Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Águia de combate resistiu até cair no 'minuto mais negro'

Encarnados visitaram a casa do Ajax e quando pareciam ter tudo para regressar a Lisboa com um ponto na bagagem... sofreram o golo que ditou nova derrota.

Águia de combate resistiu até cair no 'minuto mais negro'
Notícias ao Minuto

08:10 - 24/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Crónica

O Benfica visitou esta terça-feira a casa do Ajax, palco de confrontos épicos entre portugueses e holandeses e de muitas memórias para os benfiquistas.

Com esperança num bom resultado, o Benfica entrou em campo com a lição bem decorada. Frente a um Ajax que se projeta muito bem na frente de ataque, mas que aqui e ali compromete defensivamente, foi uma águia madura a que se exibiu nos primeiros 45 minutos.

Vlachodimos e Conti, generais de uma defesa encarnada que viu regressar Jardel ao eixo defensivo, evitaram males maiores no primeiro tempo... e no segundo.

O guardião alemão, não é novidade, é um salvador quando chamado a corresponder e esta terça-feira esteve novamente intransponível. Porém, foi Conti, a 4 minutos do intervalo, a roubar o golo ao adversário em cima da linha de golo. Com um corte no momento exato, o argentino impediu a festa do adversário... que havia de chegar num momento negro.

Com um segundo tempo disputado a ritmo mais morno, mas ainda assim com espetáculo (de tirar o chapéu), Rui Vitória apostou em abrandar as unidades do ataque e responder com a arma do contra-golpe.

Seferovic e Salvio tiveram as melhores oportunidades encarnadas no segundo tempo, isto enquanto Vlachodimos ia fazendo lembrar outros nomes grandes que ocuparam, em tempos recentes, a posição de guardião das redes do emblema da Luz.

Porém, com o encontro a encaminhar-se para o seu fim, e já com o relógio nos descontos, a águia acabaria por cair num momento duro e histórico. Depois dos 90+2 de Jesus frente a Chelsea e FC Porto, Vitória terá agora pesadelos com o mesmo minuto que tanto atormentou o seu antecessor.

É que se tudo foi bem feito até essa altura, um pequeno detalhe defensivo permitiu a Mazraoui, ao cair do pano, fazer o que a sua equipa não tinha ainda conseguido. Mas vamos a outros destaques.

Marcador mexeu... mas pouco para tanto espetáculo

Há quem defenda que uma boa equipa só atinge todo o seu potencial quando o cérebro pára e a química controla o jogo. Tanto Ajax como Benfica demonstraram praticamente ao longo de 90 minutos terem esse ingrediente especial que faz das grandes equipas... equipas gigantes.

Com futebol de ataque, combinações, remates de longe e muita intensidade, as duas equipas produziram um bom espetáculo para quem pagou bilhete. Contudo, num jogo com tantos lances ofensivos, o marcador podia (e devia) ter mexido mais vezes.

As águias, com o golo sofrido, amealharam mais uma partida a ver as suas redes violadas. Este é o 10.º jogo europeu em que o conjunto de Rui Vitória sofre golos e, claro, sem golos marcados não há vitória, somando, por consequência, o nono resultado negativo em 10 partidas europeias na fase de grupos.

Em equipa que ganha... pouco se mexe

Numa partida de grande intensidade, os dois treinadores só mexeram nos respetivos onzes já com o jogo bem a rumar para o seu final. O Ajax, diga-se, fez uma única substituição, fazendo entrar Neres para o lugar de Van de Bekk. 

Vitória acabou por mexer mais cedo. Tentou refrescar o pulmão do terreno do jogo fazendo descansar Pizzi e fazendo entrar Gabriel e arriscou ao dar minutos a Cervi que substituiu Rafa.

Com um resultado por decidir, contudo, Rui Vitória poderia ter arriscado um pouco mais. Seferovic esteve algo orfão no ataque e com Jonas no banco... talvez o brasileiro tivesse conseguido fazer estragos.

Ajax Vs Benfica
58% Posse de bola 42%
14 Remates 11
3 Cantos 2
19 Faltas 20
3 Cartões 4
3 Foras de jogo 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório