Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cabeceamento imperial de Soares vale triunfo arrancado a ferros

FC Porto teve de sofrer para vencer o Sporting de Braga, numa partida onde a trava fez as vezes de Casillas. Resultado permite ao FC Porto somar 24 pontos e assumir a liderança isolada do campeonato.

Cabeceamento imperial de Soares vale triunfo arrancado a ferros

O FC Porto venceu, esta sábado, o Sporting de Braga (1-0), em jogo referente à 10. ª jornada da I Liga. Num duelo de líderes, que foi intenso do primeiro ao último minuto, um golo de Soares aos 88 minutos permitiu aos dragões saltar somar 24 pontos e saltar para a liderança isolada do campeonato. Por seu turno, a equipa de Abel Ferreira soma a primeira derrota da temporada. 

Filme do jogo

A primeira parte do jogo no Dragão foi intensa, bem jogada e contou com vários lances dignos de registo.  Depois de uns primeiros 15 minutos em que as equipas optaram por fazer uma gestão mais racional dos momentos do jogo, um remate perigosos de Dyego Sousa aos 25 minutos parece ter ‘acordado’ ambas as equipas. 

Precisamente no minuto a seguir Corona e Marega elaboraram uma bela jogada que terminou com uma ‘bomba’ de Brahimi defendida pelo jovem guardião Tiago Sá. O jogo ganhou, a partir daí, uma nova dimensão e até ao intervalo foi bola cá, bola lá. Os lances de perigo sucediam-se e por muito pouco não se gritou golo no Estádio do Dragão. 

As duas equipas estavam apostadas em chegar à vantagem e se o nulo se manteve até ao regresso aos balneários foi por mérito partilhado entre Tiago Sá e Iker Casillas. Os dois guardiões – de diferentes gerações – respondiam às tentativas adversárias com enorme classe.  O intervalo chegou e o empate era o resultado que imperava no Dragão.

A segunda parte registou uma pequena alteração no ritmo de jogo. Fruto da paragem para o descanso, a partida foi reatada de forma mais lenta e racional.

No entanto, a emoção não tardou em aparecer novamente no Dragão. Aos 54 minutos, Ricardo Esgaio desferiu uma ‘bomba’ que só não entrou na baliza de Casillas por milagre. Ou melhor, por causa da trave. O guardião espanhol não escondeu o susto e até deu uma ‘palmada’ no ferro como quem agradecendo o facto de ter impedido o golo do Sporting de Braga. 

O jogo corria o marcador não mexia e Sérgio Conceição mostrava-se atento ao que se passava dentro de campo. O técnico do FC Porto lançou para jogo Otávio e Herrera – saíram Maxi Pereira e Brahimi – e reconfigurou o desenho tático. O FC Porto mudou para um sistema de três médios e começou a ganhar espaço para criar mais lances de perigo. 

No entanto, o Sporting de Braga, apesar de perder o domínio, continuava a criar problemas. Desta vez foi Fransérgio a atirar com estrondo à barra. Casillas, novamente completamente batido, fez questão de agradecer ao ferro.  

Porém, a opção de Conceição acabou mesmo por trazer resultados práticos, Aos 88 minutos, Otávio fez um cruzamento teleguiado para a cabeça de Soares que fez assim aquele que seria o único golo da partida, lançando a euforia no Dragão. Nulo desfeito, bola no fundo das redes e o FC Porto acabaria por segurar o triunfo a ferros – sim, em referência às bolas aos ferros por parte do Sp. Braga - até ao apito final.

Momento do jogo: A entrada de Otávio. Assim que o brasileiro entrou, para o lugar de Brahimi, o jogo do FC Porto ganhou maior competência nas ações do meio campo e capacidade de colocar a bola nos avançados. Aos 88 minutos, o criativo meteu a bola onde mais ninguém conseguiria e 'ofereceu' o golo ao compatriota Soares. O joker de Conceição desmanchou a fortaleza de Abel. 

Direto 

90'+4- Termina a partida no Estádio do Dragão! 

88'- GOOOOOLOOOOO!! SOARES!! Que cabeçada do avançado brasileiro! O cruzamento teleguiado de Otávio encontrou Tiquinho que atirou um 'martelo' para a baliza à guarda de Tiago Sá! 

86'- Bela jogada individual de Otávio! O brasileiro ganha o canto para o FC Porto. Na sequência, Soares atira por cima! 

84'- Conceição lança a última cartada. Hernâni entra para o lugar de Óliver. 

83'- Nova alteração no Sp. Braga. Wilson Eduardo rende Ricardo Horta. 

79'- Abel mexe pela primeira vez na equipa. Sai Paulinho, entra João Palhinha. 

76'- Fransérgio! Outra vez a barra a travar o golo do Sporting de Braga! Outra vez o ferro a salvar Casillas!

72'- Nova alteração no FC Porto. Sai Brahimi, entra Herrera. O argelino não saiu de campo lá muito satisfeito... 

68'- Livre indireto do FC Porto sem perigo para o Sp. Braga. O cruzamento de Alex Telles encontrou a cabeça de Danilo, mas o remate do médio português sai muito ao lado. 

63'- Alteração no FC Porto! Sai Maxi Pereira, entra Otávio. 

61'- Bruno Viana faz asneira mas corrige! O central do Sp. Braga falhou um primeiro corte, a bola sobra para Marega que demorou a reagir e permitiu que Viana cortasse a bola! 

55'- Mais um cartão amarelo por protestos. Desta vez para Tiquinho Soares. 

54'- Ao ferro! Esgaio esteve tão perto de abrir o marcador! Uma bomba que só não entrou na baliza de Casillas graças à trave! Que grande jogo está a acontecer no Dragão! 

O FC Porto acaba de anunciar que estão 47929 espectadores no Estádio do Dragão!

46'- Recomeça a partida! 

45'- Intervalo no Estádio do Dragão! O nulo persiste no marcador de um jogo que tem sido frenético!

41'- Fransérgio atira ao lado! Que perigo! Casillas já estava batido, mas a bola sai ao lado! Que grande jogo no Dragão! 

40'- Cartão amarelo para Fransérgio por protestos. 

38'- Que parada de Tiago Sá! Bela jogada de Corona e Marega com Brahimi a rematar para uma enorme defesa do jovem guardião bracarense!

37'- Grande contra ataque do Sp. Braga. A bola acaba nos pés de Ricardo Horta que, porém, atira por cima! 

25'- Dyego Sousa!! Que perdida!! Grande jogada do Sp. Braga, cruzamento do lado de esquerdo por parte de Sequeira e o avançado brasileiro tinha tudo para fazer melhor mas atirou ao lado! Passou o perigo e Casillas respira de alívio! 

23'- Grande corte de Bruno Viana! A bola ia para a cabeça de Marega, mas o central do Sp. Braga estava muito atento e cortou o perigo! É canto para o FC Porto! 

21'- Tiago Sá afasta! Grande remate de Maxi Pereira, mas o guardião arsenalista estava atento e afastou a bola. Na sequência, Pablo tirou a bola da zona de perigo. 

18'- Agarra Casillas! Bom remate de Paulinho, na sequência de um livre indireto, mas o guardião espanhol estava atento a uma tentativa que, diga-se, não levava grande velocidade. 

16'- Bela jogada de Brahimi, mas Soares atirou contra um defesa do Sp. Braga. É canto para o FC Porto. 

Confira o vídeo da bela jogada de Brahimi!

13'- Dyego Sousa atira com perigo à baliza de Iker Casillas, mas estava em fora de jogo. 

Primeiros dez minutos sem oportunidades de golo, mas com as duas equipas a apresentarem-se intensas e com vontade de assumir o jogo. No entanto, o FC Porto parece estar um pouco mais dominador. Nota ainda para o grande ambiente vindo das bancadas. 

5'- Óliver tenta fazer o primeiro remate à baliza, mas a bola sai muito por cima! 

1'- Fora de jogo assinalado ao Sp. Braga. Paulinho estava em posição irregular. 

0'- Rola a bola no Dragão! Já se joga o FC Porto-Sporting de Braga!

Pré-jogo 

Onze do FC Porto: Casillas; Maxi, Éder Militão, Felipe, Alex Telles; Danilo, Óliver, Brahimi; Corona, Marega e Soares. 

Onze do Sp. Braga: Tiago Sá; Goiano, Pablo, Bruno Viana, Sequeira; Claudemir, Fransérgio, Esgaio, Ricardo Horta; Dyego Sousa e Paulinho. 

20h00: Tal como seria expectável, o Estádio do Dragão regista lotação esgotada. O FC Porto anunciou isso mesmo há instantes. 

19h15: Os autocarros das duas equipas já chegaram ao Dragão, quando faltam precisamente 75 minutos para o apito inicial. 

18h29: Recorde-se que o árbitro escolhido para ajuizar esta partida é Artur Soares Dias. O juiz da AF Porto contará com o auxílio de Rui Licínio e Paulo Soares, ao passo que Manuel Oliveira é o 4.º árbitro. O VAR ficará a cargo de Luís Ferreira e Valdemar Maia. 

18h17: Entretanto, e numa altura em que ainda não há onzes oficiais, os dois clubes já deram o 'pontapé de saída' nas redes sociais. 

Tanto FC Porto como Sporting de Braga já deram o mote e ambos pediram o apoio... nas bancadas. 

O Estádio do Dragão deverá contar com 'casa cheia', isto tendo em conta que esta manhã restavam apenas 250 bilhetes para o confronto de logo à noite. 

17h20: Nota para o facto de o FC Porto ter do seu lado a história dos anteriores confrontos. Em 150 embates, os dragões venceram mais de 100. 

Destaque também para o duelo de treinadores. Nas duas vezes que se defrontam enquanto técnicos, Sérgio Conceição venceu sempre Abel Ferreira. 

A partir das 20h30 acompanhe no Desporto ao Minuto, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório