Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Dispensados atearam o 'Loum' que queimou a águia na Luz

O Moreirense foi à Luz vencer por 3-1, frente a um Benfica que terminou reduzido a dez face à expulsão de Jardel. Os encarnados partiram para a nona jornada no terceiro lugar, mas arriscam 'tombar' para quinto caso Rio Ave e Sporting sorriam nos respetivos jogos. Já os cónegos, ascendem provisoriamente ao sétimo lugar.

Dispensados atearam o 'Loum' que queimou a águia na Luz

O Moreirense infligiu, esta sexta-feira, a terceira derrota consecutiva ao Benfica, ao vencer em pleno estádio da Luz por 3-1, em partida referente à nona jornada do campeonato nacional.

Os encarnados adiantaram-se no marcador logo aos dois minutos, por intermédio de Jonas, mas permitiram a reviravolta pelos pés de Chiquinho e Pedro Nuno, que, no passado verão, foram dispensados por Rui Vitória. A ‘machadada’ final pertenceu a Loum.

Acordar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz… tremer

Empenhado em deixar para trás os ‘fantasmas’ das duas derrotas consecutivas, com Ajax e Belenenses SAD, o Benfica preconizou uma entrada forte e marcou logo na primeira vez que foi à baliza, por intermédio de Jonas.

O avançado brasileiro, de regresso à titularidade, aproveitou um belo passe de João Félix para inaugurar o marcador logo aos dois minutos. Os encarnados pareciam estar balanceados para um passeio… que rapidamente se tornou numa corrida sob chamas.

O Moreirense, muito bem organizado por Ivo Vieira, cortou todo e qualquer espaço que os homens da casa poderiam encontrar na frente, e apostou nos contra-ataques ‘venenosos’. E foi assim que, apenas três minutos depois, Chiquinho, a passe de Arsénio, atirou para repor a igualdade.

O ‘pesadelo’ de Rui Vitória piorou aos 16 minutos, quando (mais uma vez) Arsénio ‘cavalgou’ pelo lado esquerdo e assistiu para o golo de Pedro Nuno. E, ainda antes do intervalo, Loum, com uma ‘bomba’, deu uma nova dimensão ao já gélido ambiente que se fazia sentir na Luz.

O Benfica bem tentou acalmar o jogo, mas, ao chegar ao último terço do terreno, esbarrava numa cerrada ‘muralha’ cónega. Restava tentar trocar a bola, para desespero dos adeptos encarnados, que, de assobio em assobio, descarregaram toda a frustração ao apito para o intervalo, com uma monumental assobiadela.

Missão complicada ficou impossível pelo cotovelo de Jardel

No segundo tempo, Rui Vitória optou por colocar toda a carne no assador. Lançou Salvio para o lugar de André Almeida e Castillo para o lugar de Pizzi. O Benfica instalou-se no meio-campo adversário, mas nem por isso esteve mais perto de conseguir criar mais perigo.

Aliás, a principal ocasião de golo acabou mesmo por pertencer ao Moreirense. Aos 52 minutos, Chiquinho ‘bombeou’ uma bola para a grande área, onde apareceu Ivanildo a desviar. Nenê bem se esticou, mas por centímetros não conseguiu desviar para o fundo das redes.

Os minutos passavam e, sem golo à vista, o sonho da ‘remontada’ afigurava-se cada vez mais complicado. E o cenário ficou ainda mais negro aos 77 minutos, quando Jardel perdeu as estribeiras e agrediu Arsénio, tendo recebido imediatamente ordem de expulsão.

Sem alterações no marcador até final dos 90 minutos, o Benfica sabe que irá terminar a nona jornada com 17 pontos, e arrisca-se a ser ultrapassado no terceiro lugar por Rio Ave (basta-lhe empatar com o Nacional) e pelo Sporting (caso bata o Santa Clara).

Já o Moreirense, agora com 13 pontos, ascende, provisoriamente, ao sétimo lugar, deixando para trás Marítimo, Portimonense, Belenenses SAD, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal.

Momento do jogo: A Luz estava em choque face à ‘cambalhota’ que o Moreirense tinha acabado de protagonizar. E ainda pior ficou quando, aos 36 minutos, Loum ‘encheu o pé’ e desferiu uma autêntica ‘bomba’ que deu uma importante ‘almofada’ aos homens de Ivo Vieira, que acabariam por conseguir levar os três pontos.

----------------------------------------------------

90' - Apito final na Luz. O Benfica sobre a terceira derrota consecutiva após uma primeira parte de 'loucos', que teve um total de quatro golos.

90' - Nova jogada polémica na área dos cónegos. Franco Cervi cai após lance dividido com Loum. Nuno Almeida, mais uma vez, manda seguir.

84' - Ivo Vieira volta a mexer na equipa. Sai Chiquinho, entra Neto.

78' - Polémica na grande área do Moreirense. Rafa cai após um lance dividido com Ivanildo e pede grande penalidade. Nuno Almeida nada marca.

77' - Jardel vê o cartão vermelho! O central perdeu as estribeiras e atingiu Arsénio com uma cotovelada.

76' - Loum também vê o cartão amarelo. O médio rasteirou Cervi à entrada da grande área e proporciona um pontapé livre perigoso para o Benfica.

75' - E agora é Ivanildo quem vê a cartolina amarela. O central tentou queimar tempo na marcação de um pontapé livre e Nuno Almeida não perdoou.

74' - Cartão amarelo para Rúben Dias. O central travou Pedro Nuno quando este seguia para o contra-ataque.

68' - Ambos os treinadores aproveitam para mexer. Rui Vitória lança Franco Cervi para o lugar de João Félix e esgota as substituições. Já Ivo Vieira, coloca Pato no lugar de Nenê.

64' - Rafa lançou Castillo nas costas da defesa do Moreirense, mas o internacional chileno atirou à figura de Jhonatan. O Benfica está com sérias dificuldades em criar perigo nesta segunda parte.

55' - Jonas recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. Depois de derrubar Fábio Pacheco, o avançado brasileiro 'pegou-se' com o adversário e foi admoestado por Nuno Almeida.

52' - O Moreirense muito perto do 4-1! Chiquinho bombeou a bola para a grande área, Ivanildo desviou e Nenê, por centímetros, não chegou para emendar.

46' - Começa a segunda parte na Luz. Rui Vitória lança Salvio e Castillo para o lugar de André Almeida e Pizzi.

45' - Nuno Almeida apita para o intervalo. O Benfica recolhe aos balneários a perder por 1-3 diante do Moreirense e sob uma monumental assobiadela do estádio da Luz.

36' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO do Moreirense! Que 'bomba' de Loum! O médio atirou 'do meio da rua' e, apesar do voo de Vlachodimos, a bola encontrou mesmo o caminho da baliza.

33' - O que acaba de falhar Rafa! O internacional português acelerou a passe de Pizzi e tirou o guarda-redes da frente. No entanto, deixou Ivanildo recuperar posição e desperdiçou o golo.

31' - Responde o Benfica! Jonas, de cabeça, atirou por cima da baliza de Jhonatan.

28' - Voltou a 'cheirar' a golo na Luz! Pedro Nuno amorteceu a bola com o peito e 'estourou' na direção do golo. No entanto, a bola saiu ligeiramente acima da baliza.

22' - Um erro tremendo de André Almeida quase custou caro ao Benfica. O lateral perdeu a bola para Pedro Nuno, que, no entanto, atirou à figura do guarda-redes encarnado.

19' - Gedson tenta a sorte com um remate de fora da grande área, mas a bola sai ao lado da baliza de Jhonatan.

16' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Moreirense! Que jogada de Arsénio! O capitão dos cónegos deixou para trás Jardel e assistiu Pedro Nuno, que à boca da baliza, só teve de encostar.

15' - Jonas está a apresentar algumas queixas. Rui Vitória já mandou Facundo Ferreyra e Nicolás Castillo aquecer. O regresso do brasileiro à titularidade pode ver-se encurtado por problemas físicos.

6' - Quase, quase, quase mais um golo do Benfica! Rafa viu Jhonatan adiantado e tentou o chapéu. No entanto, o guarda-redes do Moreirense recuperou bem e tirou a bola em cima da linha de golo.

5' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO do Moreirense! É a resposta imediata dos visitantes! Chiquinho, de primeira à entrada da área, 'disparou' sem hipóteses para Odysseas Vlachodimos.

2' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO do Benfica! É de Jonas! O avançado brasileiro, de regresso à titularidade, recebeu um passe de João Félix, e, já no coração da grande área, atirou para o fundo das redes adversárias.

0' - Já se joga o Benfica-Moreirense. O pontapé de saída pertence aos visitantes.

'Onze' do Benfica: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Gedson, João Félix, Pizzi, Rafa e Jonas.

'Onze' do Moreirense: Jhonatan; D'Alberto, Abarhoun, Ivanildo, Rúben Lima; Fábio Pacheco, Loum, Arsénio, Chiquinho; Pedro Nuno e Nenê.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório