A prestigiada revista FourFourTwo publicou, esta sexta-feria, um novo lote da lista dos 50 melhores treinadores do mundo. E, depois de dois treinadores portugueses terem assegurado presença entre o 50.º e o 31.º lugar – Sérgio Conceição (33.º) e Abel Ferreira (44.º), mais dois comparecem entre o 30.º e o 21.º posto.
Paulo Fonseca, do Shakhtar Donetsk, é considerado, pela publicação, como o 22.º melhor treinador do mundo, imediatamente atrás de Zlatko Dalic, que, no verão, conduziu a seleção croata à final do Campeonato do Mundo, onde acabou por perder para França.
“Deveria ser heresia sugerir que o grande Mircea Lucescu tem um concorrente enquanto melhor treinador de sempre do clube, mas Fonseca conseguiu fazer o quase-impossível ao substituir uma lenda com longa passagem pelo clube com distinção”, refere a revista.
José Mourinho, do Manchester United, aparece três posições abaixo, no 25.º lugar. A FourFourTwo escreve que o ‘Special One’ “continua a ser uma bela mente do futebol”, mas questiona: “Por que é que, apesar de um gasto tão exorbitante, o Manchester United continua aquém das expetativas?”.