Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

A jornada em números: FC Porto e Sporting com 'tombo' há muito não visto

Benfica e Portimonense derrotaram, respetivamente, dragões e leões num domingo pouco habitual do ponto de vista estatístico.

A jornada em números: FC Porto e Sporting com 'tombo' há muito não visto
Notícias ao Minuto

07:52 - 08/10/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Ao cabo de oito jornadas, o Benfica é líder do campeonato português, em igualdade com o Sporting de Braga, graças ao triunfo sobre o FC Porto, por 1-0, este domingo, no estádio da Luz.

Um resultado que permite, por fim, colocar ponto final numa infeliz série de oito jogos consecutivos dos encarnados sem uma única vitória sobre os dragões. Para encontrar a última, é preciso a recuar a dezembro de 2014, quando o ‘bis’ de Lima rendeu os três pontos a uma equipa então orientada por Jorge Jesus.

Também Rui Vitória pode respirar de alívio, já que, à 20.ª tentativa, conseguiu, por fim, bater os azuis e brancos. Até agora, em 19 jogos, o técnico contabilizava com sete empates – um deles em 2007, ao serviço do Fátima, para a Taça da Liga, quando acabou por conquistar a vitória nas grandes penalidade – e 12 derrotas.

Ainda assim, esta não foi a primeira vez que o técnico encarnado levou de vencido Sérgio Conceição. Feitas as contas, ambos já se encontraram por 12 vezes, com balanço claramente favorável ao homem das águias: seis vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.

Já o FC Porto, com este resultado, caiu para o terceiro lugar do campeonato nacional, com 15 pontos, menos dois do que Benfica e Sporting de Braga. Este é o pior registo dos dragões à sétima jornada desde 2014/15. Na altura, sob as ordens de Julen Lopetegui, os azuis e brancos somavam o mesmo número de pontos, com menos uma vitória, mas sem qualquer derrota averbada.

Sporting não esteve melhor

Mas não foi só o FC Porto a ter poucos motivos para sorrir esta jornada. Mais a sul, no Algarve, o Sporting foi surpreendido pelo Portimonense. Uma derrota por 2-4, que atira os homens de José Peseiro para o quinto lugar da I Liga.

Há já mais de dez anos que os leões não sabiam o que era sofrer quatro golos num só jogo para o campeonato. A última vez foi em abril de 2008, quando, sob as ordens de Paulo Bento, visitaram o reduto do União de Leiria e saíram vergados por um resultado desfavorável de 1-4.

Além disso, é preciso recuar ao longínquo ano de 1989 para encontrar a última vez que os homens de Portimão conseguiram levar a melhor sobre os verde e brancos em jogos a contar para o principal escalão do futebol português.

César Brito, José Pedro e Vado marcaram, na altura, os golos do triunfo algarvio por 3-1, sobre uma equipa lisboeta treinada por Manuel José.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório