Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Chegou a hora de fugir ao passado negro e seguir o sonho milionário

Benfica está obrigado a vencer o Ajax para colocar um ponto final na crise e continuar na luta pelo apuramento para a próxima fase da Champions.

Chegou a hora de fugir ao passado negro e seguir o sonho milionário
Notícias ao Minuto

08:08 - 07/11/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

É o tudo ou nada para o Benfica! Esta quarta-feira, o estádio da Luz será palco de um dos mais importantes jogos do futuro encarnado. As águias estão obrigadas a vencer o Ajax se quiserem colocar um ponto final na série de três derrotas consecutivas e, sobretudo, manter vivo o sonho do apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões. 

Depois do desaire difícil de digerir em Amesterdão, há duas semanas, e das surpresas perante o Belenenses SAD e o Moreirense, os comandados de Rui Vitória pretendem corrigir os erros de um passado negro, que colocou a equipa a um passo de um recorde negativo com mais de 21 anos - não perde quatro jogos consecutivos desde a época 1996/97 -, e dar um 'murro' na mesa em busca de melhores dias.

Dez meses depois de ter sofrido uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, na vitória por 3-0 sobre o Chaves, na Luz, Krovinovic está de regresso aos eleitos. O médio croata é a grande novidade de uma lista que conta também com Svilar e Alfa Semedo, dois jogadores que tinham ficado de fora do jogo com os cónegos. Em sentido contrário,  Bruno Varela e Andreas Samaris deixam de fazer parte dos convocados. 

Na antevisão da partida, Rui Vitória retirou a pressão e sublinhou que todas as equipas passam por momentos menos bons. "Precisamos do apoio fundamental dos adeptos. Mais do que qualquer individualidade, o importante é o Benfica. Sinto o que os meus jogadores sentem. Temos a noção clara do momento e da importância do jogo. A melhor forma é enfrentar os momentos. Tenho uma equipa confiante e estou otimista, sabendo que vamos ter um adversário difícil, na reação da minha equipa", começou por dizer o treinador benfiquista, sublinhando: "A união tem de ser mais vincada, mas temos de ter a lucidez de analisar o momento. Mais tarde ou mais cedo, as equipas passam por isto."

Já do lado do Ajax, confiança é a palavra de ordem. O treinador Erik ten Hag assegurou que o conjunto holandês vem à Luz para conquistar os três pontos, sabendo que o Benfica atravessa uma fase complicada. "Apoio o treinador. Tem qualidade, foi duas vezes campeão nacional e a equipa do Benfica tem uma ideia de jogo. Estão num momento menos bom, mas em Amesterdão demonstraram ser uma boa equipa. Temos de ter cuidado. Há muito espaço no campo e temos que jogar nesses espaços para criar problemas ao Benfica. Está muito em jogo e se ganharmos ficamos em boa posição para seguir em frente. É possível ganhar aqui", vincou. 

O goleador da equipa, Kasper Dolberg, é o grande destaque da comitiva. O avançado chegou a estar em dúvida, devido a problemas físicos, mas a verdade é que recuperou e viajou com a equipa para Lisboa. Mesmo assim, Erik ten Hag preferiu esconder a estratégia. "Há possibilidade de meter o Tadic, mas o Benfica joga de outra forma e não como o Bayern Munique. São outros jogadores e não tenho que, obrigatoriamente, meter o Tadic na frente. Também podemos jogar com o Dolberg ou com o Huntelaar, que está cada vez mais perto da sua qualidade", atirou.

Histórico contra as águias

Se olharmos para os anteriores confrontos entre Benfica e Ajax, verificamos que a equipa portuguesa não tem sido feliz. Em seis partidas, o clube da Luz venceu apenas uma, empatou outra e perdeu as restantes quatro. Curiosamente, foi no primeiro encontro que as águias levaram a melhor foi. A 12 de fevereiro de 1969, em Amesterdão, na primeira mão dos quatros-de-final da prova milionária, os então comandados por Otto Glória venceram por 3-1, com golos de Jacinto Santos, de grande penalidade, José Torres e José Augusto. Quase 50 anos depois, o objetivo é somar o primeiro triunfo caseiro...

Últimos onzes:

Benfica (Moreirense - 1-3): Vlachodimos; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Gedson; Rafa, João Félix e Jonas.

Ajax (Willem ll - 2-0): André Onana; Noussair Mazraoui, Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Blind, Nicolás Tagliafico, Lasse Schone, Hakim Ziyech, David Neres, Dusan Tadic e Kasper Dolberg.

Últimos resultados

Benfica: V-V-D-D-D

Ajax: V-V-V-V-V

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório