Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Afonso Brito: O 'doutor' com a receita para uma carreira de sucesso

Internacional sub-19, emprestado pelo Sp. Braga aos espanhóis do Jumilla, divide a paixão entre o futebol e a medicina.

Afonso Brito: O 'doutor' com a receita para uma carreira de sucesso
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/09/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Afonso Brito tem dois amores! Neste momento, o jovem sabe do qual gosta mais e, por isso, decidiu optar pela paixão mais antiga. O futebol sobrepôs-se à medicina, levando o jogador de 19 anos, que à habilidade com a bola nos pés junta o espírito de missão de salvar vidas, a correr atrás do sonho.

"Ser futebolista sempre foi um sonho, mas nunca descurei os estudos. Por isso é que entrei na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Isso também me salvaguarda para o futuro, pois é algo que eu também adoro fazer. No ano passado tive que tomar esta decisão e optei por lutar por este sonho. É claro que esta fase é sempre complicada, porque são os primeiros de sénior, mas vamos ver no que isto dá", começou por explicar o médio, ligado contratualmente ao Sp. Braga até 2020, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, revelando como é que a medicina apareceu na sua vida.

"Não foi uma paixão que surgiu muito cedo, ao contrário do futebol. É uma área que tanto os pais como os professores incentivam e, de facto, sempre fui bom na área das ciências. Por influência de professores e pelo meu próprio desenvolvimento enquanto pessoa fui tendo este gosto pela medicina e a verdade é que é uma área que gosto muito. Talvez o futebol seja um sonho e a medicina a meta de uma pessoa normal, digamos assim", detalhou o também aluno que entrou no ensino superior com uma média de 18,53.

Apesar destes dois caminhos em aberto, Afonso Brito só 'corre' em direção à bola. No primeiro ano de sénior, o futebol, paixão que herdou do pai e do avô, passou a ser a sua grande prioridade."Até ao secundário foi fácil conciliar com os estudos, mas depois tornou-se complicado, até porque coincide com uma fase mais profissional do futebol. No ensino superior é quase impossível. No final do primeiro semestre do último ano letivo, ou seja, o meu primeiro ano enquanto profissional de futebol, o Sp. Braga falou comigo e decidimos cancelar a inscrição.Continuo a ter a vaga garantida, se quiser voltar, volto, mas agora só me quero dedicar ao futebol", sublinhou.

Notícias ao MinutoAfonso Brito foi cedido esta temporada pelo Sp. Braga aos espanhóis do Jumilla, da Segunda Divisão B, clube treinado pelo português Leonel Pontes.© D.R. Notícias ao Minuto

Um percurso sempre com o título de campeão

Sempre de ideias bem fixas, o jovem cedo demonstrou facilidade em se adaptar às adversidades. Aos cinco anos começou a dar os primeiros pontapés na bola no Feirense e foi daí que partiu, de armas e bagagens, para Lisboa, para representar o Sporting, em 2011. Seguiu-se um regresso ao ponto de partida, até se mudar para a Sanjoanense e mais tarde para o Boavista.

"O meu processo de formação foge um pouco àquilo que são os tramites normais de um processo de formação de um atleta, pois a verdade é que andei sempre a saltar de clube em clube e de associação em associação. No entanto, tirando o fator da instabilidade associada a isso, sempre encarei a mudança como uma vantagem, pois são diferentes formas de trabalhar, maneiras distintas de ver o futebol e é sempre uma boa aprendizagem, pois somos obrigados a sair da nossa zona de conforto", vincou o jovem, que pautou este seu percurso por sucessos permanentes, funcionando com o uma espécie de talismã para o clube que representava.

Foi, de resto, esta mudança constante que lhe permitiu alcançar um feito pouco habitual. Neste momento, Afonso é o único jogador luso a sagrar-se campeão distrital nas camadas jovens por quatro Associações de Futebol diferentes: quatro na AF Aveiro, dois na AF Lisboa, um na AF Porto e dois na AF Braga. "Tive sempre grandes grupos de trabalho que me ajudaram a alcançar esses objetivos. Mas claro que também houve muito trabalho, dedicação e sacrifício", referiu, frisando: "Temos que nos adaptar a novos ambientes, existe sempre o processo de adaptação. Felizmente, por ter uma personalidade forte, sempre consegui, de certa forma, combater essas adversidades de inserção num novo grupo. Passei dificuldades, como toda a gente, mas consegui obter sucesso."

Notícias ao MinutoJovem médio soma 12 internacionalizações - seis pelos sub-18 e outras tantas pelos sub-19.© D.R. Notícias ao Minuto

À conquista dos 'nuestros hermanos'

Esta temporada, Afonso Brito emigrou pela primeira vez na carreira. Leonel Pontes assumiu o comando dos espanhóis do Jumilla, da Segunda Divisão B, e convidou o jovem a rumar a terras de 'nuestros hermanos'. Determinado em evoluir, o jovem aceitou e acabou cedido pelo Sp. Braga.

"Nestes dois meses e meio em Espanha já aprendi imenso, é o meu primeiro ano de sénior, com um treinador com muita experiência e com companheiro que, apesar de ser um clube de Segunda Divisão B, têm muita qualidade. Este é um campeonato muito mais competitivos e com maior qualidade do que a nova Liga Revelação e, inclusive, a Segunda Liga Portuguesa. Já defrontei jogadores com muita qualidade, equipas agressivas e que me vão dar a experiência que é sempre importante para um jovem que está a dar os primeiros passos no futebol sénior", contou, enaltecendo o papel de Leonel Pontes: "Tem-me ajudado muito e sinto que confia em mim e isso é muito importante."

Notícias ao MinutoJogador de 19 anos sonha um dia dar o 'salto' para a Premier League e chegar à Seleção A.© D.R. Notícias ao Minuto

Um objetivo bem traçado

Com 12 internacionalizações, seis nos sub-18 e outras tantas nos sub-19, Afonso Brito não esconde a desilusão por ter falhado a presença no Campeonato da Europa de 2019, que viria a consagrar Portugal. Mesmo assim, o jovem garante ter ficado "muito feliz" com a conquista dos companheiros e confessa que já tem bem assinalada a próxima meta. 

"Tinha o objetivo claro estar presente, admito! Fiz parte de um processo de preparação de dois anos, nos escalões de sub-18 e sub-19, estive inserido nos diferentes grupos de trabalho, sendo que muitos deles estiveram na fase final da prova, e, portanto, de certa forma, sinto que faço parte dessa conquista. Mas também não vou esconder, até porque seria hipócrita da minha parte, uma certa frustração de não ter participado. O que é certo é que o comboio passa... Fiquei muito feliz pela conquista dos meus colegas, de toda a equipa técnica e do staff, são um grupo fantástico, e agora só quero olhar para novos horizontes. Quero estar no Campeonato do Mundo de sub-20, é um dos objetivos bem definidos que tenho para esta época e tudo farei para o conseguir. Terei oportunidade para corrigir alguns erros que cometi no passado e isso é sempre uma aprendizagem", sublinhou.

Com os pés bem assentes no chão, Afonso espera poder seguir a receita para uma carreira de sucesso. A chegada à Seleção A e à Premier League são os maiores sonhos de um 'doutor' craque, que, aos 19 anos, respira saúde e... muito futebol.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório