Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Missão San Siro: 'Caçar' o terceiro borrego e entrar na história

Portugal procura a terceira vitória consecutiva sobre a Itália, a primeira da história fora de casa, num jogo que pode dar o apuramento para a próxima fase da competição.

Missão San Siro: 'Caçar' o terceiro borrego e entrar na história
Notícias ao Minuto

08:08 - 17/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Depois de uma seca de quase 40 anos sem vencer a Itália, Portugal conseguiu matar dois 'borregos' com Fernando Santos ao leme. Em 2015, num particular realizado em Genebra, um golo de Eder ditou o triunfo por 1-0, curiosamente o mesmo resultado que se verificou no passado mês de setembro, na Luz, na primeira volta desta fase de grupos da Liga das Nações, graças ao 'faro' de André Silva. Este sábado, em Milão, os campeões da Europa procuram 'caçar' o terceiro borrego e fazer história, somando, pela primeira vez, os três pontos em solo transalpino.

Na liderança do grupo 3 da Liga A da competição, com seis pontos, mais dois do que o próximo adversário, a equipa das quinas tem a oportunidade de dar um passo de gigante rumo à próxima fase. O empate é suficiente, mas o selecionador nacional mantém a crença no velho ditado que assegura que 'não há duas sem três' [vitórias consecutivas sobre a Squadra Azzurra].

"Fé tenho em Deus. Aqui, não há questões de ter fé. Há uma questão de jogar contra um adversário poderoso. Acredito sempre que a minha equipa pode vencer, vamos jogar na condição de procurar aqui a vitória", começou por dizer Fernando Santos, na conferência de imprensa, analisando o adversário de forma mais aprofundada: "Na Polónia, a Itália mostrou que é uma equipa de posse, com ataque organizado, não tanto a jogar na profundidade como no estádio da Luz. Temos de responder com as nossas capacidades. Também somos uma equipa de posse, capaz de ter bola, de desorganizar o adversário. Estamos preparados para não permitir que a equipa italiana use esta forma de jogo. São duas equipas com um futebol muito semelhante, será um grande confronto."

Nesta altura, Raphael Guerreiro é a grande dúvida para este encontro. O lateral-esquerdo tem estado a contas com problemas físicos, que motivaram, inclusive, a chamada de última hora de Kevin Rodrigues, e Fernando Santos não confirmou a aptidão do jogador do Borussia Dortmund para ir a jogo. No último ensaio antes da partida, já em pleno San Siro, o jogador treinou sem limitações, mas ainda não é certa a sua presença no onze. De resto, sem Cristiano Ronaldo, André Silva deverá ser o homem mais adiantado, apoiado por Bernardo Silva e Bruma, sendo que Rafa e Gonçalo Guedes também poderão entrar nas contas.

Respeito transalpino

Já do lado da Itália, vencer é a palavra de ordem. A derrota na Luz ainda paira na cabeça da formação de Roberto Mancini, que na antevisão deixou elogios ao conjunto luso. "É verdade que Cristiano Ronaldo não vai estar, mas Portugal mantém-se uma grande equipa e mostraram isso na final do Europeu de 2016. O Ronaldo saiu lesionado e mesmo assim conseguiram vencer o troféu. Portugal tem excelentes jogadores e uma boa qualidade de jogo, sobretudo na fase ofensiva", considerou o técnico, antes de frisar a ambição de seguir em frente.

"Queremos chegar à próxima fase, mas o grande objetivo é o apuramento para o próximo Campeonato da Europa. É por isso que vamos utilizar muitos jovens e dar-lhes a oportunidade de errar, mesmo em jogos importantes como este. Estamos a melhorar de jogo para jogo, e isso vai continuar a levar tempo", salientou.

Últimos onzes

Itália [frente à Polónia]: Donnarumma; Florenzi, Chiellini, Bonucci e Biraghi; Verratti, Jorginho e Nicolò Barella; Federico Chiesa, Lorenzo Insigne e Bernardeschi.

Portugal [frente à Escócia]: Beto; Cédric, Luís Neto, Rúben Dias e Kévin Rodrigues; Danilo Pereira, Sérgio Oliveira e Bruno Fernandes; Hélder Costa, Bruma e Eder.

Resultados nos últimos cinco jogos

Itália - E-E-D-E-V

Portugal - D-E-V-V-V

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório