Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Barcelona-Real Madrid: Cabeças de leitão, empurrões e até dedos nos olhos

Barcelona e Real Madrid medem forças, este domingo, pelas 15h15, para o emblemático Clássico de Espanha.

Barcelona-Real Madrid: Cabeças de leitão, empurrões e até dedos nos olhos
Notícias ao Minuto

08:31 - 28/10/18 por Andreia Brites Dias

Desporto El Clásico

Este domingo, o Barcelona recebe o Real Madrid para El Clásico de Espanha, um dos maiores clássicos da Europa. Um duelo com muita história, paixão, emoção e... tensão. Nos mais de 100 anos de tradição no encontro entre estas duas grandes equipas, há 'episódios' que ficaram na história e, alguns deles, com portugueses à mistura. 

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Valverde foi questionado sobre a ausência de Cristiano Ronaldo - que saiu para a Juventus - e de Lionel Messi - que estará fora por lesão. 

O treinador do Barcelona salientou que, antes das duas estrelas mundiais, já existia "clássico, tensão e leitões pelo ar".

Ora, aproveitando a 'deixa' de Ernesto Valverde, o Desporto ao Minuto recorda-lhe os três principais momentos de tensão vividos em Camp Nou, num clássico com o Real Madrid.

Figo troca Barça pelo Real e regressa a Camp Nou com 'cabeças de leitão'

No ano 2000, Luís Figo deixou o Barcelona, após cinco temporadas, para assinar um contrato com o Real Madrid, onde ficou mais cinco épocas. Uma transferência que gerou muita controvérsia em Espanha, pela rivalidade entre os dois clubes.

A imprensa desportiva espanhola chegou a chamar-lhe "a bronca do século". No dia 21 de outubro do mesmo ano, há 18 anos, o jogador português regressou a Camp Nou, com o símbolo dos merengues ao peito.

Num Clássico que terminou com uma vitória da blaugrana por 2-0, com golos de Luis Enrique e Simão Sabrosa, destaca-se a forma como Figo foi recebido: com tarjas, insultos, assobios e foi, ainda, atirada ao relvado uma cabeça de leitão, que caiu aos pés do internacional português. 

Mourinho e o dedo no olho de Vila Nova 

O Barcelona venceu o Real Madrid, em Camp Nou, para a Supertaça e conquistou o troféu, em 2011. A partida esteve empatada até muito perto do final, mas Lionel Messi assinou o 3-2, na reta final.

Depois disso, Marcelo fez uma entrada dura sobre Fàbregas e desencadeou-se um momento de tensão com jogadores e equipas técnicas. Aqui, José Mourinho atingiu o ex-adjunto da blaugrana, Tito Vila Nova, com o dedo no olho. 

Goleada com 'direito' a empurrão de Ronaldo sobre Guardiola 

Em novembro de 2010, o Real Madrid visitou Camp Nou, de onde saiu com uma derrota por 5-0. Para além de toda a atmosfera de rivalidade que envolve um clássico, principalmente, o clássico de Espanha, Cristiano Ronaldo e Guardiola ainda protagonizaram mais um momento. 

Numa das vezes em que o esférico saiu das quatro linhas, Ronaldo dirigiu-se para o ir buscar, depois de Guardiola o ter segurado. O treinador do Barcelona demorou até entregar a bola ao internacional português, que deu um empurrão ao técnico. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório