Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Líderes travam duelo no Dragão sob o olhar atento dos rivais diretos

FC Porto e Sporting de Braga medem forças este sábado às 20h30. Resultado no Dragão pode ditar alterações na tabela classificativa da I Liga. Histórico é favorável aos dragões.

Líderes travam duelo no Dragão sob o olhar atento dos rivais diretos

A 10.ª jornada da I Liga já começou na sexta-feira e este sábado conta com o jogo cartaz. O FC Porto recebe o Sporting de Braga no Estádio do Dragão num jogo de... líderes. Dragões e arsenalistas dividem o topo da tabela, estando, neste momento, a equipa de Sérgio Conceição com vantagem face à diferença de golos. 

No entanto, este Sporting de Braga não sabe o que é perder. Esta temporada, a formação orientada por Abel Ferreira ainda não averbou qualquer derrota. Num total de 14 jogos, a equipa minhota soma nove vitórias e cinco empates. 

Estes são dois argumentos que servem para 'abrir o apetite'. Porém, os motivos de interesse nesta partida não ficam por aqui. Porquê? Pois bem, estando os dois primeiros classificados a jogar entre si, as equipas que estão atrás na tabela classificativa querem encurtar distâncias. 

Por exemplo, o Sporting ocupa o terceiro posto no campeonato e está a dois pontos de FC Porto e Sp. Braga. No caso do jogo que vai acontecer no Dragão ficar empatado e se o Sporting vencer o Desportivo de Chaves, os leões igualam os mesmos números de pontos dos dragões e de os arsenalistas. 

Por seu turno, o surpreendente Rio Ave, o atual quarto classificado, pode também reduzir a distância para as equipas da frente. Os vilancondeses deslocam-se, também este sábado, à Vila das Aves. Se vencer, a equipa de José Gomes somará 21 pontos e colocará pressão nas equipas da frente. 

Também o Benfica entra nestas contas. As águias atravessam um mau momento na temporada e vão até Tondela no domingo. Se vencerem, passaram a somar 20 pontos e podem ficar mais próximos dos rivais. 

Posição Equipa Pontos
1.º FC Porto 21
2.º Sp. Braga 21
3.º Sporting 19
4.º Rio Ave 18
5.º Benfica 17

História está do lado dos azuis e brancos 

FC Porto e Sporting de Braga já se defrontaram por 150 ocasiões. Na grande maioria dos embates, o FC Porto tem saído vitorioso. São 104 triunfos azuis e brancos contra 20 arsenalistas e ainda 26 empates. No que diz respeito ao confronto direto entre treinadores, é Sérgio Conceição quem se destaca. Em duas partidas entre ambos, no papel de treinador, Conceição arrecadou dois triunfos. 

Notícias ao Minuto[Abel e Sérgio Conceição no primeiro 'duelo' na pele de treinadores.]© Global Imagens

A título de curiosidade, o último jogo entre FC Porto e Sporting de Braga, que aconteceu no passado dia 3 de fevereiro, acabou com uma vitória portista (3-1). Sérgio Oliveira, Diego Reyes e Aboubakar apontaram os tentos dos dragões, ao passo que Raúl Silva - que curiosamente está de regresso aos convocados após lesão - anotou o tento de honra dos minhotos. 

No 151.º duelo qual será o desfecho da partida? Os treinadores lançaram os dados e Abel Ferreira deixou uma garantia: o Sporting de Braga vai ao Dragão para.... ganhar. 

Treinadores em discurso direto 

Sérgio Conceição 

Análise ao adversário: "O Sp. Braga tem feito um percurso, nos últimos anos, que nos permite dizer que é um dos quatro grandes e que lutam pelo objetivo de ganhar o campeonato. É uma equipa que tem feito um percurso interessante. Sair da Europa também foi uma vantagem. A prova é que tiveram uma semana para preparar este jogo e nós jogámos há dois dias. Temos de nos sujeitar à operadora, não podem jogar três equipas grandes no domingo... Não entendo porquê. Quer dizer, entendo, para a operadora... Aqui, penso que estamos um pouco em desvantagem. Não é nenhuma desculpa, até porque temos a obrigação e responsabilidade de entrar em campo com tudo."

O Sporting está a dois pontos: "O Benfica está a quatro mas, neste fim de semana, há um jogo entre os dois primeiros. Tudo muda rapidamente. Não nos podemos sentir diferentes. Vamos defrontar um adversário que é candidato ao título, aliás, espero que o Abel amanhã me cumprimente depois do jogo. A minha resposta não pode ser diferente desta. É um jogo entre duas equipas fortes, porque estão as duas em primeiro, mas o Sporting e Benfica são muito fortes. Tenho muito respeito por todas as equipas, principalmente por aquelas que lutam pelo título."

Braga vai jogar olhos nos olhos?: "Não faço a mínima ideia. Não sei o que o treinador pensará. Não deve ser muito diferente daquilo que tem feito, que é dividir o jogo, procurar condicionar o adversário... O Sp. Braga tem feito isso. Pode haver uma estratégia diferente para o jogo de amanhã. Isso depende daquilo que o Abel tem preparado para este jogo. Cabe-nos a nós fazermos o nosso jogo e fazermos tudo para conquistarmos os três pontos."

Abel Ferreira 

Candidatura ao título: "Não adianta estar a falar do que vocês falam todos os dias, do que os adeptos falam todos os dias, do que os jornais e os jornalistas ou os programas televisivos falam todos os dias. Mas é muito fácil criar expectativas e colocá-las nas mãos dos outros. Os nossos objetivos estão bem definidos. Aquilo que fazemos e falo com os jogadores é de sermos fiéis ao que temos de fazer tendo em conta o nosso objetivo que é ficar nos quatro primeiros lugares, e quando chegarmos a maio logo veremos. Pode ser o primeiro, pode ser o quarto, o segundo ou o terceiro. Mas uma coisa é certa: que nós vamos lutar, podem ter a certeza."

Alguma coisa a provar? "Muito honestamente, não temos nada a provar a ninguém. Queremos ser melhores do que na época passada e esse foi o grande desafio que colocamos. E para sermos melhor, temos de desafiar os melhores. Vamos defrontar uma grande equipa, perante o seu público, e queremos ser fiéis à nossa forma de jogar, até porque jogámos sempre para vencer."

Abel (jogador) esteve na única vitória do Braga no Dragão: "Lembro-me desse jogo, ficou 3-1. A história está lá, é bonita, mas agora temos outros jogadores, outros treinadores, ainda que a ambição de vencer o jogo seja a mesma. Mas fico contente que vocês acreditem que podemos ir vencer o FC Porto em casa deles. Nós também acreditamos. Mas mais do que acreditar é preciso fazer... Espero um jogo limpo, sem casos, e que no final vença a melhor equipa."

Últimos onzes 

FC Porto

Notícias ao Minuto[O onze escalado por Sérgio Conceição na partida diante do Lokomotiv Moscovo] Sporting de Braga

Notícias ao Minuto[O onze escalado por Abel Ferreira na partida diante o V. Setúbal]

Forma das equipas 

FC Porto: V-V-V-V-V

Sp. Braga: V-V-E-V-E

Lesionados e castigados

FC Porto: Aboubakar

Sp. Braga: Matheus, Rosic, Trincão e Ricardo Ferreira. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório