Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Jovane mostra as garras e 'implora' mais minutos a Peseiro

Jovem avançado participou em sete jogos dos Sporting na presente temporada e contribuiu para... sete golos. Números que justificam maior aposta, em especial com as dúvidas em torno da data de regresso de Nani às opções do treinador verde e branco.

Jovane mostra as garras e 'implora' mais minutos a Peseiro
Notícias ao Minuto

08:03 - 01/10/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Sporting

Jovane Cabral consolidou, este fim de semana, o estatuto de jogador-revelação da temporada 2018/19 em Alvalade, ao ser decisivo para a vitória do Sporting, por 2-0, sobre o Marítimo, referente à sétima jornada da I Liga.

Sem Nani, que cumpre castigo após a reação negativa à substituição diante do Sporting de Braga, o avançado de 20 anos mereceu honras de titular e retribuiu em pleno a confiança que lhe foi dada por José Peseiro.

O luso-cabo-verdiano não marcou nem assistiu, é verdade, mas disse ‘presente’ nos dois golos verde e brancos. Aos 11 minutos, fez o (belo) passe que isolou Raphinha, no lance que originou a grande penalidade que seria cobrada por Bruno Fernandes. Aos 35, sofreu a falta que deu o pontapé-livre que terminaria com o golo de Fredy Montero.

Feitas as contas, a nova coqueluche de Alcochete participou em sete dos oito jogos oficiais do Sporting esta temporada. Neste lote de encontros, a equipa de José Peseiro marcou um total de 13 golos, dos quais sete contaram com o contributo de Jovane.

O jovem jogador estreou-se pela equipa principal dos leões na jornada inaugural do campeonato, frente ao Moreirense, tendo entrado aos 70 minutos para o lugar de Nani. Apenas quatro minutos depois, sofreu a falta que daria uma grande penalidade concretizada por Bas Dost.

Na semana seguinte, rendeu Josip Misic aos 59 minutos de jogo, e só precisou de sete minutos para assistir Nani para o tento da vitória sobre o Vitória de Setúbal. Na terceira jornada, o avançado não saiu do banco e o Sporting perdeu os primeiros pontos da temporada, ao empatar no estádio da Luz.

O primeiro dia de setembro trouxe o regresso de Jovane aos jogos… e às decisões: Substituiu Jefferson pouco depois da hora de jogo, e, a dois minutos dos 90, fez o golo da vitória sobre o Feirense. A ação valeu-lhe a primeira titularidade pela equipa principal na estreia do Sporting na Taça da Liga, frente ao Marítimo, onde conquistou mais um penálti… que deu mais um golo.

O jogador voltou ao banco frente ao Qarabag, para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, de onde só saiu aos 87 minutos, para o lugar de Raphinha. O tempo era escasso, mas fez questão de deixar a sua marca, ao assinar o golo da tranquilidade leonina.

Quatro dias depois, voltou a ser suplente, frente ao Sporting de Braga. Entrou aos 72 minutos, mas, ao contrário do que sucedeu em todos os outros jogos, não conseguiu fazer das suas e José Peseiro acabou por sofrer a primeira derrota da temporada.

Ausência de Nani abre porta

Números impressionantes, ainda para mais se tivermos em conta que Jovane Cabral é apenas o 14.º jogador do Sporting no que a minutos disputados diz respeito: são 166, menos 32 do que Nemanja Gudelj, que só se estreou no encontro com o Marítimo para a Taça da Liga, no passado dia 16 de setembro.

Aliás, de todos os jogadores já utilizados por José Peseiro em 2018/19, só sete somam menos minutos nas pernas do que o avançado: Bas Dost (135), Radosav Petrovic (108), Bruno Gaspar (90), Josip Misic (59), Luc Castaignos (29), Wendel (22) e Abdoulay Diaby (7).

Nani e Raphinha têm sido as opções prediletas do técnico para ocupar as alas do ataque verde e branco, mas o afastamento do internacional português (resta ver até quando) deixa as portas da titularidade ‘escancaradas’ para um dos mais decisivos jogadores de todo o plantel até à data.

O Sporting regressa à competição na quinta-feira, em Poltava, na Ucrânia, para defrontar o Vorskla, em partida a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. Nova oportunidade à vista para Jovane… se a produtividade tiver uma palavra a dizer.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório