Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Jovane e Montero saem do banco para salvar honra do leão na Ucrânia

Os leões conseguiram uma impressionante reviravolta operada durante os minutos finais do encontro. Com este resultado somam agora seis pontos e na próxima jornada, em Alvalade, defrontam o Arsenal, o outro candidato à passagem à fase seguinte da competição.

Jovane e Montero saem do banco para salvar honra do leão na Ucrânia
Notícias ao Minuto

19:31 - 04/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto 2ª jornada - Grupo E

Resumo do encontro: O Sporting visitou esta quinta-feira o reduto do Vorskla Poltava da Ucrânia, na segunda jornada do grupo E, mas na deslocação ao país de leste o leão não teve razões para sorrir, saindo derrota por um golo marcado ainda durante o primeiro tempo.

Depois de uma primeira parte muito repartida, com José Peseiro a apresentar muitas novidades, de um se destacam a titularidade de Diaby e de Mané, os verde e brancos foram penalizados por um erro defensivo madrugador.

Com o Vorskla no ataque, André Pinto, após cruzamento da direita, André Pinto aliviou mal e deixou a bola à mercê de Kulach, que, à entrada da área, com um remate potente e colocado, fez o primeiro da partida.

Os leões começaram depois a correr atrás do marcador, mas a bola raramente foi verdadeiramente incomodativa para o guardião adversário. Ainda assim, Nani, a segundos do intervalo, depois de um cruzamento da direita, não conseguiu bater o guardião adversário.

Com este resultado, os pupilos de Peseiro tentaram entrar no segundo tempo a todo o gás. Porém, a equipa da casa estava preparada para esta maior iniciativa dos visitantes e, mostrando mais calma, conteve a grande parte das iniciativas ofensivas dos leões.

José Peseiro, reconhecendo que a partida precisava de ser agitada, começou por pôr em campo Montero. Porém, a teoria não resultou e o timoneiro verde e branco optou por à entrada do minuto 70 pôr os ‘meninos’ em campo. Jovane e Raphinha entraram para os lugares de Petrovic e Diaby.

Com o marcador a manter-se inalterado até perto do apito final, foi em cima do minuto 90 que o resultado se começou a definir para os lusos.

Primeiro Montero, ao minuto 90, depois de matar a bola no peito bate o guardião ucraniano, e depois Jovane, no sítio certo à hora certa, faz o segundo já com os minutos de compensação a correrem no relógio.

Momento do jogo: O golo de Montero ao minuto 90. Depois de um jogo inteiro a tentar fazer golo, o colombiano parecia ter conseguido evitar males maiores para os verde e brancos. Contudo, o golo marcado pelo avançado acabou por mexer com a partida e fazer o leão chegar ao segundo tento já em cima do apito final.

Acompanhamento: 

90+5' - Final da partida. Final louco dá vitória aos leões que somam agora seis pontos antes da receção ao Arsenal em Alvalade. Montero e Jovane foram heróis. 

90+3' - Golo de Jovane. Que reviravolta dos verde e brancos. O jovem menino volta a valer pontos a Peseiro.

90+1' - Vão jogar-se mais cinco minutos de compensação.

90' - Golo de Montero. Finalmente o empate leonino com as cortinas prestes a fechar.

85' - Os pupilos de Peseiro continuam atrás do empate, mas o fundo da baliza dos ucranianos continua a ser 'miragem' com poucos minutos para jogar.  

79'- Sporting perto do golo. Montero remata para defesa apertada de Shust. Que oportunidade para os verde e brancos.

75' - O Sporting continua a correr atrás do resultado, mas continua a não conseguir encontrar o caminho para a baliza adversária.

69' - Dupla substituição no Sporting: Saem Petrovic e Diaby para as entradas de Jovane e Raphinha.

65' - Bruno Fernandes testa a atenção do guardião adversário, mas Schust agarra com segurança.

65' - Com pouco discernimento ofensivo e com os ucranianos bem no jogo, o Sporting continua a perder e não está mais perto do golo. Os ucranianos, por seu lado, tentam agora esperar pelos verde e brancos próximo da sua área, procurando depois apanhar os leões em contra-pé com contra-ataques rápidos.

62' - Substituição no Vorskla: Sai Kulach e entra para o seu lugar Serhiichuk.

58' - Substituição no Sporting: Sai Carlos Mané e entra Montero.

53' - Acuña, de longa distância, remata colocado e quase fica perto do golo.

47' - Jefferson cruza da esquerda e Kulach, com um desvio, tira a bola de um atacante leonino. 

46' - Recomeça a partida na Ucrânia. Sai a jogar a formação da casa.

45' - Intervalo na Ucrânia. Sporting vai a perder para o segundo tempo.

45+1' - Nani, Nani, Nani... que perdida. O internacional português, depois de um cruzamento da esquerda, fica sozinho com o guarda-redes adversário mas dispara à figura do guardião adversário.

43' - Com o intervalo praticamente a chegar, o Sporting continua a perder e sem criar grande perigo para a baliza adversária.

38' - Mané, aproveita uma sobra no interior da área, mas atira muito torto por cima da baliza adversária.

35' - Com várias alterações no onze inicial, o Sporting tem acusado alguma falta de entrosamento ofensivo. A equipa liderada por José Peseiro tenta procurar o caminho para o golo, mas a muralha ucraniana vai resistindo. 

30' - Acuña e Bruno Fernandes têm sido das unidades mais ativas no ataque verde e branco, mas a defensiva ucraniana tem mostrado estar coesa. 

25' - O Sporting vai dominando a partida no seu meio-campo ofensivo, mas a formação de José Peseiro está pouco consequente. O guardião da equipa ucraniana tem sido praticamente um espectador.

Confira aqui o lance do golo do Vorskla.

Curiosidade: O equipamento usado esta tarde pelo Sporting foi imposto pela UEFA exclusivamente para esta partida. As camisolas e calções não estarão disponíveis nas lojas.

17' - A correr atrás do resultado, os leões tentam pressionar no ataque, mas a formação ucraniana não tem permitido grandes veleidades à formação leonina.

13' - O Sporting está a correr atrás do resultado e pressiona no ataque.

10' - GOLO para o Vorskla! Kulach marca após desatenção defensiva. Mau alívio de André Pinto terminou com a bola a sobrar para o adversário que rematou de longe e bateu Salin.

8' - Cartão amarelo para Artur por travar contra-ataque de Diaby.

6' - Diaby, lançado na frente de ataque com um passe longo, não chega a tempo de fazer golo. Que grande passe de Bruno Fernandes.

5' - Primeiros minutos muito mornos na Ucrânia. As duas equipas tentam encaixar e ninguém arrisca um milímetro.

1' - Já rola a bola na Ucrânia. Sai a jogar o Sporting

0' - As equipas já estão no relvado e preparam-se para o apito inicial. Eis o hino da Liga Europa!

0' - O Sporting já testa o relvado do Vorskla Poltava. 

Onze do Vorskla: Shust, Perduta, Dallku, Chesnakov e Artur; Kulach, Skiliar, Sharpar e Rebenok; Kravchenko e Kolomets.

Onze do Sporting: Salin, Bruno Gaspar, Coates, André Pinto, Jefferson, Petrovic, Acuña, Bruno Fernandes, Nani, Mané e Diaby. 

Suplentes do Sporting: Renan, Montero, Ristovski, Raphinha, Jovane, Gudelj e Miguel Luís.

Antevisão: O Sporting defronta esta quinta-feira, na Ucrânia, o Vorskla Poltava, equipa do campeonato local, numa partida a contar para a Liga Europa.

Na primeira vez que as duas equipas se vão defrontar, o principal destaque do lado dos leões vai para Nani, jogador que esteve ausente do último jogo da equipa de Alvalade por 'castigo interno' depois de se mostrar insatisfeito com o facto de ter sido substituído.

Num jogo em que os leões poderão dar um passo concreto para a passagem a próxima fase da competição, será de esperar um leão aguerrido e a lutar pelos três pontos fora de casa.

Fique connosco e acompanhe todas as incidências deste encontro que tem início marcado para as 17h55.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório