Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Maldição holandesa obriga o Benfica a esperar por um milagre

Águias empatam (1-1) com o Ajax e ficam com a vida muito complicada na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Maldição holandesa obriga o Benfica a esperar por um milagre
Notícias ao Minuto

21:53 - 07/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Liga dos Campeões

Mantém-se a maldição do Benfica com o Ajax! Os encarnados voltaram a 'escorregar' com o conjunto de Amesterdão, empataram a um golo, na Luz, e comprometeram seriamente o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Com Pizzi Gabriel no lugar de Pizzi e Cervi no de Rafa, o Benfica entrou determinado e com vontade de chegar ao golo. Grimaldo, logo no primeiro minuto, de meia distância testou a atenção de Onana e Cervi, aos 6', após uma boa combinação com Salvio, obrigou o guarda-redes do Ajax a aplicar-se pela primeira vez no jogo.

Depois destes dois momentos, o encontro entrou numa toada equilibrada, com as duas equipas encaixadas uma na outra e a bola longe das balizas. Com intensidade, inúmeros duelos individuais, muitas perdas de bola e passes falhados, encarnados e holandeses pareciam demonstrar alguma ansiedade na definição dos lances.

Perante tal cenário, o golo só poderia mesmo surgir numa desatenção ou num erro contrário. Foi isso que aconteceu... Primeiro, Jonas pressionou Onana ao ponto do guardião ter de colocar a bola fora e, depois, na sequência do lançamento longo de Salvio, o brasileiro aproveitou uma saída 'aos papéis' do dono da baliza do conjunto de Amesterdão para inaugurar o marcador. O estádio da Luz 'explodiu' de alegria graças ao primeiro 'tiro' do Pistolas nesta edição da Champions.

Em desvantagem, o Ajax tentou correr atrás do prejuízo, mas só conseguiu criar perigo de bola parada. Em dois livres diretos, praticamente tirados a papel químico, Vlachodimos, com duas grandes intervenções, negou o empate a Ziyech (38') e a Schöne (45+3').

A segunda parte começou com duas contrariedades para Rui Vitória. Salvio e Jonas lesionaram-se e deram os lugares a Rafa e Seferovic, respetivamente. Coincidência ou não, a verdade é que as águias caíram de rendimento e o Ajax conseguiu mesmo chegar à igualdade, à passagem dos 61' minutos, através de Tadic. Após um grande passe de Ziyech nas costas de Rúben Dias, o avançado sérvio fugiu a Vlachodimos e restabeleceu o empate, 'gelando' a Luz.

Até ao final, apenas Seferovic incomodou Onana, mas o resultado não se alterou. O Benfica continua no terceiro lugar do grupo, com quatro pontos, e vê o Ajax (8) e o Bayern Munique (10) cada vez mais longe. Depois da vitória no primeiro embate da história entre as duas equipas, os encarnados somam agora seis jogos seguidos sem ganhar ao Ajax. A faltarem dois jogos na fase de grupos, espera-se um milagre na Luz...

Confira o direto da partida:

FINAL DO ENCONTRO

90+4: QUE DEFESA DE ONANA! Garbiel, no coração da área, remata de pé esquerdo e o guarda-redes do Ajax segura o empate. Incrível!

90+3 - Onana defende o remate de Rafa. Canto para o Benfica.

90:00 - Vão jogar-se mais quatro minutos na Luz.

83:00 - Tadic vê o cartão amarelo por protestos.

81:00 - Canto para o Ajax.

80:00 - Grande remate de Seferovic para defesa de Onana! Foi a primeira reação do Benfica após o golo sofrido.

74:00 - Última substituição no Benfica. Sai Gedson e entra Pizzi.

Curiosidade: Estão no estádio da Luz 51328 espetadores.

73:00 - Substituição no Ajax. Sai Neres e entra Dolberg.

72:00 - Van de Beek também é amarelado pelo árbitro da partida.

69:00 - Jardel vê o cartão amarelo.

63:00 - Onana nega o golo a Grimaldo. Grande pontapé do lateral espanhol.

61:00 - GOLOOOO DO AJAX! Grande passe de Ziyech nas costas de Rúben Dias e Tadic, após ultrapassar Vlachodimos, faz o empate para os holandeses. A bola ainda bate na mão do central do Benfica antes de entrar, mas o árbitro nada assinala e valida o golo.

58:00 - O Ajax tenta responder e Van de Beek remate ao lado da baliza encarnada.

57:00 - Tadic cabeceia para defesa de Vlachodimos.

54:00 - Substituição no Benfica. Sai Jonas, de maca, e entra Seferovic. É a segunda contrariedade para Rui Vitória.

52:00 - Grimaldo está no chão com queixa na perna esquerda.

47:00 - Primeira alteração no Benfica. Sai Salvio, com problemas físicos, e entra Rafa.

47:00 - Jogo interrompido para assistência a Salvio.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45+3 - QUE DEFESA DE VLACHODIMOS! 'Míssil' de Schöne, de livre, e o guarda-redes do Benfica, uma vez mais, a esticar-se todo e a fazer a parada da noite! Na recarga Van de Beek atirou ao lado.

45+1 - Fejsa vê o cartão amarelo.

45:00 - Vão jogar-se mais 3' minutos de descontos nesta primeira parte.

43:00 - Canto para o Ajax.

41:00 - Matthijs de Ligt também é amarelado depois de uma falta muito dura sobre Cervi. 

39:00 - Jonas vê o cartão amarelo.

38:00 - BOA DEFESA DE VLACHODIMOS! Livre de Ziyech em zona frontal e o guarda-redes do Benfica, atento, a defender a bola para a linha lateral. 

37:00 - Pizzi e Rafa já fazem exercícios de aquecimento. 

35:00 - Salvio está muito queixoso e é assistido no relvado, após torcer o pé esquerdo quando tentava intercetar a bola.

34:00 - Solto de marcação, Jonas cabeceia para defesa de Onana.

33:00 - Tagliafico vê o cartão amarelo, o primeiro do jogo.

28:00 - JÁ ESTÁ!!!!! GOLOOOOOOOOOOO DO BENFICA! Jonas tinha ameaçado, ao pressionar Onana, e agora marcou mesmo, num verdadeiro 'perú' do guarda-redes do Ajax. Lançamento lateral longo de Salvio, o guardião sai 'aos papéis', não chega à bola e deixa o avançado brasileiro à mercê do primeiro do encontro. O Benfica está na frente, mas muitas culpas para o dono da baliza do conjunto de Amesterdão!

27:00 - Pressão de Jonas obriga Onana a jogar para fora...

25:00 - 'Tiro' de Jonas, de fora da área, a passar ao lado da baliza do Ajax.

23:00 - Ajax troca a bola no seu meio-campo e o Benfica vai gerindo.

20:00 - Estão esgotados os primeiros 20' minutos de uma partida muito intensa, com vários duelos individuais, inúmeras perdas de bola e passes errados. As duas equipas parecem encaixadas uma na outra e, à exceção da tentativa de Grimaldo e do remate de Cervi, ainda não existiram oportunidades reais de golo.

15:00 - Já se joga novamente na Luz. Jonas está recuperado.

12:00 - Jogo interrompido para assistência a Jonas, depois de um choque intenso com o capitão do Ajax, Matthijs de Ligt.

09:00 - Depois de uma entrada com mais bola do Benfica, é agora o Ajax que 'arrefece' o ímpeto encarnado.

06:00 - QUE PERIGO! Grande jogada ofensiva das águias, com Salvio a servi Cervi e o argentino, de pé esquerdo, a obrigar Onana a defender com o pé direito para canto!

01:00 - Primeiro remate da partida e é para o Benfica! Grimaldo pegou na bola, arrancou e testou a atenção do guarda-redes do Ajax.

INÍCIO DA PARTIDA!

'Onze' do Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gabriel, Gedson; Salvio, Cervi e Jonas.

'Onze' do Ajax: Onana; Mazraoui, De Ligt, Blind, Tagliafico; Schöne, Frenkie, Van de Beek; Neres, Tadic e Ziyech.

O futuro do Benfica na Liga dos Campeões está esta quarta-feira em jogo. As águias recebem o Ajax, num jogo em que só a vitória interessa. 

Os comandados de Rui Vitória precisam urgentemente de três pontos, de forma a manter vivo o sonho do apuramento.

O pontapé de saída está marcado para as 20h00, no estádio da Luz, e poderá acompanhar todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório