Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Em dia de festa, Soares apaga as velas e oferece liderança ao FC Porto

Avançado rendeu o lesionado Aboubakar aos 63 minutos, e, já bem perto dos 90, aproveitou uma 'oferta' de Cláudio Ramos para marcar o golo da vitória azul e branca, que esta sexta-feira celebra 125 anos de existência.

Em dia de festa, Soares apaga as velas e oferece liderança ao FC Porto

O FC Porto é o novo líder – provisório – da I Liga, após bater o Tondela por 1-0, em partida referente à sexta jornada da prova. Um golo solitário do regressado Soares, a apenas cinco minutos dos 90, permite à equipa de Sérgio Conceição ultrapassar o rival do Benfica, seu adversário no próximo fim de semana.

Cláudio Ramos, o herói...

Em dia de 125.º aniversário, o FC Porto desde cedo mostrou que pretendia apagar as velas com um sorriso no rosto. Agressiva na recuperação da bola, a equipa de Sérgio Conceição encostou o Tondela às cordas e foi protagonista de um autêntico festival de oportunidades desperdiçadas no primeiro tempo.

Otávio agitou as hostes do lado direito, mas foi a partir do lado esquerdo, quando Yacine Brahimi conseguiu ter mais jogo, que os dragões começaram a criar perigo. Aos nove minutos, o argelino atirou forte para bela defesa de Cláudio Ramos. No minutos seguinte, cruzou para Marega rematar às malhas laterais.

Marega que esteve presente nas três ocasiões de golo que se seguiram: aos 16 ‘disparou’ para nova defesa de Cláudio Ramos – uma barreira intransponível nos primeiros 45 minutos – aos 41 ficou a centímetros do golo, e, aos 43, serviu Aboubakar em ‘bandeja de prata’, mas o camaronês não chegou a tempo para emendar o passe.

A última jogada antes do recolher para o intervalo acabou, no entanto, por ser a mais perigosa. Alex Telles marcou um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque azul e branco, e, na área, apareceu Sérgio Oliveira a cabecear ao poste. Não havia como a bola entrar.

Do outro lado, os homens de Pepa iam-se vendo ‘às aranhas’ com a intensidade do ataque do FC Porto. Nas poucas ocasiões em que conseguiram afastar a pressão, a bola acabou invariavelmente em Murillo, principal referência atacante do Tondela, que, algo sozinho, fez o que pôde para lutar contra a maré.

… que virou vilão

Na segunda parte, o Tondela conseguiu acalmar o ímpeto atacante do FC Porto, que, embora tenha permanecido ‘instalado’ no meio-campo adversário, deparou-se com dificuldades acrescidas em encontrar o caminho para a baliza à guarda de Cláudio Ramos.

Frustrado com aquilo que estava a ver, Sérgio Conceição arriscou e lançou Jesús Corona para o lugar de Sérgio Oliveira. O mexicano mostrou vontade e qualidade técnica, mas os cruzamento para a grande área beirã revelaram-se infrutíferos.

Foi então que, aos 85 minutos, quando a partida parecia destinada a terminar empatada, surgiu o golo da vitória azul e branca. Cláudio Ramos, que estava a ser um dos melhores em campo, tentou agarrar um remate de longe de Brahimi, não conseguiu e deixou a bola nos pés de Soares – que tinha regressado aos relvados pouco antes, para o lugar do lesionado Aboubakar– que só teve de encostar.

A vitória custou, mas surgiu, e permite ao FC Porto ascender à liderança isolada de forma provisória, após o empate do Benfica em Chaves. Agora, é o Sporting de Braga que tem a palavra. Se vencer, no domingo, o Belenenses SAD, sobe ao topo da classificação… em véspera de Clássico entre águias e dragões.

Quanto ao Tondela, que continua a somar cinco pontos, é 11.º classificado, mas arrisca perder posições em caso de vitória dos adversários na luta pela manutenção.

Momento do jogo: Cláudio Ramos parecia uma muralha verdadeiramente intransponível, mas no melhor pano acabou por cair a nódoa. Confiante de que conseguiria segurar um remate de Brahimi, o guarda-redes do Tondela deixou-o escapar. Um ‘presente’ que Soares desembrulhou para dar a vitória ao FC Porto.

--------------------------------------------------------------------

90' - Apito final no Dragão. O FC Porto bate o Tondela por 1-0 e ascende provisoriamente à liderança isolada do campeonato.

90+4 - Cartão amarelo para Jaquité. O jogador do Tondela derrubou Otávio quando este partia para o contra-ataque.

85' - GOOOOOOOOOLOOOOO do FC Porto! Que erro tremendo de Cláudio Ramos! Após um remate de fora da área de Brahimi, Cláudio Ramos tentou agarrar a bola, não conseguiu e deixou-a à mercê de Soares, que só teve de encostar para o 1-0.

80' - Sérgio Conceição esgota as alterações. Entra Hernâni para o lugar de Maxi Pereira.

78' - 17 minutos depois de entrar, Delgado recebe o cartão amarelo. O chileno entrou com tudo sobre Jesús Corona.

70' - Mais uma substituição por lesão, desta feita no Tondela. Jaquité rende Hélder Tavares, que estava a ser um dos elementos mais importantes da equipa de Pepa.

66' - Cartão amarelo para Joãozinho. O lateral do Tondela rasteirou Jesús Corona nas imediações da grande área beirã.

63' - Mudança forçada no FC Porto. Aboubakar, com queixas na perna esquerda após um lance na grande área, dá o lugar ao regressado Soares.

61' - Pepa também promove uma alteração. O treinador do Tondela coloca Juan Delgado no lugar de Xavier.

59' - Sérgio Conceição mexe pela primeira vez na equipa. Sai Sérgio Oliveira, entra Jesús Corona.

58' - O Tondela tenta responder, mas o remate de longe de Tomané sai muito ao lado.

57' - Novo cartão amarelo para o FC Porto. Sérgio Oliveira agarrou Hélder Tavares e foi admoestado pelo árbitro.

55' - Marega volta a tentar o golo. O maliano combinou com Otávio e rematou de primeira para mais uma defesa de Cláudio Ramos.

53' - Luís Godinho mostra o cartão amarelo a Tomané. O avançado do Tondela derrubou Héctor Herrera quando este partia para o contra-ataque.

46' - Arranca a segunda parte do FC Porto-Tondela. A equipa da casa parte com a bola.

45' - Intervalo no estádio do Dragão. O FC Porto, pese embora as várias oportunidades de que dispôs, não conseguiu romper a muralha beirã e recolhe aos balneários com um nulo no marcador.

45+1' - Gritou-se golo no Dragão! Alex Telles cruzou a bola para o coração da área, onde apareceu Sérgio Oliveira a cabecear em cheio no poste.

43' - O que acaba de falhar Aboubakar! Depois de uma jogada de contra-ataque, Marega recebe a bola e, face à saída de Cláudio Ramos, deixa-a no avançado, que, sem oposição, falha por pouco a bola.

41' - Marega volta a ficar perto do golo. Após uma jogada de insistência, a bola sobrou para o internacional maliano, que, de primeira, atirou forte e a centímetros da baliza do Tondela.

25' - Volta a cheirar a golo no Dragão! Herrera rematou forte de fora da grande área. Valeu (mais uma vez) Cláudio Ramos a esticar-se para afastar a bola da baliza.

16' - O FC Porto mais uma vez muito perto do golo! Herrera assistiu Marega, que, com um toque subtil, escapou à marcação e atirou para mais uma boa defesa de Cláudio Ramos.

14' - O primeiro cartão amarelo do jogo vai para Maxi Pereira. O internacional uruguaio entrou de forma ríspida sobre Xavier no meio-campo.

10' - O FC Porto volta a ficar perto do golo. Brahimi cruzou para o coração da área, onde apareceu Marega a antecipar-se aos centrais do Tondela e a atirar às malhas laterais.

9' - Primeira ocasião de perigo no Dragão a pertencer ao FC Porto! Brahimi recebeu a bola no lado esquerdo do ataque, fletiu para dentro e rematou forte para bela defesa de Cláudio Ramos.

0' - Luís Godinho dá o apito inicial no Dragão. É o Tondela a dar o pontapé de saída no encontro da sexta jornada da I Liga.

'Onze' do FC Porto: Casillas; Maxi Pereira, Éder Militão, Felipe, Alex Telles; Sérgio Oliveira, Héctor Herrera, Otávio; Yacine Brahimi, Moussa Marega e Vincent Aboubakar.

Suplentes: Vaná, Chidozie, Hernâni, Óliver Torres, Corona, André Pereira e Soares.

'Onze' do Tondela: Cláudio Ramos; David, Ícaro Silva, Ricardo Costa, Joãozinho; Hélder Tavares, Bruno Monteiro, Murillo, Xavier; Peña e Tomané.

Suplentes: Pedro Silva, Jaquité, Pité, Delgado, Moufi, Ricardo Alves e Arango.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório