Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Polémica na Fundação Messi: Argentino perde processo contra jornal

Jogador do Barcelona exigia uma indemnização superior a 200 mil euros por "atentado à honra".

Polémica na Fundação Messi: Argentino perde processo contra jornal
Notícias ao Minuto

08:26 - 02/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Espanha

O Tribunal de Primeira Instância número 4 de Gavá, em Barcelona, não deu razão a Lionel Messi no processo por si interposto contra o jornal espanhol ABC, devido às notícias que apontavam para irregularidades nas contas da Fundação do internacional argentino.

As peças em causa davam conta de um alegado esquema montado pelos representantes do jogador, com o intuito de “ocultar”, pelo menos, dez milhões de euros dos Fiscos espanhol e argentino, entre 2007 e 2015, valor proveniente de contratos assinados com patrocinadores.

O avançado do Barcelona exigiu, a Javier Chicote (redator de investigação do jornal) e Bieito Rubido (diretor), uma indemnização no valor de 202 786 euros por “atentado à honra”. No entanto, o Tribunal ignorou a queixa, elogiando a “diligência profissional” com que a publicação trabalhou.

“Os dados são verídicos, porque o jornalista cumpriu com a diligência exigível, e porque a informação, não só é verídica, como não foi provado que não seja verdadeira”, pode ler-se na sentença.

“Os números e dados informativos apresentados pelo jornalista são verídicos, pois são obtidos de uma fonte rigorosa e objetiva, como são as contas e registos depositados no Protetorado de Fundações da Generalitat, pelo que o jornalista levou a cabo uma atividade de comprovação da veracidade da informação divulgada”, acrescenta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório