Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

O novo BMW X4 deixou-nos (literalmente) com as mãos a tremer

Uma experiência muito agradável. Mal colocámos as mãos no volante do novo BMW X4 xDrive20 sabíamos que não íamos ficar indiferentes.

Notícias ao Minuto

09:17 - 25/10/18 por Ruben Valente.

Auto Testes

Foi, de longe, uma agradável surpresa. Apesar de contar com um dos motores ‘menos fortes’ lançados (1995cc, com 190 cv às 4000 rpm – BMW TwinPower Turbo), o novo BMW X4 comporta-se como gente grande. Em comparação com o antigo modelo, esta 2.ª versão do X4 apresenta-se um pouco mais pesada e, por isso, um ‘nadinha’ mais lenta.

Mas rapidamente esse facto ficou esquecido quando entrámos no ‘off-road’. O Desporto ao Minuto teve o privilégio de testar este modelo em estrada, mas também nas belas paisagens da Beira Alta, onde o asfalto deu lugar à terra batida. E foi aí que ficámos com as mãos a ‘tremer’ devido às irregularidades de um piso que colocou o X4 à prova.

Aceitámos o convite da BMW e fomos ao evento ‘BMW Explorer’ onde a marca da Baviera nos permitiu desfrutar das funcionalidades do veículo ao máximo. Foi então nesse evento exclusivo a clientes do modelo X, da BMW, que testámos a capacidade do novo X4 xDrive20. E tanto à noite, como de dia… este modelo, que é uma mistura de SUV com um Coupé, impressionou.

Notícias ao MinutoFoi no 'off-road' que levámos o novo X4 ao limite© BMW

A experiência 'off road'

Ligámos o modo Sport, desligámos o controlo de tração, e aí fomos nós à aventura. Nas subidas, os 190cv às 4000 rpm do X4 faziam-se notar e nas descidas a nova tecnologia HDC revelou-se uma preciosa ajuda. HDC quer dizer Hill Descent Control, em português, Controlo de descidas acentuadas. Aqui, basta selecionar a velocidade a que queremos descer, e o carro faz o resto sozinho. Foi tirar o pé do travão e ver o X4 ‘comandar’.

Sempre que solicitávamos uma resposta rápida, o X4 dava-nos o pretendido. Um comportamento exemplar de um modelo que testámos estar preparado para (literalmente) tudo. Porém, apesar de ser no ‘off-road’ que este veículo nos deslumbrou, no asfalto também temos algo a reportar.

No asfalto...

Como já dissemos, esta é uma das versões menos potentes do novo X4. Ainda assim, a sua aceleração deixou-nos satisfeitos. Dos 0 aos 100km/h em 8 segundos parece muito tempo, mas acredite: Este carro tem aquilo a que gostamos de chamar ‘alma própria’. Pisamos no acelerador e, tendo em conta os seus 1825 kg, o comportamento é bastante satisfatório.

Além de contar com um modo de condução autónoma (ainda pouco desenvolvido), o novo X4 é um hino à segurança na condução e dispõe de várias tecnologias: Aviso de saída da faixa de rodagem, aviso de embate na traseira e de colisão com transeuntes e ainda o sistema de aviso de travagem urbana.

Aquela que mais nos marcou foi o sistema de aviso de saída da faixa de rodagem. Isto faz com que o carro reconheça as marcações na estrada (a partir dos 70 km/h) e através de várias vibrações no volante avisa-nos que o veículo está a sair da faixa de rodagem. Excepto quando se ligam as luzes de indicação de mudança de direção (os conhecidos ‘piscas’).

Por fim, para ajudar no estacionamento ou na deslocação em caminhos muito apertados, o X4 tem o sistema Surround View que nos oferece uma vista 360º de todo o veículo. Além das câmaras colocadas nos retrovisores exteriores e da câmara frontal com objetiva grande-angular, a câmara traseira oferece-nos uma ‘top view’, em que vemos o veículo observado de cima.

Design ‘agressivo’

O kit estético M faz este X4 ter uma presença imponente na estrada. A grelha é gigante, tal como são as entradas de ar. Os para-choques desportivos, as suas linhas dinâmicas fazem com que este veículo não passe despercebido, mesmo para quem não seja um amante de automóveis.

Destaque ainda para os dois tubos de escape (um de cada lado) que lhe confere um visual ainda mais arrojado. Já no interior podemos contar com bancos desportivos e as funções mais importantes encontram-se facilmente acessíveis, graças ao volante em pele multifunções, o seletor de velocidades e apoios para os pés. Tudo com a marca M.

Notícias ao MinutoVista do interior do X4© Notícias ao Minuto

Quanto ao ‘extra-condução’- destaque para o painel de instrumentos de 12 polegadas e para o novo ecrã tátil de 10.25 polegadas no centro do tablier que conjuga as opções de conectividade, info-entretenimento e informações sobre o veículo. Este ecrã tátil pode também ser acedido através de comando por voz, através do manípulo rotativo junto do seletor de mudanças ou até por controlo por gestos.

Percorra a fotogaleria e, além de poder ver em detalhe todos os pormenores deste X4 xDrive20, fique com mais algumas informações sobre este modelo lançado em julho pela BMW.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório