Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Relógio suíço 'despertou' quando a águia mais precisou

Seferovic respondeu às críticas do passado, agarrou a titularidade e este domingo apontou o golo que valeu o triunfo (1-0) ao Benfica, no clássico, diante do FC Porto.

Relógio suíço 'despertou' quando a águia mais precisou
Notícias ao Minuto

07:07 - 08/10/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

Antes do encerramento da janela de mercado, a 31 de agosto, a saída de Haris Seferovic do Benfica era praticamente um dado adquirido. As chegadas de Facundo Ferreyra e Castillo, aliadas à continuidade de Jonas, retiravam espaço ao suíço, que, face à 'seca' em que se transformaram os dois últimos terços da época passada, tinha todas 'setas' das críticas apontadas a si. No entanto, como é tão comum ouvir-se, o futebol é o momento e a verdade é que os maus já fazem parte do passado para o internacional helvético. Cerca de um mês depois deste impasse em relação ao seu futuro, o camisola 14 do Benfica tornou-se um verdadeiro herói e uma peça de 'pedra e cal' no sistema de Rui Vitória.

Este domingo, Seferovic foi mais do que o homem-golo. Muito antes de apontar aquele que seria o golo da vitória encarnada sobre o FC Porto, na Luz, perante mais de 61 mil espetadores, o suíço fez jus à famosa assertividade dos relógios do seu país e assumiu-se como uma verdadeira dor de cabeça para os centrais portistas, especialmente Felipe. Sempre de costas para a baliza, o homem mais adiantado das águias neste encontro baixou constantemente no terreno, procurou zonas exteriores, tabelou com os extremos e com os médios interiores e desempenhou um papel fundamental na construção de jogo ofensivo do conjunto encarnado.

Os dois sustos pregados a Casillas na primeira parte, primeiro quando apareceu solto e obrigou o espanhol a sair da baliza para resolver o problema (15'), e depois no momento em que surgiu isolado, atirou ao lado e só depois viu a bandeirola do assistente levantada, por fora-de-jogo (43'), foram os primeiros dois sinais de que os dragões tinham no ponta-de-lança benfiquista o principal foco de perigo.

Foi já depois da hora de jogo que o 'despertador' suíço tocou e 'acordou' a Luz para a explosão de alegria. Na sequência de uma desatenção da defesa azul e branca, Seferovic aproveitou a assistência de Pizzi, de cabeça, e, na cara de Casillas, de pé direito, perante a oposição de Militão, não perdoou, assinando o segundo golo no campeonato - terceiro em todas as provas.

Até ao final, e em virtude da expulsão de Lema, o Benfica sofreu, baixou as linhas e foi obrigado a 'trancar' as portas da baliza de Vlachodimos. Já em cima dos 90', o avançado foi premiado com a ovação da tarde, ao ser substituído por Samaris, e na conferência de imprensa ouviu rasgados elogios de Rui Vitória. Mais do que merecidos! Mudou a época, mudou o papel de Seferovic na Luz e o suíço foi decisivo quando a equipa mais precisou. Tal como alguns relógios: basta mudar a pilha para começarem a trabalhar com... pontualidade.

Estatísticas:

Benfica   FC Porto
11 Remates 10
2 Cantos 4
24 Faltas cometidas 20
4 Cartões Amarelos 5
0 Cartões Vermelhos  0
53% Posse de Bola 47%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório