Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Dragão ainda viu 'bruxas' mas acabou salvo pela magia de Corona e Soares

FC Porto esteve em desvantagem, virou o jogo, deixou-se empatar e acabou por vencer, por 4-2, graças à sociedade entre o mexicano e o brasileiro.

Dragão ainda viu 'bruxas' mas acabou salvo pela magia de Corona e Soares
Notícias ao Minuto

20:54 - 31/10/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Taça da Liga

O FC Porto teve que sofrer para vencer o Varzim, por 4-2, no Dragão, em partida da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Em noite de Halloween, os dragões ainda viram 'bruxas', mas acabou salvo pela magia de Soares e Corona, dois jogadores que saíram do banco e foram decisivos.

Sérgio Conceição deu oportunidade aos menos utilizados e promoveu uma verdadeira revolução no onze, com uma equipa totalmente diferente da que defrontou o Feirense na última jornada. Também por isso, o ritmo de jogo azul e branco revelou-se mais lento e a dinâmica já evidenciada esta época, a espaços, foi irreconhecível na primeira parte.

Mesmo assim, os dragões entraram a 'mandar' e o primeiro aviso chegou pelos pés de Hernâni, que, por duas vezes na mesma jogada, obrigou Emanuel a aplicar-se, de forma a evitar o primeiro golo da partida. Ameaçou o FC Porto, mas foi o Varzim a chegar primeiro ao golo. Na sequência de uma jogada de insistência da formação de Nuno Capucho, a bola sobrou para Jonathan, que, com classe, de pé direito, bateu Vaná, causando surpresa no Dragão.

A resposta portista não tardou e, aos 38', André Pereira, de pé esquerdo, já dentro da área, acertou no poste. Estava dado o aviso para o que viria mesmo a acontecer em cima do intervalo. Depois de uma boa jogada ofensiva, Brazoer, de trivela, dentro da área, estreou-se a marcar de azul e branco e restabeleceu a igualdade.

No segundo tempo, e já com Corona em campo - substituiu Jorge e Hernâni fixou-se como lateral -, o conjunto de Sérgio Conceição esteve muito perto da reviravolta, precisamente por intermédio do internacional mexicano, que obrigou Emanuel a aplicar-se.

Últimos 20 minutos de loucos

A partir daqui, os dragões intensificaram o domínio e foram somando oportunidades. Sérgio Oliveira (67'), André Pereira (61') e Soares (69') ainda fizeram os adeptos levantar-se das cadeiras, mas sem êxito. Seria já à entrada para o último quarto de hora que Soares, de cabeça, na sequência de um canto, consumaria a 'remontada'.

Contudo, ainda os adeptos portistas festejavam e já o Varzim... marcava. Sérgio Oliveira 'borrou' a pintura com um mau atraso para Vaná e Haman, oportuno, restabeleceu a igualdade. Se a primeira parte acabou por ser algo 'pobre' em emoções, a segunda tornou-se um verdadeiro turbilhão. Aos 82', e após muita insistência, Adrián López a ganhou a linha de fundo e a cruzou para o segundo poste, onde surgiu Soares a pressionar Payne, que vê a bola bater-lhe no corpo e entrar na baliza poveira.

Até ao final, ainda haveria tempo para um lance magistral de Corona, junto à bandeirola de canto. Pressionado por Rui Coentrão e Ruster D'Ajuda, o mexicano conseguiu sair da 'cabine telefónica' e ofereceu, de 'bandeja', o golo a André Pereira, que não perdoou. O FC Porto alcança assim a primeira vitória na Taça da Liga, assume a liderança do grupo C, com quatro pontos, e está cada vez mais perto de marcar presença na 'final-four' da competição.

Confira o direto da partida:

FINAL DA PARTIDA

90+3 - Óliver, com um grande remate, quase 'levanta' o Dragão.

90:00 - Vão jogar-se mais quatro minutos no Dragão.

86:00 - GOLOOOOOOOOOOOO DO FC PORTO! QUE MAGIA DE CORONA! O mexicano faz 'gato sapato' de dois adversários junto à bandeirola de canto e a oferecer de 'bandeja' o golo a André Pereira! Golaço no Dragão!

84:00 - Remate de Otávio à malha lateral.

84:00 - Canto para o FC Porto. 

82:00 - GOLOOOOOOOOOO DO FC PORTO! Grande trabalho de Adrián López a ganhar a linha de fundo e a cruzar para o segundo poste, onde surgiu Soares a pressionar Payne, que vê a bola bater-lhe no corpo e entrar na baliza poveira. QUE JOGO DE LOUCOS NO DRAGÃO!

77:00 - Substituição no Varzim. Sai Jonathan e entra Ruster D'Ajuda.

76:00 - Alteração no FC Porto. Sai Bazoer e entra Óliver.

76:00 - GOLOOOOOOOOOOOO DO VARZIM! QUE ERRO DE SÉRGIO OLIVEIRA! Passe desastroso do médio, na tentativa de atrasar para Vaná, e Haman, oportuno, recupera a bola, passa pelo guardião portista e faz o empate. 'Balde' de água fria no Dragão.

73:00 - GOLOOOOOOOOOOOO DO FC PORTO! Soares, oito minutos depois de ter entrado, consuma a reviravolta azul e branca! Canto de Sérgio Oliveira e o brasileiro, no coração da área, subiu mais alto do que toda a defesa poveira e bateu Emanuel.

72:00 - Canto para o FC Porto.

 69:00 - Remate de Soares por cima da baliza de Emanuel! Otávio fica a pedir grande penalidade, mas João Capela manda seguir.

67:00 - Alteração no Varzim. Sai João Amorim e entra Baba Basse.

65:00 - Substituição no FC Porto. Sai João Pedro e entra Soares. Corona é agora o lateral-direito.

61:00 - André Pereira atira novamente para fora.

59:00 - Substituição no Varzim. Sai Stanley e entra Haman.

57:00 - QUASE O GOLO DO FC Porto! Sérgio Oliveira desvia uma primeira bola de Chidozie, ao segundo poste, e Silvério evita o golo portista.

54:00 - Novamente Corona a atirar por cima! Boa jogada de João Pedro, a dar profundidade à equipa e a cruzar atrasado para o mexicano falhar o alvo.

53:00 - GRANDE DEFESA DE EMANUEL! Remate de Corona de fora da área e o guarda-redes do Varzim a brilhar, evitando o segundo golo dos dragões.

52:00 - Adrián López vê o cartão amarelo.

49:00 - Canto para a formação poveira.

48:00 - Livre para o Varzim, mas Vaná afasta com os punhos.

47:00 - Hernâni fixa-se à esquerda, agora como lateral, no lugar de Jorge.

46:00 - Substituição ao intervalo. Sai Jorge e entra Corona.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45:00 - Remate de João Amorim por cima da baliza portista.

43:00 - GOLOOOOOOOOO DO FC Porto! Jogada de insistência da equipa de Sérgio Conceição e Bazoer, de trivela, no interior da área, faz o empate. Estreia a marcar do jovem holandês de dragão ao peito.

40:00 - Rui Coentrão vê o cartão amarelo.

39:00 - Livre de Hernâni e André Pereira cabeceia por cima.

38:00 - AO POSTE! André Pereira com pontaria a mais! Cruzamento de Hernâni, Otávio falha o remate e o jovem avançado portista, de pé esquerdo, acerta no ferro. Esteve muito perto o empate para o FC Porto.

36:00 - Jorge vê o cartão amarelo.

35:00 - Reação do FC Porto, pelos pés de João Pedro, mas o remate do lateral brasileiro sai muito longe do alvo da baliza do Varzim.

32:00 - Marega, Corona e Óliver já aquecem no FC Porto.

30:00 - GOLOOOOOOOOOOO DO VARZIM! Jogada de insistência da equipa de Nuno Capucho, a bola sobra para Jonathan, que, com classe, de pé direito, faz a bola entrar no ângulo superior direito da baliza de Vaná! O Varzim causa surpresa no Dragão!

28:00 - QUASE O GOLO DO FC PORTO! Emanuel defende dois remates de Hernâni para golo. Grande momento do guarda-redes do Varzim!

27:00 - Cruzamento de Otávio, André Pereira não chega e Emanuel agarra.

25:00 - Novo canto para os dragões.

22:00 - Cartão amarelo por Chidozie por falta sobre Stanley.

19:00 - Que perigo! Rui Coentrão e Emanuel não se entendem e quase que Hernâni surpreendia.

16:00 - Canto para o FC Porto.

14:00 - Mau passe de Ruan Telles e a bola termina na linha de fundo. É pontapé de baliza para Vaná.

12:00 - Remate de Otávio por cima, após boa jogada coletiva.

11:00 - Capucho dá indicações a João Amorim, numa altura em que o jogo está parado por falta de Hernâni sobre Rui Coentrão.

08:00 - Primeiro remate do jogo, de Hernâni, ao lado da baliza poveira.

03:00 - FC Porto com maior ascendente nos primeiros minutos, mais bola, tentando entrar no bloco defensivo do Varzim, mas, até ao momento, sem sucesso.

JÁ SE JOGA NO DRAGÃO 

Onze do Varzim: Emanuel; Rui Coentrão, Agra, Silvério, Payne; Ruan Teles, Estrela, Pavlovski, Amorim; Jonathan e Stanley.

Onze do FC Porto: Vaná; João Pedro, Mbemba, Chidozie, Jorge, Otávio, Bazoer, Sérgio Oliveira, Hernâni, Adrián e André Pereira.

Depois do empate na jornada inaugural desta fase de grupos da Taça da Liga, o FC Porto procura, esta quarta-feira, estrear-se a vencer na prova. Os azuis e brancos recebem no Dragão o Varzim, 8.º classificado da Segunda Liga e líder isolado do grupo C.

A partir das 19h00, acompanhe todas as incidências da partida em Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório