Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Leonardo Ruiz avisa o Sporting: "O Vorskla é perigoso em contra-ataque"

Avançado cedido pelos leões ao Zorya já defrontou o rival do conjunto verde e branco e deixa algumas dicas sobre pontos fortes e aspetos a explorar.

Leonardo Ruiz avisa o Sporting: "O Vorskla é perigoso em contra-ataque"
Notícias ao Minuto

08:20 - 04/10/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

O Sporting desloca-se esta quinta-feira à Ucrânia para defrontar o 'desconhecido' Vorskla Poltava, equipa que na última temporada terminou no terceiro lugar do campeonato, atrás do Shakhtar Donetsk e do Dínamo Kiev, garantindo assim a presença na Liga Europa. Se para a maioria dos sportinguistas o conhecimento relativo ao conjunto liderado por Yuriy Vernydub é quase nulo, há uma espécie de 'espião' verde e branco que deixa uma ajuda. Leonardo Ruiz foi cedido pelo emblema de Alvalade ao Zorya esta época e há duas semanas defrontou a formação ucraniana - perdeu por 2-1.

"É uma equipa que joga muito em transições, sempre na defensiva e que procura constantemente o erro do adversário para depois aproveitar em contra-ataque, onde é muito perigosa", começou por dizer o colombiano, de 22 anos, em entrevista ao Desporto ao Minuto, frisando que este é "o principal ponto forte e para o qual o Sporting terá que ter muito cuidado". "Sem posse, é uma equipa que está sempre junta, compacta e com muita garra. Não tem nenhum jogador que seja a figura. Destaca-se pelo coletivo e pela entreajuda que demonstra sempre", acrescentou.

Mesmo assim, Leonardo Ruiz não tem dúvidas de que o Sporting "é favorito" e "tem todas as condições para conseguir vencer o jogo". "Tem que jogar como sempre joga, ou seja, a assumir o jogo, a tentar desmontar a 'muralha' do Vorskla, a criar oportunidades e, seguramente, mais tarde ou mais cedo, os golos vão aparecer. Terá que ter paciência porque eles não vão sair lá de trás", frisou.

Devido aos compromissos do Zorya, o avançado não poderá assistir à partida no estádio, até porque a viagem de autocarro dura cerca de seis horas. Contudo, Ruiz garante que estará atento à televisão para dar todo o apoio aos leões: "Infelizmente não poderei ir, mas já falei com alguns dos meus companheiros. Desejo-lhes toda a sorte, a todos eles e ao Sporting."

Notícias ao MinutoLeonardo Ruiz foi cedido pelo Sporting ao Zorya e já defrontou o Vorskla Poltava.© Instagram

Um sonho para o qual continua a lutar

Depois de ter brilhado no arranque da temporada na Liga Revelação, apontando três golos no triunfo (5-4) da equipa de sub-23 do Sporting no Bonfim, diante do V. Setúbal, Leonardo Ruiz acabou por ser informado pelos responsáveis leoninos que seria cedido ao Zorya. O atacante respeita decisão, mas não esconde alguma tristeza por não ter tido uma oportunidade na equipa principal.

"São decisões eu tenho que respeitar. Estou sempre a trabalhar com o máximo empenho para merecer uma oportunidade de pertencer ao plantel principal. Claro que quero e trabalho para isso! Adoraria ter ficado, mas agora só quero pensar no Zorya, ajudar a equipa e trabalhar para que outra oportunidade surja no futuro", confessou, sublinhando: "Acredito muito no meu talento e é um meu sonho jogar na equipa principal. Agora, já que estou aqui, quero crescer como jogador. Esse é o principal objetivo do empréstimo. Quando voltar, se tiver uma oportunidade, quero agarrá-la."

Notícias ao MinutoColombiano destacou-se na pré-época e despediu-se dos leões com um hat-trick pela equipa de sub-23.© Global Imagens

Gratidão ao Boavista

Leonardo Ruiz chegou a Portugal em 2014, proveniente dos colombianos do Atlético Nacional, para representar o FC Porto, a título de empréstimo. Logo na primeira época apontou 29 golos em 36 jogos pela equipa de júniores dos dragões e na segunda assinou nove em 28 partidas pela B. Um rendimento que, no entanto, não chegou para convencer os responsáveis azuis e brancos a avançar para a sua contratação. O Sporting chegou-se à frente e garantiu o avançado, em 2016. Seguiram-se 12 golos pela formação secundária dos leões até ser cedido ao Boavista na última temporada.

"Foi uma época de aprendizagem na Primeira Liga. Gostei muito do clube e das pessoas. Foram fantásticos comigo e sinto que evolui muito", referiu o jovem, admitindo ter ficado com um carinho especial pelo emblema do Bessa, onde marcou um golo em 21 encontros. 

Notícias ao MinutoAvançado apontou um golo em 21 jogos durante o empréstimo ao Boavista, na última época.© Global Imagens

Na Ucrânia à procura de um... barbeiro

Há cerca de um mês na Ucrânia, Leonardo Ruiz está ainda a adaptar-se aos companheiros e ao estilo do futebol, mas também ao país e à cultura. Fora das quatro linhas, o jogador tem tentado conhecer os melhores sítios de primeira necessidade, nomeadamente centros comerciais, restaurantes e até... barbeiros. Em Portugal, o colombiano era cliente assíduo do famoso Binho Black, o cabeleireiro que cuida da imagem de inúmeros craques do futebol, mas agora, no Leste da Europa, foi obrigado a encontrar alternativas. 

"Muito difícil! Está bastante complicado... O nível no Binho está muito alto e cá é difícil encontrar essa qualidade. Eu comecei a trabalhar com ele em Lisboa, depois fui para o Boavista e ele ia lá cortar-me o cabelo a casa. É um excelente profissional e uma pessoa cinco estrelas", atirou, entre risos, assegurando que, para já, está a "gostar da experiência" e sente "vontade de triunfar".

Notícias ao MinutoLeonardo Ruiz ficou encantado com a vida em Portugal, onde criou várias amizades, entre elas Binho Black, o barbeiro dos craques.© Instagram

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório