Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Águias comandadas por Vitória estão na Holanda para reverter a história

Ajax e Benfica medem forças esta noite em jogo a contar para a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. (20 horas)

Águias comandadas por Vitória estão na Holanda para reverter a história

Ajax e Benfica enfrentam-se na noite desta terça-feira para disputar a 3.ª ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões. Um duelo europeu como há muito não se via. Porquê? Pois bem, desde 1972 que as duas equipas não se cruzam em jogos oficiais. 

Mas há mais. Em cinco jogos oficiais entre as duas formações, o histórico não é favorável aos portugueses. As águias apenas ganharam por uma ocasião, em 1969, e perderam por três vezes. A fechar, registou-se um empate no dia 19 de abril em 1972, precisamente a última vez em que mediram forças. 

Mas o passado é passado e esta noite o Benfica tem todos os motivos para querer dar uma volta a este historial de resultados. Neste momento o Ajax lidera o grupo E em igualdade pontual com o Bayern. Os encarnados seguem no terceiro posto com menos um ponto que esta dupla. No fundo da tabela estão os gregos do AEK, equipa que ainda não pontuou. 

Grupo E Equipa Pontos
1.º lugar Ajax 4
2.º lugar Bayern Munique 4
3.º lugar Benfica 3
4.º lugar AEK 0

Caso vença este jogo, o Benfica consegue derrotar um adversário direto fora de portas, o mesmo que irá receber na 4.ª jornada. Rui Vitória, técnico das águias, não quis entrar em grandes detalhes, mas, por certo, não negará que os próximos dois jogos podem ser decisivos no futuro do Benfica na Liga dos Campeões. 

Por falar em Rui Vitória, o treinador português revelou estar bem consciente daquilo que o Benfica vai encontrar logo à noite na Johan Cruijff ArenA:  Uma equipa "ofensiva" com "dinâmicas" bem delineadas e com jogadores de "qualidade". 

Do outro lado, Ten Hag, treinador do Ajax, teceu elogios à equipa portuguesa, mas também deixou um aviso: este Ajax quer aproveitar o embalo do empate na casa do Bayern Munique. 

Treinadores em discurso direto 

Ten Hag

Elogios ao adversário: "O Benfica é uma equipa muito forte. Têm um estilo de jogo ofensivo. É uma equipa experiente com muita confiança. Eles vão estar sempre a espreitar o ataque."

Qualificação: "Espero que eles cheguem aqui com uma postura ofensiva, mas eles também podem adotar um estilo de jogo de maior contenção. Se estivermos num bom dia poderemos ganhar o jogo. Seria um passo importante [rumo à qualificação], mas ainda assim nada ficaria decidido." 

Rui Vitória 

O que espera do jogo: "Vamos ter de ser uma equipa muito concentrada. Aqui vai ser determinante como o jogo vai ser abordado. Temos de ser uma equipa personalizada. É isso que temos de fazer. E temos de saber que há momentos para defender e outros para atacar. Temos de ser uma equipa forte nos vários momentos do jogo." 

Empate como mal menor: "Não transmito aos meus jogadores qualquer visão dessa natureza. Há três pontos por disputar. Não estamos a pensar num pontinho. A nossa preocupação é ir à procura da vitória. Vamos à procura de ganhar o jogo, reconhecendo que do outro lado está uma equipa que joga de forma natural no processo ofensivo. É uma equipa com cultura holandesa, uma equipa disponível e aberta para o jogo." 

Forma das equipas 

Últimos cinco jogos do Ajax: V/V/V/V/V

Heerenveen-Ajax, 0-4

Ajax-AZ Alkmaar, 5-0

Bayern Munique-Ajax, 1-1

Fortuna Sittard, Ajax, 0-2

Te Werve-Ajax, 0-7

Últimos cinco jogos do Benfica:  V/V/V/E/V

Sertanense-Benfica, 0-3

Benfica-FC Porto, 1-0

AEK-Benfica, 2-3

Chaves-Benfica, 2-2

Benfica-Aves, 2-0

Último onze do Ajax: Onana, Kristensen, de Ligt, Wober, Blind; van de Beek, de Jong, Schone, Tadic, Dolberg e Ziyech. 

Último onze do Benfica: Svilar, Corchia, Rúben Dias, Alfa Semedo, Yuri Ribeiro; Samaris, Gedson Fernandes, Gabriel, Rafa, Zivkovic e Jonas. 

Curiosidades 

Klaas-Jan Hunterlaar sabe o que é marcar ao Benfica. Em três jogos, este experiente avançado holandês soma dois golos. Marcou pelo Heerenveen (4-2) na extinta Taça UEFA na temporada 2004/05, e voltou a fazer o gosto ao pé anos mais tarde pelo Schalke 04. Em 2010/11, marcou às águias num jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Zakaria Labyad é atualmente jogador do Ajax, mas tem um passado no futebol português. O jogador marroquino jogou no Sporting e esteve ligado ao clube leonino de 2012/13 a 2015/16. 

Estes jogadores foram ou são companheiros de seleção:

  • Nicolás Tagliafico e Eduardo Salvio (Argentina)
  • Nicolás Tagliafico e Facundo Ferreyra (Sub-20 da Argentina) 
  • Dušan Tadić e Andrija Živković (Sérvia)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório