Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Nem um dilúvio impediu o dragão de ‘descarrilar’ a ‘Lokomotiva’ russa

FC Porto venceu o Lokomotiv de Moscovo (4-1), na 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, com golos de Herrera, Marega, Corona e Otávio. Portugueses a um ponto do apuramento para os oitavos, já o Lokomotiv está arredado matematicamente da prova.

Nem um dilúvio impediu o dragão de ‘descarrilar’ a ‘Lokomotiva’ russa

Nem o dilúvio que se abateu no Estádio do Dragão afastou o FC Porto da vitória, que cimentou a liderança azul e branca no Grupo D da fase de grupos da Liga dos Campeões e deixaram os pupilos de Sérgio Conceição muito próximos dos oitavos de final da prova milionária. Já o Lokomotiv está arredado da próxima fase.

O FC Porto inaugurou o marcador por Herrera, logo à passagem do segundo minuto, a passe de Marega. Uma ‘sociedade’ que voltou a funcionar 40 minutos depois, com inversão de papeis: o internacional mexicano serviu o maliano para o segundo golo dos azuis.

Na etapa complementar, o FC Porto ainda se ‘assustou’ com o golo de Farfán, mas ‘El Tecatito’ Corona selou as dúvidas e os arrepios de frio no Estádio do Dragão. Ainda houve tempo para, no último minuto de compensação, Otávio servir a 'sobremesa' e o quarto golo dos azuis.

Nem Eder foi capaz de ‘destruir’ o laço construído entre Herrera e Marega

Bastaram dois minutos para Héctor Herrera justificar cada elogio recebido por Sérgio Conceição na conferência de antevisão à partida, nesta segunda-feira. O mexicano vestiu a pele de ‘ponta-de-lança’ e respondeu com sucesso a um desvio de Marega.

Quinze minutos de alta voltagem em que as duas equipas procuraram colocar intensidade e dinamismo num encontro em que se jogava maioritariamente nas imediações de cada área. Uma ‘avalanche ofensiva’ que acabou por abrandar a partir dos 15 minutos.

Um abrandamento que ia custando caro ao FC Porto. Por mais de uma vez os irmãos Miranchuk ia causando calafrios na grande área azul e branca e Casillas não se livrou de ter alguns ataques de nervos, nomeadamente à passagem do minuto 36. O avançado português Eder teve o golo do empate nos pés, na sequência de um contra-ataque do Lokomotiv que terminou com um cruzamento de Miranchuk para a área e o luso, sozinho e com tudo para marcar, rematou para o céu.

Se os moscovitas não injetavam ‘veneno’ nas suas oportunidades, o FC Porto não se fez rogado ao minuto 42 e voltou a aproveitar-se das debilidades defensivas dos russos: Herrera roubou a bola a Denisov e, no limite do fora-de-jogo, 'picou' para isolar Marega. O maliano correu para a área e, perante Guilherme, enviou-lhe a bola entre as pernas, para o segundo golo.

O terceiro ainda podia ter chegado na primeira parte, mas Guilherme evitou a celebração de Éder Militão, na sequência de uma excelente antecipação.

 Otávio arrumou a casa e preveniu qualquer 'constipação'

O início da segunda parte foi mais uma vez o reflexo da partida: um Lokomotiv mais acutilante nas suas linhas mais avançadas, mas a abrir o ‘dique’ na parte mais recuada. E após Felipe evitar o golo a Farfán, surgiu Maxi a atirar ao poste.

Mas o FC Porto colocou-se definitivamente a jeito de apanhar uma ‘pneumonia’ e, à passagem do minuto 59, a defesa azul e branca ‘ressonou’ e o peruano Farfán não vacilou. Todavia, os dragões não demoraram a reagir e oito minutos depois surgiu ‘El Tecatito’ Corona a fuzilar, entre as pernas de Guilherme, o terceiro do campeão nacional.

Até ao final do encontro mais dois grandes momentos a registar: primeiro, o momento da substituição de Eder, que foi bastante ovacionado pela plateia do Dragão. Os adeptos não se esqueceram do golo apontado pelo avançado no Euro-2016, na página mais bonita do futebol português.

Aplausos que se voltaram a repetir, mas desta feita para Otávio que carburou no último minuto de compensação. Um golo a abrir, um outro a fechar, numa noite em que o Dragão sorriu apesar do dilúvio.

Com este resultado, o FC Porto lidera o grupo com 10 pontos, o Schalke segue na segunda posição com oito, já o Galatasaray tem 4 e o Lokomotiv sem qualquer ponto neste Grupo D.

Relato do jogo:

90+3' - TERMINA O ENCONTRO. FC Porto vence por 4-1 o Lokomotiv de Moscovo.

90+2' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! AINDA HOUVE TEMPO PARA MAIS UM E PROVAVELMENTE O MELHOR GOLO DA NOITE! Remate de fora da área de Otávio, após um 'tiro em arco' excecional!

90' - Mais três minutos para jogar no Dragão.

84' - Óliver deixa o relvado sob forte ovação. Para o seu lugar, entra Sérgio Oliveira.

84' - Cartão amarelo para Otávio.

79' - Defesa de Iker Casillas após remate perigoso do Lokomotiv.

77' - Subsituição no FC Porto: sai Corona, entra Hernâni.

71' - Sai Eder, bastante aplaudido no Dragão Os adeptos do FC Porto não esquecem o golo de Éder na final do Euro 2016, o golo mais importante da história do futebol português. Entra Smolov.

69' - Brahimi é rendido por Otávio.

67' -GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! MARCA, MARCA, MARCA, 'EL TECATITO' CORONA. O mexicano 'sambou' na cara de um, de dois.... e depois chutou entre as pernas de Guilherme para o terceiro golo do FC Porto.  Em Moscovo marcaram Herrera, Marega e Corona.... e no Dragão? Lá está... Herrera, Marega e Corona.  A receita é a mesma. 

62' - CORLUKA CAI NA ÁREA E PEDE PENÁLTI PARA O LOKOMOTIV. O árbitro nada assinala. 

60' - Cartão amarelo para Éder Militão!

59'  - GOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO LOKOMOTIV! MARCA FARFÁN! Entrou na segunda parte para causar as 'tormentas' no Dragão. Maxi falha a marcação ao peruano que não se fez rogado com o 'presente'.

54' - Quase o terceiro!  Cabeceamento ao poste de Corona, em voo, a cruzamento de Maxi Pereira.

34.616 espectadores no Estádio do Dragão esta noite

50' -  Felipe corta na área após Eder ter assistido Farfán. O remate saiu enrolado e Felipe tirou da área.

48' - Cartão amarelo para Felipe.

46' - Começa a segunda parte com uma substituição ao intervalo. Sai no Lokomotiv Manuel Fernandes, para a entrada de Yuri Semin.

45'+2 - Intervalo no Dragão!

45+2' - Éder Militão à beira do terceiro! Enorme o guarda-redes Guilherme!

45' - Dois minutos de compensação! 

43' COMME ÇA! COMME C'EST! ´É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO PORTO! DIGA LÁ, DIGA LÁ, DIGA LÁ! MAREGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! O FC PORTO CHEGA AO SEGUNDO! E NEM O 'DILÚVIO' DE ÁGUA DEIXA ABATER ESTE DRAGÃO! No primeiro golo Marega serviu Herrera, desta feita foi o mexicano a servir o maliano! Que dupla! (2-0).

42' - Danilo Pereira ainda não falhou um passe.

Mantém-se um 'dilúvio' no Dragão. Cai 'chuva' aos trambolhões na Invicta

37' - FC PORTO A DAR MUITO ESPAÇO À ENTRADA DA ÁREA! Remate de Anton Miranchuk a sair ao lado!

35' - O QUE FALHOU EDER! Inacreditável. O que desperdiça o avançado português. Teve o golo do empate a seus pés! Contra-ataquedo Lokomotiv, cruzamento de Miranchuk para a área e Éder, sozinho e com tudo para marcar, remata para o céu!

34' - Marega fez a sua 1.ª assistência nesta edição da Champions.

30' - Só Óliver sozinho ultrapassa a equipa do Lokomotiv, no que diz respeito a passes longos certos.

27' - Corte de Felipe na área, após centro tenso na direita do ataque do Lokomotiv.

24' - TÃO PERTO O SEGUNDO DO FC PORTO! Óliver  faz um chapéu a longa distância para Corona, que na cara de Guilherme não teve arte e engenho para o remate e perdeu uma grande oportunidade para faturar!

23' - E já lá vão 175 aparições para Iker Casillas na Liga dos Campeões!

21' - QUE PERIGOOO! Aleksei Miranchuk puxa para a zona central, enquadra-se com o melhor pé e dispara à baliza de Casillas, com a bola a passar a centímetros do poste.

19' - Herrera marcou o golo mais rápido do FC Porto na Champions desde 2009.

18' - Combinação entre Brahimi e Marega, com o maliano a rematar às malhas laterais.

18' - O Lokomotiv já tem sete acções com bola dentro da área do FCP, mas ainda não rematou.

15' -  Canto de Alex Telles, Guilherme não chega mas o remate de Herrera acaba por ir ter com o guarda-redes.

Confira o golo inaugural do FC Porto no Dragão

7' - Corona ganha a linha de fundo e cruza mas não aparece ninguém para a emenda.

3' - Cartão amarelo para Corluka.

2' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FC PORTO! HERRERAAAAAAAAAAAAAAAA! O DRAGÃO EM DELÍRIO! O FC PORTO FAZ O PRIMEIRO NA INVICTA! Maxi desmarca Marega com um passe entre as pernas do adversário e o maliano, com Guilherme a sair-lhe, de forma disparatada, aos pés, centra para o desvio de Herrera! 

1' - Já rola a bola no Estádio do Dragão. Já se joga o FC Porto-Lokomotiv.

- Já se ouve o hino da Liga dos Campeões, o hino mais arrepiante do futebol  europeu.

- As equipas de FC Porto e Lokomotiv já estão no relvado do Dragão

- Confira o aquecimento do FC Porto no Estádio do Dragão.

Ao cabo de três jornadas, o FC Porto lidera o Grupo D com sete pontos, mais dois do que o Schalke 04 e mais três do que o Galatasaray. Esta noite, no Estádio do Dragão, os dragões defrontam um Lokomotiv sem qualquer ponto somado e que precisa de uma vitória para se manter 'vivo' na competição.

Confira abaixo as escolhas de Sérgio Conceição e Yurin Semin para este duelo da 4.ª jornada.

FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Felipe, Éder Militão e Alex Telles; Danilo,Óliver e Herrera; Brahimi, Corona e Marega.

Lokomotiv Moscovo: Guilherme; Idowu, Corluka, Howedes, Ignatyev; Krychowiak, Denisov, Anton Miranchuk e Manuel Fernandes; Éder e Aleksei Miranchuk.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório