Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Leão rosnou mas não havia garra que aguentasse a 'machadada' de Coates

O Arsenal venceu, esta quinta-feira, no terreno do Sporting, por 1-0, com golo de Welbeck.

Leão rosnou mas não havia garra que aguentasse a 'machadada' de Coates
Notícias ao Minuto

19:46 - 25/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

O Arsenal acabou, esta quinta-feira, com a invencibilidade do Sporting na Liga Europa. Depois de bater Qarabag e Vorskla Poltava, o conjunto verde e branco saiu de Alvalade com uma derrota por 0-1, que o atira para o segundo lugar do grupo E.

Um golo solitário de Welbeck aos 78 minutos fez a diferença num encontro pautado pelo equilíbrio – especialmente na primeira parte – onde Renan Ribeiro, Marcos Acuña e Fredy Montero se destacaram pela positiva.

Montero colocou o chapéu de polícia e Acuña libertou o leão

Em Alvalade, diante de uma das equipas que melhor futebol tem praticado no exigente campeonato inglês, José Peseiro tomou cautelas adicionais e montou um meio-campo a três, com Petrovic, Battaglia e e Gudelj. Os sinais não eram positivos, mas, após um início algo titubeante, a equipa da casa conseguiu acalmar o jogo e fazer circular a bola com maior tranquilidade.

Esférico para lá, esférico para cá, esférico para… Marcos Acuña, um homem com autêntico coração de leão que, durante os primeiros 45 minutos, fez vida negra ao experiente Lichtsteiner, criando algum perigo com investidas individuais a partir do lado esquerdo do ataque. O pior acontecia depois, quando, na hora de cruzar, faltava uma referência (Bas Dost continua a deixar saudades…).

No entanto, não quer isto dizer que Fredy Montero tenha feito um mau jogo. Longe disso. O internacional colombiano colocou o chapéu de polícia e não largou Guendouzi, condicionando, e muito, o jovem médio, ‘cérebro’ dos ingleses. Era apenas quando este se conseguia libertar que os gunners mostravam algo mais no ataque. Já o avançado leonino, foi muitas vezes procurado pelo ar, onde teve dificuldades. Ainda assim, não se deu por vencido e ajudou os companheiros de equipa a ‘asfixiar’ a saída de jogo do Arsenal, o que permitiu a recuperação de bolas em zonas adiantadas.

A procura pela velocidade de Pierre-Emerick Aubameyang foi uma constante na equipa de Unai Emery, mas, com maior ou menos dificuldades, André Pinto e Sebastian Coates iam conseguindo dar conta do recado. Das alas, chegaram, amiúde, cruzamentos ‘venenosos’, mas também aqui a dupla de centrais, com a ajuda de Petrovic, afastou o perigo.

Um jogo de cariz maioritariamente tático, com ambas as equipas a tentarem bloquear a outra. O resultado, claro está, foi uma completa escassez de oportunidades. Ainda assim, as melhores pertenceram ao Sporting: aos 17 minutos, Bruno Fernandes apareceu no coração da área e, com um remate acrobático a cruzamento de Nani, atirou por cima; 15 minutos depois, foi a vez de Nani fletir da esquerda para o meio, para atirar com violência a centímetros da barra.

Renan Ribero defendeu tudo, até que apareceu… Coates

O Sporting regressou menos agressivo dos balneário e o Arsenal não perdeu tempo em mostrar as garras. Aos 50 minutos, Aaron Ramsey libertou Aubameyang, que rematou para boa defesa de Renan Ribeiro. Dois minutos depois, o guarda-redes ex-Estoril foi novamente chamado à ação, desta feita a uma tentativa de Welbeck. Em ambos os lances, Bruno Gaspar, que tinha acabado de entrar para o lugar do lesionado Ristovski, ficou mal na fotografia.

Aos 68 minuto chegou mesmo a gritar-se golo, quando Welbeck cabeceou para o fundo das redes. No entanto, o árbitro Damir Skomina assinalou falta sobre Bruno Gaspar, para alívio dos 40 784 adeptos que rumaram a Alvalade. Um lance que não travou o ímpeto dos gunners, que se ‘instalaram’ no meio-campo leonino e testaram por várias vezes Renan Ribeiro. O brasileiro defendeu tudo o que pôde, até que, aos 78 minutos, nada pôde fazer.

Os ingleses procuraram, mais uma vez, a velocidade de Danny Welbeck, desta vez com sucesso. Um inesperado erro de Coates, que parecia ter o lance controlado, deixou o avançado completamente isolado. Chegado à grande área, atirou sem hipóteses para o guarda-redes verde e branco.

O Sporting bem lutou, mas tombou em Alvalade perante o Arsenal que fez questão demonstrar todo o seu poderio. A equipa de José Peseiro é, agora, segunda classificada do grupo E, com seis pontos, mais três do que o Vorskla Poltava, que bateu o Qarabag, e menos três do que os gunners, que seguem 100% vitoriosos.

Momento do jogo: O jogo aproximava-se do final e parecia que o Sporting iria conseguir contrariar o favoritismo do Arsenal e conquistar um ponto. No entanto, aos 78 minutos, um erro de Coates fez desabar o castelo de José Peseiro. Frente a frente com Renan Ribeiro – que estava a assinar uma exibição de gala – Welbeck não perdoou.

-----------------------------------------------------------

90+5' - Terminou o jogo. O Sporting perdeu por 0-1. 

90+2' - Livre perigoso para o Sporting. Corte da defesa do Arsenal. 

90' - Tempo adicional de 5 minutos. 

85' - Substituição no Arsenal: Entra Iwobi para a saída de Aubameyang. Substituição no Sporting: Saída de Nani para a entrada de Diaby. 

83'- Estão 40.784 espectadores em Alvalade. 

80' - Substituição no Arsenal: Saída de Welbeck para a entrada de Lacazette. 

78' - GOLO! ARSENAL! Welbeck. Erro tremendo de Coates que permite que Welbeck, em velocidade, fique isolado diante Renan. 

76' - Partida reatada. 

75' - Agora é a vez de Acuña ser assistido pela equipa médica. 

74' - Renan é assistido no relvado. Partida interrompida. 

72' - Mkhytarian remata rasteiro para a defesa de Renan. 

70' - Substituição no Sporting: Saída de Gudelj para a entrada de Jovane Cabral. 

67' - Golo anulado! Cruzamento do lado direito e Welbeck puxa o braço de Bruno Gaspar. O juiz considerou falta e invalidou o tento. 

64' - Gudelj! Depois de alguma confusão na grande área do Arsenal, o jogador rematou para as mãos de Leno. 

58' - Substituição no Arsenal: Entrada de Lucas Torreira para a saída de Elneny. 

54' - Ao lado! Welbeck remata em direção à baliza de Renan, mas a defesa leonina apressou-se a cortar o esférico. 

51' - Cartão amarelo para Mkhytarian.

50' - RENAN! Aubameyang arrancou em velocidade. Valeu a mancha de Renan. 

47' - Cartão amarelo para Rob Holding. 

46' - Começou a segunda parte em Alvalade, com uma alteração na equipa do Sporting. Entrou Bruno Gaspar para o lugar de Ristovski.

45' - Apita o árbitro, recolhem as equipas ao balneário. Permanece o nulo ao intervalo.

43' - Ristovski mostra dificuldades físicas, depois de um choque com Welbeck. Bruno Gaspar já está a aquecer. 

39' - Cartão amarelo para Acuña. 

37' - 'Assobiadela' monumental em Alvalade. Pede-se falta e cartão vermelho para Lichtsteiner. Na sequência de um cruzamento do lado direito, que ia em direção a Nani, dá ideia que o jogador do Arsenal impede a 'saída' do capitão dos leões, já dentro da grande área. O árbitro nada assinala. 

30' - Que 'tiro' foi esse, Nani? Leno deixou o esférico para a sua defesa que, com a pressão do Sporting, acabou por se atrapalhar e sobrou para Nani. O jogador leonino ganhou espaço, posicionou-se, fora da área, e rematou, em jeito, em direção à baliza adversária. Por um 'triz'! A bola raspou a trave. 

23' - Renan! Livre cobrado pelo Arsenal, do lado esquerdo do ataque, mas Renan 'socou' o esférico para longe. 

19' - Arsenal! Mkhytarian cruza para Aubameyang, que estava bem posicionado diante das redes de Renan, mas a defesa do Sporting cortou a tempo!

18' - Gudelj! Montero pica o esférico e deixa tudo nos pés de Gudelj que não chega a tempo e, na cara do golo, deixa 'fugir' a bola. 

17' - Depois de um excelente passe de Nani, Bruno Fernandes voltou a rematar por cima das redes adversárias. O Sporting começa a pressionar mais o Arsenal. 

16' - Bruno Fernandes! O jogador português aproveitou um passe de Gudelj para, em arco, atirar por cima da baliza de Leno! 

15' - Lichtsteiner cruza em direção à baliza de Renan, mas Coates corta o esférico. 

13' - O Sporting assume uma linha de cinco, no processo defensivo, com Petrovic a descair sempre que o Arsenal ataca. 

8'- Jogo tranquilo em Alvalade, mais disputado a meio-campo. O Sporting tenta tomar as rédeas da partida, mas o Arsenal não oferece grande espaço. 

6' - Acuña arranca do lado esquerdo do ataque, tenta cruzar, mas a defesa adversária corta o esférico. 

2' - Canto para o Sporting, do lado direito, mas sem perigo para a baliza de Leno. 

1' - Começa a partida entre Sporting e Arsenal. 

17h54: Tudo pronto para o apito inicial. 

17h48: Canta-se 'O Mundo Sabe Que' em Alvalade. 

17h47: Ouve-se o hino do Sporting enquanto entram as duas equipas no relvado. 

17h42: Sporting e Arsenal recolhem aos balneários. O duelo está marcado para as 17h55. 

17h35: Alguns assobios para José Peseiro quando o seu nome foi anunciado nos microfones de Alvalade, depois da equipa leonina. 

17h30: Os adeptos começam a 'compor' as bancadas de Alvalade. 

17h24 - Sporting e Arsenal aquecem no terreno de jogo. 

Onze do Arsenal: Leno; Lichtsteiner, Sokratis, Holding, Xhaka, Guendouzi, Elneny, Ramsey, Mhhitaryan, Welbeck e Aubameyang.

Onze do Sporting: Renan Ribeiro; Ristosvksi, Coates, André Pinto e Acuña; Battaglia, Gudelj e Petrovic; Bruno Fernandes, Nani e Montero.

Antevisão: Depois da vitória na Taça de Portugal, com o Loures (2-1), o Sporting recebe, esta quinta-feira, o Arsenal, em jogo referente à 3.ª jornada da Liga Europa. As duas equipas, que dividem o primeiro lugar do grupo E, procuram os três pontos, para 'fugir' na liderança.

De um lado, está um Sporting que procura o melhor registo na Liga Europa, mas com o principal foco no campeonato nacional, onde está na quinta posição, com 13 pontos, menos quatro pontos do que o Benfica, que ocupa o primeiro lugar.

Do outro lado, a equipa do Arsenal, que está na quarta posição da Premier League, com 21 pontos, apenas menos dois do que o líder Manchester City, quer garantir, o mais depressa possível, o passaporte para a próxima fase.

As duas equipas somas seis pontos no grupo E, com duas vitórias. Qarabag e Vorskla ainda não somaram qualquer ponto. 

Sporting e Arsenal entram em campo pelas 17h55 desta quinta-feira, num jogo que poderá acompanhar no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório