Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dragão promete chama intensa diante de um Varzim sonhador

FC Porto defronta a formação poveira esta quarta-feira, a partir das 19h00, no Dragão, em partida da 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Dragão promete chama intensa diante de um Varzim sonhador
Notícias ao Minuto

07:30 - 31/10/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Na liderança isolada do grupo C da Taça da Liga, o Varzim tem esta quarta-feira um teste de fogo. A equipa da Segunda Liga tem agendada uma viagem de cerca de 40 quilómetros até ao reduto do FC Porto, num jogo que tem como aliciante o regresso de Nuno Capucho à 'casa' azul e branca, depois de uma carreira de jogador que teve os pontos mais altos de dragão ao peito.

Depois do empate com o Chaves na primeira jornada desta fase da prova, os campeões nacionais só pensam na vitória. Sérgio Conceição salientou essa seriedade com que os seus jogadores irão encarar a partida, apesar de se tratar de um adversário do escalão inferior.

"Conhecemos a equipa do Varzim e analisámos o seu percurso na Segunda Liga. Vimos o jogo com o Belenenses e penso que muitas equipas da primeira metade da tabela da Segunda Liga podem equiparar-se a muitas equipas da Primeira Liga. Temos de estar precavidos e sabemos que vamos ter um jogo em que determinados momentos o Varzim vai criar-nos dificuldades. Agora é estarmos preparados para essas dificuldades e conscientes de que temos a responsabilidade de ganhar, independentemente de quem jogar, pois pode haver uma ou outra alteração no onze. Jogue quem jogar, vai com certeza dar uma boa resposta", vincou o técnico dos dragões, antes de comentar o reencontro com o amigo Capucho.

"O Capucho é um amigo de longa data. Quando ele chegou do Vitória de Guimarães, fiquei algumas vezes chateado pois tive de jogar a lateral-direito para ele jogar mais à frente e não gostava muito. Espero amanhã conseguir um resultado positivo para, de certa forma, vingar essa situação. Brincadeiras à parte, o Capucho foi um excelente jogador e tive a oportunidade de partilhar o balneário com ele. É um treinador de qualidade que está a tentar afirmar-se no futebol português e creio que tem todas as possibilidades para o conseguir, podendo tornar-se num treinador de eleição no futuro", sublinhou.

Já do lado do Varzim, 8.º classificado da Segunda Liga, curiosamente bem à frente do FC Porto B, que é último, o sentimento é de emoção e... crença. Nuno Capucho assegura que a equipa está entusiasmada por defrontar o FC Porto, consciente das dificuldades, mas com a vontade de causar surpresa.

"Vai ser uma atmosfera de Champions, e os jogadores têm de se aperceber disso e fazer mais para atingir esse patamar. Esta é a realidade do futebol. Somos 'outsider' nesta taça, mas ganhámos o direito de estar neste patamar, e o FC Porto, mesmo se apostar em algumas segundas linhas, tem qualidade individual e coletiva para nos suplantar", analisou o treinador dos poveiros, acrescentando: "Vamos tentar fazer uma gracinha com os nossos jogadores e tentar criar dificuldades com ou sem bola, tirando partido dessas possíveis segundas linhas para fazer um resultado positivo e num lance de inspiração chegar ao triunfo. Sou sonhador por natureza."

Um jogo de oportunidades e... de ausências

Para esta partida, Nuno Capucho não poderá contar com Jeferson e Nelsinho. Os dois jogadores estão lesionados e, por isso, não entram nas contas. Já do lado do FC Porto, Sérgio Conceição poderá voltar a dar oportunidade a jogadores que estiveram em bom plano no encontro com o Vila Real, para a Taça de Portugal. Nesse sentido, a possível titularidade de João Pedro, Jorge, Adrián López ou André Pereira ganha força.

O sonho contra o histórico

Como é natural, o favoritismo está todo do lado do FC Porto. Além das distintas realidades, o histórico de confrontos agudiza a superioridade dos azuis e brancos, que nas últimas décadas não têm facilitado em jogos com o Varzim. A última vez que a formação poveira conseguiu pontuar diante dos dragões foi a 30 novembro de 1986. Na altura, as duas equipas empataram a zero, numa partida a contar para a 12.ª jornada do campeonato. Esta quarta-feira, na Invicta, há novo capítulo desta história entre os dois 'vizinhos'.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório