Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

FC Porto, City e Liverpool erguem 'muros de betão' que a Europa inveja

Dragão mantém apenas um central da época anterior, mas apresenta números defensivos que são 'invejados' pelos emblemas do velho continente.

FC Porto, City e Liverpool erguem 'muros de betão' que a Europa inveja
Notícias ao Minuto

08:15 - 15/11/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O FC Porto chega à terceira paragem, para compromissos das seleções, como líder da I Liga. Um comandante isolado na classificação, com 24 pontos, mais dois do que Sporting, mais três do que o Sp. Braga e mais quatro do que o Benfica.

E para este resultado, ao cabo de 10 jornadas de campeonato, muito contribuiu a defesa de 'betão' que o dragão construiu, nomeadamente no seu eixo central. Relembrar que dos quatro defesas que a armada azul e branca apresentava na temporada transata, apenas um prosseguiu viajem para a atual. Com as saídas de Iván Marcano, para a AS Roma, do mexicano Diego Reyes, para o Fenerbahçe e de Osório, para o Vitória SC, somente restou o central Felipe.

Mas as dúvidas e as equações levantadas no início da temporada rapidamente se dissiparam com a chegada de Éder Militão. O central de 20 anos, proveniente, do São Paulo, rapidamente se adaptou ao futebol português e conquistou um lugar que já é seu por direito, ao lado do seu compatriota.

As exibições convencem Sérgio Conceição e até Tite que não perdeu tempo, em dar nos últimos meses, as primeiras internacionalizações ao central canarinho. Desde que chegou à Invicta, Militão já contabilizou 990 minutos em 11 partidas, sendo que apresenta dados arrasadores no que diz respeito à percentagem de passes certos (Liga: 84.8% / Champions: 82,5%), assim como em duelos aéreos ganhos ( Liga: 3.1 / Champions: 3.5), segundo dados divulgados pelo portal WhoScored.

Felipe e Militão construíram um estreito 'laço' que os permite serem invejados cá dentro, mas também além fronteiras. Para  a Liga portuguesa, o FC Porto apresenta apenas seis golos sofridos. Melhor só o Belenenses SAD com oito. E lá fora quem faz melhor?

Só os dois gigantes que encabeçam a Premier League: Manchester City e Liverpool com cinco golos sofridos. De resto mais nenhum líder ou equipa das principais Ligas europeias (La Liga, Premier League, Bundesliga, Serie A ou Ligue 1) apresenta números defensivos tão sólidos como o dragão.

Campeonato Melhor defesa Golos sofridos
La Liga Atlético de Madrid 8
Premier League Manchester City/Liverpool 5
Bundesliga Leipzig 9
Serie A Juventus 8
Ligue 1  Paris Saint-Germain 7

Já na Liga dos Campeões, o FC Porto lidera o grupo D, com 10 pontos, ao cabo das primeiras 4 jornadas, tendo sofrido apenas três golos. E surge novamente a questão... e quem faz melhor? Apenas sete das 32 equipas que integram a fase de grupos: Dortmund, Schalke 04, Bayern, Ajax, Real Madrid, Manchester United e Juventus.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório