 'míssil' de fora da área e só não inaugurou o marcador porque o guardião luso foi enorme. Na recarga Immobile atirou por cima e devolveu a calma aos portugueses.

Estava dado o primeiro aviso de uma Squadra Azzura que dominou por completo toda a primeira parte. Sempre em pressão alta, os comandados de Roberto Mancini encostaram Portugal às 'cordas', foram recuperando bolas logo na primeira ou na segunda zona de construção lusa e, assim, impediram a equipa das quinas de ligar o seu jogo e conseguir ter posse.

À exceção de um 'rasgo' de Bruma, aos 10', que terminou com um corte de Chiellini para canto, só deu Itália. Já depois da meia hora, Rui Patrício voltou a brilhar, ao negar o golo a Immobile, momentos antes de Bonucci causar novo calafrio na defesa portuguesa, com um cabeceamento a rasar o poste.

Subida de rendimento na segunda parte

Depois do intervalo, voltou a ser a Itália a entrar melhor a causar pânico na área portuguesa. No entanto, com o decorrer do tempo, a Seleção Nacional foi subindo no terreno e afastando a bola da sua baliza. Já com João Mário em campo, a formação de Fernando Santos conseguiu, pela primeira vez, criar uma jogada com princípio, meio e fim. Rúben Neves lançou João Cancelo e o lateral da Juventus encontrou João Mário no coração da área, mas o remate do médio do Inter saiu por cima.

Um lance que serviu de 'projeto' para a grande oportunidade de golo, logo no minuto seguinte. Após a insistência portuguesa, a bola sobrou para William Carvalho, à entrada da área, e o médio do Betis, de primeira, obrigou Donnarumma a uma grande intervenção.

Até ao final, a Itália ainda tentou 'apertar' em busca do golo, mas Portugal resistiu e segurou o empate, marcando assim presença na próxima fase da competição, que se realizará em junho, em Guimarães e no Porto.

Confira o direto do encontro:

FINAL DA PARTIDA

90+4 - Remate de Cancelo ao lado da baliza italiana.

90+1 - Cabeceamento de Pellegrini para as mãos de Rui Patrício. 

90:00 - Canto para a Itália.

90:00 - Vão jogar-se mais quatro minutos de descontos.

90:00 - Última substituição na equipa portuguesa. Sai André Silva e entra Danilo. 

85:00 - Bruma sai e dá o lugar a Raphael Guerreiro.

81:00 - Segunda alteração na Itália. Pellegrini entra para o lugar de Verratti.

76:00 - GRANDE DEFESA DE DONNARUMMA! Jogada de insistência de Portugal, a bola sobra para William Carvalho, que, de primeira, obrigou o guarda-redes do AC Milan a uma grande defesa. A Seleção Nacional atravessa a melhor fase na partida.

74:00 - Substituição na Itália. Entra Lasagna para o lugar de Immobile.

73:00 - MELHOR JOGADA DE PORTUGAL EM TODO O ENCONTRO! Grande passe de Rúben Neves para João Cancelo, que encontra João Mário no coração da área, mas o médio do Inter atira por cima.  

70:00 - Tentativa de muito longe de Mário Rui, mas a bola sai ao lado.

67:00 - Alteração na equipa de Portugal. Sai Pizzi e entra João Mário.

61:00 - João Mário é chamado ao banco de Portugal. Vai entrar o médio do Inter.

54:00 - Jorginho vê o amarelo por falta sobre Bruma. Mais uma grande arrancada fulminante o extremo do Leipzig.

52:00 - Remate de Insigne ao lado.

49:00 - João Cancelo vê o cartão amarelo, mas não estava em risco de exclusão.

48:00 - QUE PERIGO! A Itália volta a entrar muito melhor na segunda parte e ameaça de novo o golo. Biraghi ganhou as costas a João Cancelo, cruzou atrasado e valeu a Portugal o corte de Rúben Dias a evitar que a bola fosse para o fundo da baliza lusa.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45:00 - Vão jogar-se mais dois minutos de compensação.

43:00 - Cabeceamento de Rúben Dias sem perigo para Donnarumma.

41:00 - Pontapé de 'ressaca' de Florenzi muito por cima do travessão da baliza lusa.

40:00 - Livre muito perigoso para a Itália, após falta de Rúben Dias sobre Barella.

37:00 - Novamente a Itália! Cabeceamento perigoso de Bonucci muito perto do poste direito da baliza de Patrício.

36:00 - Mário Rui vê o cartão amarelo e, tal como Rúben Neves, também está fora do próximo jogo.

35:00 - QUASE O GOLO DE ITÁLIA! Immobile foge à defesa portuguesa e surge na cara de Rui Patrício, que, com mais uma bela defesa, com o pé direito, negou o golo ao atacante transalpino. Portugal não 'respira' em San Siro!

32:00 - Rúben Neves vê o cartão amarelo e está fora do jogo com a Polónia. O médio era um dos jogadores que estava em risco de exclusão.

28:00 - Pressão intensa da formação transalpina impede Portugal de conseguir ligar o jogo e ter bola. Domínio evidente dos italianos.

24:00 - Italianos pedem grande penalidade, mas o árbitro manda seguir. 

22:00 - Novo canto para a Squadra Azzurra.

18:00 - Passividade da defesa portuguesa e Barella, de meia distância, volta a tentar alvejar a baliza lusa, mas a bola sai sem a direção desejada.

15:00 - Canto para a Itália.

13:00 - Bela iniciativa de João Cancelo pela direita, mas Florenzi a cortar para canto.

10:00 - QUE JOGADA DE BRUMA! Grande recepção do extremo a serpentear sobre dois adversários e a atirar à baliza italiana. Valeu o corte de Chiellini. Melhor lance da formação lusa nestes primeiro instantes da partida.

09:00 - Fernando Santos pede à equipa para subir no terreno.

07:00 - Novamente a Itália a ameaçar o golo, numa boa jogada ofensiva, concluída com o remate cruzado de Florenzi ao lado da baliza de Rui Patrício.

05:00 - QUE DEFESA DE RUI PATRÍCIO! Insigne a ganhar espaço e a disparar um 'míssil', mas o guarda-redes português, atento, evita o golo da Itália. Na recarga, Immobile atirou por cima. A Itália cria a primeira grande ocasião de golo!

02:00 - Itália entra na partida com mais bola e aproxima-se mesmo com perigo da baliza lusa, mas não chega ao remate.

COMEÇOU A PARTIDA!

ONZE DE PORTUGAL: Rui Patrício; Cancelo, Rúben Dias, José Fonte e Mário Rui; Rúben Neves, William Carvalho e Pizzi; Bernardo Silva, Bruma e André Silva

ONZE DA ITÁLIA: Donnarumma; Florenzi, Bonucci, Chiellini e Biraghi; Jorginho, Verratti e Barella; Chiesa, Insigne e Immobile.

Depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos, Portugal volta a entrar em campo em jogo a contar para a Liga das Nações. Em Milão, os comandados de Fernando Santos têm pela frente a Itália, equipa que bateram na primeira volta, na Luz, por 1-0, graças ao golo de André Silva.

Um empate chega para a equipa das quinas carimbar já a passagem à próxima fase da competição, mas o objetivo é a vitória que, a confirmar-se, dá aos campeões da Europa um 'passaporte' para a história.

Nunca a Seleção Nacional conseguiu bater a Squadra Azzurra em solo italiano e, como tal, a possibilidade de quebrar este enguiço aumenta ainda mais a motivação aos lusos. 

O encontro está marcado para as 17h45, em San Siro, e poderá acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório