Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Já ouviu falar do BMW Explorer? Uma oportunidade que não pode perder

O Desporto ao Minuto juntou-se a vários clientes da BMW e embarcou na aventura proporcionada pela marca da Baviera. Foi um fim-de-semana em cheio, repleto de paisagens incríveis e para quem gosta de uma boa experiência de condução.

Notícias ao Minuto

09:41 - 30/10/18 por Ruben Valente.

Auto Aventura

O BMW Explorer é um dos eventos mais marcantes da marca, pensada para os clientes que têm modelos da gama X. Se tem um destes modelos, gosta de uma boa aventura ‘off-road’ e de conviver, saiba como foi a experiência do Desporto ao Minuto.

Como nos disse a responsável de eventos da BMW Portugal, Sandra Lima, o objetivo do BMW Explorer é “acima de tudo dar a conhecer todas as particularidades dos veículos X-Drive. Para além disso, incentivar o convívio entre os clientes. Alguns concessionários também trazem pessoas que não tem nenhum modelo da gama X para conhecerem melhor o veículo”.

“Há pessoas que gostam tanto que vêm todos os anos”, rematou Sandra Lima.

O evento, que tem um custo de 400€ (com comida e dormida incluída), começou a ser totalmente organizado pela BMW em 2014 e nos anos anteriores passou por Évora, Douro, Algarve e zona oeste. Agora foi na Beira Alta, um local que não escolhido por acaso.

Devido aos incêndios de que a zona foi alvo no ano passado, a organização quis dar uma ajuda, depois de tanto sofrimento causado pelas chamas. Separado em dois fins de semana, o 'Explorer' levou cerca de 220 pessoas a experimentar os modelos da gama X.

Mas vamos à experiência.

Dia 1 – A condução noturna

Chegámos ao hotel Montebelo Aguieira, onde fomos recebidos da melhor forma, realizámos o check-in, jantámos e tivemos um pequeno briefing, antes de nos lançarmos à terra batida.

Já com o ‘roadbook’ na mão – sem isso perderíamo-nos nas montanhas da Beira Alta – e num percurso de, sensivelmente, 10 quilómetros, começámos por nos ambientar à experiência em ‘off-road’ a bordo de um incrível BMW X4. Foi bastante envolvente o contacto com a natureza. Só a luz do carro e nós.

Sem grandes dificuldades no percurso, o objetivo era ambientarmo-nos à experiência de conduzir fora de estrada e ao veículo.

Notícias ao MinutoAssim foram os primeiros quilómetros© Notícias ao Minuto

Dia 2 – A percepção já foi outra

Depois do descanso, lá fomos nós para um dia em que os nosso melhores amigos foram o BMW X4 e o 'roadbook'. Foi conduzir desde as 10h00 até às 17h30, sensivelmente. Bem, isto dito assim, parece um percurso interminável. Mas não. Foi bastante agradável porque a organização da BMW Portugal pensou em tudo e proporcionou excelentes ‘coffee-breaks’ e um almoço de grande qualidade.

No total foram cerca de 90 quilómetros percorridos sempre com as fantásticas paisagens da Beira Alta como pano de fundo. Neste dia já conseguimos ver aquilo de que o BMW X4 é capaz. Uma verdadeira força bruta e um conforto muito bom, mesmo que a terra batida nos deixasse com as mãos sempre trémulas – devido ao piso, claro. O receio não o levámos para esta aventura.

Em modo sport e com o controlo de tração desligado, o carro comportou-se de uma maneira incrível. Fosse a subir, fosse a descer. Na segunda, temos de referir uma particularidade do X4 xDrive 20. Este modelo que é uma espécie de Coupé com SUV tem, entre vários auxílios à condução, um que acenta que nem uma luva no ‘off-road’: o HDC. O Hill Descent Control ajuda-nos a realizar qualquer descida. Basta carregar nesta opção e escolher a que velocidade pretendemos fazer a descida. Depois é tirar os pés e ver a ‘máquina’ realizar o resto.

O dia terminou com um jantar com álcool ‘free’. Claro, aqui, os automóveis ficaram estacionados e a BMW tratou do transporte de todos os participantes.

Notícias ao MinutoAvisámos que as paisagens eram incríveis© BMW

Dia 3 – Costuma dizer-se que o melhor fica para o fim

No último dia já estávamos completamente familiarizados com o X4 e, por isso, a BMW fez questão de deixar alguns desafios para o final do evento. No percurso de perto de 40 quilómetros que realizámos da parte da manhã, o trajeto contava com algumas partes mais complicadas e que exigia um maior cuidado com o veículo.

É necessário dizer que, além de constar no ‘roadbook’ sempre que havia algum perigo no caminho, no próprio trajeto a BMW Portugal assinalava bem os locais onde era preciso ter mais cuidado. Nada ficou ao acaso neste evento.

Continuando… houve algumas subidas com um grau de dificuldade maior, que nos fizeram puxar dos galões na hora de controlar o X4. Um teste passado com distinção.

Neste dia ainda houve tempo para nos enganar-mos no trajeto. O ‘roadbook’ diz-nos o caminho a seguir, mas por vezes o trilho para o qual devemos ir nem sempre é claro. Mas numa aventura ‘off-road’ isto também faz parte, não é verdade? Lá encontramos o percurso certo com a ajuda de outros participantes. A entreajuda e companheirismo também é algo que faz parte desta iniciativa. Como já foi referido, nada fica ao acaso.

O evento terminou com mais um almoço de grande qualidade e com uma certeza: Para o ano há mais! Veja as incríveis imagens do BMW Explorer 2018.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório