Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

João Félix: o menino prodígio que aponta para um futuro de estrela

Jovem médio estreou-se a titular, foi a grande figura do triunfo do Benfica (2-0) sobre o Desp. Aves e acabou ovacionado de pé, aos 50' minutos, quando saiu lesionado.

Notícias ao Minuto

08:00 - 24/09/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

Depois de Gedson encantar, surgiu um novo talismã a brilhar nos olhos dos benfiquistas e a encher de esperança o futuro encarnado. João Félix, um menino prodígio, de 18 anos, desperdiçado no passado pelo FC Porto e moldado à imagem do novo paradigma das águias, no Caixa Futebol Campus. Depois de ter 'tocado' no céu ao marcar o golo que valeu o empate (1-1) no dérbi frente ao Sporting, há um mês, o médio estreou-se a titular este domingo, na Luz, e assumiu o papel principal desde o apito inicial da receção ao Desp. Aves.

Os primeiros toques de magia foram esclarecedores e provaram que, de facto, Rui Vitória tinha enchido de confiança o miúdo. Logo no primeiro minuto sofreu uma falta que deu origem a um livre perigoso; aos 3', 'partiu' os rins a dois adversários e ganhou um canto; aos 4' colocou a bola no fundo da baliza de Bernardeau, mas viu o lance ser-lhe invalidado por fora-de-jogo; aos 14', caiu na grande área avense e fez despontar uma onda de protestos na Luz, apesar do árbitro Rui Costa nada ter assinalado.

Eram avisos mais do que suficientes para o que estava escrito nas estrelas: João Félix seria mesmo o homem da noite. Após as tentativas de Seferovic e Pizzi, foi o internacional sub-21 português a fazer saltar os benfiquistas das cadeiras. Sempre como grande maestro da equipa, Pizzi serviu, de bandeja, o jovem, que, à saída do guarda-redes contrário, com uma classe só ao alcance dos pré-destinados, 'picou' a bola e inaugurou o marcador.

A 'muralha' do Desp. Aves caía aos pés da nova coqueluche encarnada e o Benfica intensificava o domínio. Salvio ainda acertou no poste, mas no início do segundo tempo seria novamente o camisola 79 das águias a estar em evidência, desta vez por motivos menos felizes. Na sequência de um canto, o jovem caiu sozinho, ficou agarrado ao pé esquerdo, em claras dificuldades, deixando a ideia de que a mais que provável entorse o faria abandonar precocemente o relvado. E assim foi! Cervi entrou para o seu lugar e viria a fixar o resultado final, pouco depois, após uma assistência de André Almeida.

O Benfica venceu por 2-0 e João Félix saiu com um sentimento agridoce, apoiado pelos médicos do emblema encarnado. A ovação de pé dos mais de 50 mil adeptos presentes na Luz diz tudo: Este é dos que não engana, daqueles a quem se antevê um futuro brilhante e que certamente vai proporcionar muitos momentos de glória ao Benfica ao futebol português.

Confira as estatísticas do encontro:

Benfica   Desp. Aves
24 Remates 12
13 Cantos 3
15 Faltas cometidas 18
1 Cartões amarelos 4
0 Cartões vermelhos 0
68% Posse de bola 32%

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório