Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Chelsea tentou fugir ao fisco, mas Kanté só quis... "um salário normal"

Football Leaks revelou e-mails trocados entre o clube e o assessor fiscal do jogador, que sublinhou que este não pretendia "correr qualquer risco".

Chelsea tentou fugir ao fisco, mas Kanté só quis... "um salário normal"
Notícias ao Minuto

13:16 - 14/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Football Leaks

O Der Spiegel, em colaboração com o Football Leaks, continua a revelar alguns dos ‘podres’ do futebol mundial. Desta feita, o jornal alemão divulgou as bases do acordo inicialmente estabelecido entre o Chelsea e N’Golo Kanté, aquando da aquisição do jogador em Leicester City, em 2016.

A publicação escreve que, numa primeira instância, o internacional francês terá aceite receber cinco milhões de euros líquidos, o equivalente a 20% do seu ordenado anual, na forma de direitos de imagem, através de uma empresa sediada na Ilha de Jersey, um famoso paraíso fiscal.

Esta estratégia permitiria, aos londrinos, poupar cerca de um milhão de euros em impostos, mas, quando tudo parecia estar bem encaminhado, eis que o assessor fiscal do médio enviou um (inesperado) e-mail à direção liderada por Roman Abramovich.

“Após ler inúmeros artigo de imprensa sobre direitos de imagem e investigações a impostos contra jogadores e clubes, o N’Golo está cada vez mais preocupado que a condição que lhe foi proposta poderá ser questionada pelas autoridades fiscais”, pode ler-se na missiva, datada de maio de 2017.

O Chelsea respondeu assegurando que a estratégia seria “perfeitamente legal”, mas a postura do jogador, que preferia “não correr qualquer risco”, manteve-se inalterada: “Ele só quer receber um salário normal”.

As negociações prosseguiram e Kanté acabou mesmo por aceitar receber o equivalente a 20% do seu ordenado na forma de direitos de imagem, o que supõe uma carga fiscal inferior. No entanto, apenas aceitou fazê-lo a partir da sua própria empresa britânica, que assegura o pagamento legal dos impostos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório