Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Leão de regressos precisou de café e um talismã para mostrar garras

Depois de uma viagem de mais de 4000 quilómetros, os verde e brancos precisaram de 90 minutos de suor para derrubar uma muralha ucraniana que teimava em não cair. Com este resultado, a próxima jornada europeia frente ao Arsenal terá menos pressão, uma vez que os verde e brancos já somam seis pontos.

Leão de regressos precisou de café e um talismã para mostrar garras
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Crónica

'O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário'. Este é um velho ditado sem dono que várias vezes é usado para ilustrar situações em que é preciso lembrar o sacrifício que é necessário fazer para chegar à vitória. E foi um pouco isto que se passou ontem, quinta-feira, com o Sporting, na Ucrânia.  Mas vamos ao filme do encontro.

Depois de um arranque de partida morno, em que José Peseiro optou por 'estrear' várias unidades no onze titular, os leões foram vítimas da sua própria vontade de atacar. Num lance fortuito, logo ao minuto dez, o leão foi penalizado por um erro defensivo de André Pinto e, a partir daí até ao final da partida, esteve sempre a lutar.

Com maior iniciativa de jogo mas sem encontrar caminhos para a baliza adversária, José Peseiro mexeu cedo na equipa no segundo tempo. Primeiro fez entrar Montero, depois, numa dupla substituição, pôs em campo Raphinha e Jovane, dois agitadores que viriam a dar frutos. 

Cafeína colombiana agitou ataque que teimava em desacertar

Depois de se ter estreado a marcar esta temporada frente ao Marítimo, na última jornada da Liga, Fredy Montero encarreirou para o golo. Depois de uma bicicleta tentava e parada, o internacional colombiano, ao minuto 90, abateu finalmente uma muralha que teimava em não ter brechas.

Depois de receber no interior da área com o pé direito, o avançado leonino tirou um adversário da frente e, com o pé esquerdo, de ângulo apertado, desferiu um pontapé que só terminou no fundo da baliza adversária, atirando a sua equipa para uma ponta final de loucos.

Quebrada a muralha, foi tempo de deixar brilhar o talismã

Depois de feito o empate, o leão aproveitou o momento de menos esclarecimento do seu adversário - que já vinha a dar mostras de quebra física - para fazer o que não tinha conseguido até então. 

Depois de uma boa jogada de Raphinha e Bruno Fernandes, com o internacional luso a ser parado pelo guardião ucraniano, foi Jovane Cabral, no centro da área, a bater pela segunda vez com a bola no fundo das redes. Livre no coração da área, o jovem avançado voltou a fazer o que já tinha feito em duas ocasiões anteriores: sair do banco e render pontos.

Esta foi a terceira vez que Jovane saindo do banco marcou. A sua primeira vítima foi Feirense. Com o resultado 0-0, o jovem formado em Alcochete, ao minuto 66, saiu da sombra para mostrar pela primeira vez as garras sob os holofotes de Alvalade.

Depois, frente ao Qarabag, com apenas três minutos para chegar aos 90', o menino bonito do reino verde e branco arrancou mais um importante tento, o da tranquilidade, conseguindo, esta última quinta-feira, cimentar o estatuto de arma secreta com um golo que valeu três pontos e 'oferecer' tranquilidade. 

Em tempo de guerra não se limpam 'gunners'

Com uma abordagem, porventura, demasiado otimista, José Peseiro quase comprometeu os objetivos europeus do Sporting esta temporada. Se na próxima jornada os verde e brancos recebem o Arsenal com seis pontos, muito se deve a terem tido, nesta partida, a sorte do jogo.

Apesar do estatuto de favorito, José Peseiro mexeu, talvez, demasiado na equipa titular. Com Bruno Gaspar, Jefferson, Petrovic, Mané e Diaby no onze, o técnico viu a sua equipa perder um pouco de identidade e por pouco... perder três pontos.

Por sorte (e muito trabalho), os leões irão agora receber os gunners com seis pontos, os mesmos que o Arsenal, podendo abordar a partida com uma 'tranquilidade' maior, uma vez que, se tudo correr bem, bastará um resultado positivo com os ingleses e mais uma vitória para selar o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa.

Vorskla Poltava vs Sporting
1 Remates à baliza 7
3 Remates para fora 9
0 Cantos 9
2 Foras-de-jogo 1
40% Posse de bola 60%
1 Cartões amarelos 1
0 Cartões vermelhos 0
16 Faltas 19

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório