Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Título europeu? Penso que o Benfica está recheado de um futuro risonho"

Técnico do Benfica fez esta quinta-feira a antevisão da partida de amanhã frente ao Moreirense.

"Título europeu? Penso que o Benfica está recheado de um futuro risonho"
Notícias ao Minuto

19:25 - 01/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

Depois de uma derrota na última jornada frente ao Belenenses, Rui Vitória regressou esta quinta-feira à presença dos jornalistas para fazer a antevisão do duelo frente ao Moreirense. 

Numa semana em que foi revelada uma conversa telefónica entre um empresário e o presidente do Benfica com vista à transferência de Rui Vitória, o técnico das águias explicou a questão e abordou ainda um tema da entrevista de Luís Filipe Vieira, onde o máximo dirigente do emblema da Luz diz que antes de sair do Benfica quer ser campeão europeu.

Confira os principais pontos da conferência de imprensa de antevisão do técnico das águias.

Abordagem ao jogo: Primeiro dar os parabéns ao Moreirense pelos seus 80 anos. É um clube que tem vindo a fazer uma época dentro do que é previsível, com treinador novo e novos jogadores. Uma equipa que está bem organizada, que tem jogadores de qualidade. Tem o Nené que tem muito golo com ele. É uma equipa muito organizada, numa forma muito simplista. Interessa-nos o nosso jogo e exibição, e um resultado positivo.

Gravação: Fundamentalmente não me preocupa, desde que aqui entrei, eventuais sondagens e possibilidades. As pessoas que trabalham comigo sabem a minha forma de pensar. Gosto de ser discreto. Desde que entrei nunca quis sair daqui, nem quero. Era um bicampeonato, um apuramento para a Champions, nessa altura, contatos havia. As pessoas só chegam ao pé de mim quando há algo em concreto. A minha forma de trabalhar é assim. O que me move não são só as questões financeiras. É muito mais que isso: é envolvimento, confiança e o projeto para o futuro. É evidente que, essa possibilidade, se surgiu, nem passou disso. O que quis foi ficar no Benfica.

Soube da proposta?: Soube.

Saída de José Peseiro do Sporting: Um abraço grande ao José Peseiro. É um amigo, como de uma forma genérica tenho em todo o lado. Nunca é agradável, mas a qualidade existe e está lá. 

Treinadores portugueses vivem em clima de intranquilidade: O futebol português tem evoluído dentro de uma estabilidade enorme. Quando essa estabilidade existe os resultados são melhores. O Sporting é um grande clube e quem sou eu para me meter na vida dos clubes. Sou defensor que quando se escolhe se escolhe por um conjunto de critérios e valores. Neste sentido, acho que a estabilidade tem de ser dada.

Campeão europeu [LFV]: Estas questões de ser campeão europeu, também sou muito otimista mas dentro da racionalidade. Tudo isso tem de ser muito bem pensado e executado. Nada aparece na nossa vida sem olharmos lá para o fundo e pensarmos que podemos lá chegar. Essa é uma visão que o presidente tem. Foi dito num contexto presidencial e temporal alargado. Acho que é uma ambição que se pode e deve ter... mas há muito trabalho para fazer.

Oásis no meio do deserto (continuidade de treinadores): Há mais clubes a pensar assim. A realidade do Benfica eu conheço e penso que é o caminho correto. Os clubes portugueses têm de pensar que as armas financeiras não são iguais aos principais clubes europeus. Onde reside a diferença? Na inteligência, astúcia e capacidade de antecipação. Eu penso que é assim que os clubes têm de pensar. A racionalidade tem de estar sempre presente. O campeonato e a vida de um clube é uma maratona. Penso que o Benfica está recheado de um futuro risonho se for bem aproveito. É só olhar para os dados estatísticos e para os jogadores formados que estão nas seleções. Não é preciso fazer um exercício muito prolongado para pensar que possam estar a nível muito bom nos próximos anos. O futuro do Benfica está lá. 

Duas derrotas levarão a mexidas?: Amanhã vamos ter um jogo diferente do anterior. Sabemos o que fizemos e o que não foi favorável... o último momento da bola entrar. Às vezes podemos dizer que faltou oportunidade, mas não foi isso que aconteceu. Assumimos que, no último jogo, uma equipa como a nossa tem capacidade para estar a ganhar. No jogo de amanhã os jogadores têm este sentimento que têm de ganhar. As dinâmicas têm de lá estar. As oportunidades existindo temos de a finalizar. Há uma vontade muito grande de ir para dentro do golo e tentar ser mais frio no momento da finalização. 

Moreirense vem para ganhar na Luz: Acho perfeitamente lógico e positivo que os clubes pensem assim. Tem duas observações: atrevimento e reação da nossa parte. Vir ao estádio da Luz, jogar contra uma equipa contra o Benfica, não é fácil para qualquer treinador. No seu íntimo, Ivo Vieira sabe que não é fácil jogar contra o Benfica, fundamentalmente no seu estádio.

Esclarecimento sobre o ranking: Queria referir-me ao rácio entre épocas que cá estou e o número de vitórias por épocas. Fundamentalmente nos últimos anos, fundamentalmente nesta última década. Foi uma má explicação da minha parte e da minha responsabilidade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório