Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Rogério Alves: "A Assembleia-Geral não promove a expulsão de sócios"

O presidente da Mesa da Assembleia Geral esclareceu questões relacionadas com a possível expulsão de Bruno de Carvalho de sócio.

Rogério Alves: "A Assembleia-Geral não promove a expulsão de sócios"
Notícias ao Minuto

21:56 - 13/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Declarações

Rogério Alves concedeu, esta terça-feira, uma entrevista à Sporting TV. Entre diversos temas, o presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões, falou sobre a Assembleia-Geral de 15 de dezembro e as questões relacionadas com sanções ou expulsão de sócios, como Bruno de Carvalho. 

Assembleia-Geral: Já temos agendadas duas Assembleias Gerais, a primeira para o dia 30 de novembro e a segunda para 15 de dezembro. A primeira será para serem votadas documentos de gestão. A segunda será para debater uma matéria que tem a  ver com a apreciação dos recursos das sanções disciplinares aplicadas pela Comissão de Fiscalização. Houve processos e esses processos deram origem à aplicação de sanções disciplinares, seja de suspensão ou expulsão. As pessoas que foram punidas apresentaram o seu recurso, o Conselho Fiscal e Disciplinar analisou a legalidade do recurso, e agora os recursos devem ser dirigidos à Assembleia-Geral.

Suspensão e expulsão: O que está em causa é uma coisa simples. O estatuto diz que as pessoas que forem visadas por a aplicação de uma pena de suspensão ou expulsão podem recorrer para Assembleia-Geral e o recurso interposto não tem efeito suspensivo, isto é, a suspensão mantém-se até ser revogada ou não. Já quanto à pena de expulsão, o estatuto diz que o recurso uma vez aceite tem o efeito de suspender a pena até à Assembleia-Geral. Nesta AG vai deliberar-se se essas penas se mantém ou são revogadas. A AG não promove a expulsão de sócios. A aplicação de penas é feita pelo Conselho Fiscal e Disciplinar ou, transitoriamente, pela Comissão de Fiscalização. 

Se se votar a manutenção das sanções, mantém-se tal e qual como estão e foram aplicadas; se se revogar alguma ou todas, significa que a Assembleia-Geral destruirá o efeito do processo. A Assembleia-Geral 'decapita' o processo da sanção. A entidade vai deliberar se o castigo se mantém ou se será revogado. Os processos não são mexidos mas os castigos revogados. A Assembleia-Geral tem a última palavra sobre suspensão e expulsão. 

Sporting quer passar de momentos histéricos para momentos históricos: Não devemos continuar com este ambiente de chuvas ácidas, com ataques entre sportinguistas que retiram força e união. O Sporting passou por momentos muito difíceis. Tudo o que aconteceu antes das eleições, não nos podemos esquecer que aconteceu. Desde a instabilidade à angústia. Todos os que amamos o Sporting, temos de partir para uma nova era. 

Bruno de Carvalho e as detenções. Esse mediatismo não transita para um espírito de AG? Ainda temos feridas muito expostas e abertas. Vivemos ainda alguma tensão sobre tudo o que se está a viver. Eu gosto muito da comunicação social, mas a verdade é que a multiplicação constante de notícias, tem algo que é prejudicial para o Sporting. Não podemos contribuir para o enfraquecimento público do Sporting. Esta Direção, que tomou posse há dois meses, tem de ter a possibilidade de ter a sua estratégia e correr os seus riscos pelo Sporting. 

Como vê a detenção de BdC? Eu tento olhar com a máxima lucidez e tranquilidade. Vivemos momentos recentes que causaram danos financeiros e morais ao Sporting. Espero que o processo judicial possa apurar a verdade, concedendo às pessoas a possibilidade de se defenderem e de acordo com a lei. Estes acontecimentos não são bons mas, tento acontecido, a justiça está a fazer o seu trabalho. Há a questão fundamental que é: é do interesse de todos percebermos o que aconteceu. Quem fez, por que é que fez e como fez. Temos de confiar na justiça. Neste caso concreto é uma situação que o Sporting lamenta enquanto clube e instituição, mas temos de perceber que a justiça faz o seu caminho. Aqui, o fundamental é que se apure a verdade. 

Votação nas duas Assembleias: Neste momento, estamos avançados na preparação da primeira AG. Em princípio, as votações serão em urna. Vão estar em causa votações para várias pessoas diferentes e, por isso, temos de adaptar a essa exigência. Na primeira AG será uma votação manual seguramente. Provavelmente, a segunda também, por ser o método mais adequado. Mas as convocatórias vão esclarecer tudo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório