Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mourinho: Entre a maldição de Ferguson e o título de 'hated one'

O Manchester United não vivia uma época desportiva (e não só) tão negativa em termos de resultados desde a temporada de 1989/90.

Mourinho: Entre a maldição de Ferguson e o título de 'hated one'
Notícias ao Minuto

08:12 - 30/09/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Depois de mais um sábado de desastre, o Manchester United soma, neste momento, apenas 10 pontos em 21 possíveis na classificação geral da Premier League. Com sete jornadas decorridas, em termos comparativos, pode já afirmar-se que o clube de Old Trafford não atravessava período tão negro desde a longínqua temporada de 1989/90, quando Alex Ferguson era o homem ao leme da equipa.

Um registo que, porém, encontra paralelo na época de 2013/2014, altura em que o emblema do norte de Inglaterra somava, à passagem para a oitava jornada, 10 pontos em sete jogos. Contudo, com David Moyes, o técnico nesse momento, a diferença entre golos marcados e sofridos era superior ao balanço atual de José Mourinho. Um balanço negativo entre golos marcados e sofridos  de 10 para 12, a que há que somar a eliminação na Taça da Liga e que alimenta um portofólio de críticas que tem vindo a engrossar.

Críticas pelos resultados e pelo mal estar interno: Um mal que já não é de hoje

A última semana em Manchester ficou marcada pelo conflito entre José Mourinho e Paul Pogba, que surgiu após o treinador português ter retirado o internacional francês da hierarquia de capitães. Mais um capítulo de uma história que viveu novo sobressalto, na sequência do vídeo protagonizado pelo gaulês no decorrer da eliminação dos red devils para a Taça da Liga.

Porém, muitos outros jogadores também passaram por situações semelhantes com José Mourinho e alguns deles bem conhecidos dos portugueses. É o caso de Pepe, que perdeu a titularidade no Real Madrid durante vários jogos e acabou por se queixar da situação. 'Azar' semelhante teve também Iker Casillas. A chegada de Mourinho ao Bernabéu interrompeu 16 anos de titularidade do atual guarda-redes FC Porto no clube merengue, uma vez que Mourinho acabou por relegar o internacional espanhol para o banco de suplentes pouco depois da sua chegada.

Também Cristiano Ronaldo, agora na Juventus, teve problemas com o Special One. Ninguém esquece o momento em que Mourinho afirmou que o melhor Ronaldo era o brasileiro e não CR7. Tirando os portugueses, há outros nomes na ‘lista negra’ de Mourinho, tal como Mario Balotelli, Eden Hazard, Diego Costa e outros que ainda militam atualmente no plantel orientado pelo treinador luso. De acordo com o Daily Mail, os defesas Baily e Luke Shaw, o médio Andreas Pereira e os avançados Martial e Rashford garantiram que caso Mourinho não fosse afastado pretenderiam sair no mercado de inverno.

Jogadores criticam Mourinho e o luso ‘ataca’ o mercado

Resultados, conflitos com jogadores e agora o mercado. Nesta espécie de ‘triângulo das bermudas’, o atual momento do Manchester United pode ser avaliado a partir de diversos ângulos. E José Mourinho sempre alertou, sobretudo no último mercado de transferências, que a sua equipa não estava à altura dos seus rivais, tais como Chelsea e Liverpool.

"Gostava de ter mais dois jogadores, mas uma coisa é o que eu gostaria, outra é o que vai acontecer”, referiu Mourinho no decorrer do mês de julho. Jogadores esses que ficaram no papel, visto que o emblema inglês contratou apenas três atletas: o veterano guarda-redes Lee Grant (ex-Stoke), o defesa português Diogo Dalot (ex-FC Porto) e o médio brasileiro Fred (ex-Shakhtar).

Apesar disso, só neste trio o United dispensou 82,7 milhões de euros, sendo que Mourinho já contratou 10 jogadores desde que se encontra em Old Trafford e o valor gasto ascende a 432 milhões de euros.

E a maldição terá algum peso nisto tudo?

O Manchester United sempre se pautou por apresentar uma grande estabilidade no seu banco técnico, nomeadamente nas últimas décadas em que Alex Ferguson ‘reinou’ em Old Trafford por 27 anos. Mas após a saída do escocês caiu uma ‘maldição’ sobre o Teatro dos Sonhos que se transformou em pesadelo para os técnicos seguintes: David Moyes aqueceu o banco por uma época, Ryan Giggs nem isso, Louis van Gaal conseguiu duplicar o seu tempo de vida em solo britânico e Mourinho entrou ahora para a sua terceira época, mas os meios de comunicação britânicos já traçam a rota de saída para o treinador português.

Com ou sem maldição Mourinho perde muito mais desde que chegou a Terras de Sua Majestade. No FC Porto, o técnico oriundo de Setúbal somou 68 jogos e contabilizou uma média de pontos de 2,19, depois rumou ao Chelsea, onde contabilizou 184 jogos e uma média 2,23 pontos, seguindo-se o Inter, emblema onde registou 108 jogos e 2,12 pontos por jogo. A carreira do luso prosseguiu, depois, em Espanha, onde realizou 178 jogos pelo Real Madrid, com uma média de pontos de 2,30. O pior veio a seguir: na sua segunda aventura pelo Chelsea ficou-se por uma média de 1,96 e no Manchester United pouco melhor, 2,02 em 129 jogos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório