Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Carimbo no apuramento português já tem a primeira marca

Seleção Nacional de sub-21 venceu a Polónia, por 1-0, e está em vantagem para a segunda mão do playoff de acesso à fase final do Euro'2019.

Carimbo no apuramento português já tem a primeira marca
Notícias ao Minuto

18:55 - 16/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Sub-21

Portugal está muito perto de conseguir a presença na fase final do Campeonato da Europa de sub-21, no próximo ano, em Itália e San Marino. A equipa das quinas venceu esta sexta-feira a Polónia, em Zabrze, por 1-0, graças ao golo de Diogo Jota, e ganhou assim vantagem para a segunda mão do playoff, que irá ser disputada na próxima terça-feira, em Chaves.

Perante a ausência de Diogo Dalot, devido a lesão, Rui Jorge lançou Diogo Gonçalves como lateral-direito adaptado e ganhou a aposta, uma vez que o jovem cedido pelo Benfica ao Nottingham Forest veio a revelar-se um dos elementos em maior evidência durante a partida. Num jogo muito intenso, com vários duelos individuais a meio-campo, a primeira verdadeira oportunidade de golo chegou apenas aos 24' minutos, quando João Carvalho, após passe de João Félix, obrigou Grabara a aplicar-se.

Com o jogo controlado e maior posse de bola, a formação lusa viria a traduzir esse domínio à passagem da meia hora, altura em que Diogo Jota deu a melhor sequência a um contra-ataque rápido. Eustáquio recuperou a bola em zona defensiva, João Carvalho, com a classe habitual, lançou na profundidade e João Félix, com um belo passe, ofereceu o golo inaugural ao avançado do Wolverhampton.

Até ao intervalo, Portugal geriu a vantagem e os ritmos de jogo e viu a Polónia criar apenas uma situação de relativo perigo, em cima dos 45', num pontapé por cima da baliza de Joel Pereira.

Na segunda parte a Polónia entrou mais agressiva e chegou mesmo a ameaçar por duas vezes o empate. Primeiro, num livre lateral em que Joel Pereira abordou mal o lance e depois, num remate de meia distância que o guarda-redes do V. Setúbal desviou para canto com uma grande intervenção.

Já com Heriberto em campo, os comandados de Rui Jorge beneficiaram de mais uma grande ocasião de golo. O avançado cedido pelo Benfica ao Moreirense caiu na área, pediu grande penalidade, mas o árbitro mandou seguir, permitindo a João Carvalho, na cara do guardião polaco, desperdiçar o 2-0.

Nos derradeiros minutos, a formação polaca 'apertou', tentou chegar ao empate, mas a atenção de Joel Pereira (78') e a falta de assertividade de Kapustka (89'), não alteraram o resultado, que deixa assim a equipa das quinas com um pé em Itália e San Marino. O carimbo do apuramento já tem a primeira marca, falta a confirmação que, todos esperam, chegue na próxima terça-feira, em Chaves.

Confira o direto do encontro:

FINAL DA PARTIDA!

90+3 - Canto para a Polónia, que tenta um 'forcing' final.

90:00 - Vão jogar-se mais 3' minutos de descontos.

89:00 - QUE PERIGO! Portugal 'treme' e quase vê Kapustka fazer o empate, num cabeceamento que, para felicidade lusa, passa ao lado da baliza de Joel Pereira. 

85:00 - Última substituição na equipa das quinas. Sai André Horta e entra Bruno Costa.

78:00 - NOVAMENTE A POLÓNIA!  Diogo Leite tenta afastar a bola, mas esta bate em Jorge Fernandes, mas Joel Pereira, com uma bela defesa, impede o golo do empate.

76:00 - QUE FALHANÇO! Grande lance de Heriberto, a servir João Carvalho, que, na cara do guardião polaco, falhou o 2-0. No entanto, no início da jogada fica a ideia de que Heriberto sofreu uma grande penalidade.  

74:00 - Alteração na equipa lusa. Sai João Félix e entra Rafael Leão.

73:00 - GRANDE DEFESA DE JOEL PEREIRA! Remate de meia distância e o guarda-redes do V. Setúbal a evitar o empate. 

72:00 - Remate de longe de Gedson para defesa do guarda-redes polaco. 

72:00 - Substituição na Polónia. Sai Szymanski e entra Jagiello.

71:00 - Novamente a equipa polaca a ameaçar, desta vez de meia distância, por Zurkowsk, mas Joel Pereira resolveu.

68:00 - A Polónia volta a ameaçar após um livre lateral em que Joel Pereira sai mal da baliza.

66:00 - Alteração na Polónia. Sai Michalak e entra Jozwiak.

64:00 - Substituição na equipa de Portugal. Sai o marcador do golo, Diogo Jota, e entra Heriberto Tavares.

61:00 - Canto para a Polónia.

56:00 - Gumny vê o cartão amarelo por falta sobre Diogo Jota.

54:00 - Remate  Szymanski por cima da baliza portuguesa.

48:00 - Jogadores lusos ficam a pedir grande penalidade, por alegado braço na bola de um jogador polaco, mas o árbitro manda seguir.

48:00 - Kapustka vê o cartão amarelo por falta sobre Eustáquio.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE!

INTERVALO

45:00 - Canto para a Polónia.

44:00 - AMEAÇA DA POLÓNIA! Remate perigoso a obrigar Joel Pereira a defender para canto.

39:00 - Grande lance de João Félix, a 'bailar' à frente do jogador polaco e a rematar de pé esquerdo para defesa de Grabara. Canto para a formação lusa!

36:00 - Novo canto para a equipa das quinas.

35:00 - Canto para Portugal.

30:00 - JÁ ESTÁ!!!!! GOLO DE PORTUGAL! Contra-ataque perfeito, daqueles que ensinam nos livros, a resultar no golo de Diogo Jota. Eustáquio recuperou a bola em zona defensiva, João Carvalho, com a classe habitual, lançou João Félix na profundidade e o médio do Benfica, através de uma daquelas 'bananas', ofereceu a Diogo Jota o golo inaugural. Lance fantástico da equipa das quinas a merecer aplausos de Rui Jorge.

25:00 - Canto para a equipa das quinas.

24:00 - Boa jogada de Portugal, com João Félix a desmarcar João Carvalho e o camisola 10 a obrigar o guarda-redes polaco à primeira defesa da partida. 

20:00 - Jogo muito dividido a meio-campo, ainda sem grandes ocasiões de golo.

16:00 - Canto de João Carvalho, Diogo Jota desvia ao primeiro poste e a bola termina nas mãos do guarda-redes polaco.

16:00 - Canto para Portugal.

13:00 - Desentendimento entre Joel Pereira e Jorge Fernandes resulta em canto para a Polónia.

12:00 - Remate de meia distância de Szymanski para defesa fácil de Joel Pereira.

10:00 - Nos primeiros 10 minutos, a equipa das quinas soma 65% de posse de bola contra apenas 35% dos polacos.

07:00 - Resposta da Polónia, com Jorge Fernandes, atento, a ganhar na velocidade e a impedir o remate de Michalak, quando Joel Pereira já se encontrava fora da baliza.

06:00 - Primeiro sinal de perigo de Portugal! Combinação entre João Félix e Diogo Gonçalves, mas Diogo Jota chega atrasado ao cruzamento do jogador cedido pelo Benfica ao Nottingham Forest.

03:00 - Nota para o domínio do Benfica neste onze de Rui Jorge, onde seis dos 11 eleitos inicialmente foram formados no clube da Luz (Diogo Gonçalves, Yuri Ribeiro, André Horta, Gedson, João Carvalho e João Félix).

02:00 - Primeiros dois minutos com mais bola para Portugal, a assumir o jogo e a deixar a Polónia na expetativa. Diogo Gonçalves surge como lateral-direito adaptado, perante a ausência de Diogo Dalot.

COMEÇOU O JOGO EM  ZABRZE!

Já se ouvem os hinos das duas seleções.

Onze de Portugal: Joel Pereira; Diogo Gonçalves, Jorge Fernandes, Diogo Leite e Yuri Ribeiro; Eustáquio, André Horta, Gedson Fernandes e João Carvalho; João Félix e Diogo Jota.

Onze da Polónia: Grabara, Bielik, Wieteska, Pestka, Zurkowski, Kownacki, Szymanski, Gumny, Dziczek, Kapustka e Michalak.

Depois de falhado o apuramento direto para o Campeonato da Europa, face ao segundo lugar no grupo 8, como 22 pontos, menos dois do que a Roménia, a Seleção Nacional de sub-21 inicia hoje o tudo ou nada com vista a essa presença em Itália, no próximo ano.

No estádio  Ernest Pohl, Zabrze, os comandados de Rui Jorge disputam a primeira mão do playoff diante da Polónia, equipa que terminou também no segundo posto do grupo 3, atrás da Dinamarca.

Entre os convocados, o maior destaque vai para a inclusão de Gedson Fernandes. Após a estreia pelos AA, o médio do Benfica regressou aos sub-21 para ajudar a carimbar o passaporte para a fase final do Euro'2019.

Na última vez que as duas formação mediram forças, Portugal foi bem mais forte e goleou a Polónia, por 6-1, num encontro de caráter particular disputado em Melgaço, a 10 de setembro de 2013. Nessa altura, André Gomes, Ricardo Pereira, Ricardo Esgaio (g.p.), Betinho, Rafa Silva e Lucas João apontaram os golos lusos. 

Agora, mais de cinco anos depois, a história em bem diferente. A equipa das quinas terá que ultrapassar este adversário se quiser marcar presença na fase final da competição. O embate está marcador para as 17h00 e poderá seguir todas as incidências em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório