Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Um bom fim apagou uma exibição pobre. FC Porto vence, mas não convence

Golos de Aboubakar (10’) e Sérgio Oliveira (78’) carimbaram a vitória dos dragões sobre o Vitória de Setúbal.

Um bom fim apagou uma exibição pobre. FC Porto vence, mas não convence
Notícias ao Minuto

23:00 - 22/09/18 por Ruben Valente.

Desporto Resumo

Sérgio Conceição ainda não teve aquilo que, como disse antes do jogo, queria. A fibra de campeão ainda não foi colocada no relvado pelo FC Porto, mas pelo menos o técnico portista assegurou, este sábado, o mais importante: os três pontos. Os azuis e brancos foram ao Bonfim arrancar uma triunfo importante (2-0) diante de um Vitória de Setúbal que demonstrou ter muita raça.

Resumo: O Vitória de Setúbal não quis olhar para as estatísticas e entrou em campo a tentar travar, desde cedo, o poderio do FC Porto. Afinal de contas, os sadinos não venciam os dragões no Bonfim há 35(!) anos.

No entanto, nem a estratégia de três centrais evitou o golo madrugador de Aboubakar. Sim, Lito Vidigal quis ter a última linha de jogadores reforçada mas, num lance furtuito, o camaronês estava no sítio certo e ao minuto 10 fez o primeiro da partida.

Um golo que em nada contrastava com aquilo que estava a ser o início da partida. Um jogo muito atabalhoado por parte de ambas as equipas tornou feio o espétaculo. Um espetáculo que não melhorou muito conforme o relógio ia avançando. Mas, a falta de ideias de ambas as equipas até foi esquecida por momentos.

Aos 21 minutos, um dos lances que marcou o encontro e, os adeptos do V. Setúbal em particular. Hildeberto, isolado para a baliza, caiu perto da grande área e o árbitro nada assinalou para fúria dos adeptos sadinos presentes no Bonfim. Pediu-se falta e a expulsão de Felipe.

Voltando ao futebol propriamente dito, a equipa de Lito Vidigal não se escondeu nesta estratégia, que à partida, indicava ser defensiva. Pelo contrário. Contra-ataques rápidos e transições ofensivas apoiadas iam tentando desmontar a defensiva azul e branca. Ainda assim, o melhor que o V. Setúbal fez na 1.ª parte foi um remate acrobático de Valdu, que não surpreendeu Iker Casillas. O FC Porto acabou por recolher aos balneários em vantagem, mas a verdade é que não a ia justificando em termos de superioridade.

Os protestos da 1.ª parte transportaram-se para o segundo tempo e os segundos 45 minutos abriram com mais um lance polémico. O Vitória de Setúbal, por intermédio de Valdu, conseguiu fazer o empate, mas o árbitro Manuel Oliveira quis conferir a legalidade do lance. Depois de recorrer às imagens do VAR, o juíz da partida anulou o tento marcado por Valdu, por alegada mão na bola. O jogo seguiu e os sadinos ganharam uma alma maior.

Mais pressão, mais bola, mais confiança. A equipa de Lito Vidigal sentiu que podia chegar ao empate e não tirou o pé do acelerador. Quanto ao FC Porto era uma equipa… dormente, apática e desligada. Os dragões chegaram mesmo a passar por grandes dificuldades, perante uma formação sadina muito atrevida, sempre à boleia do desestabilizador Hildeberto.

No entanto, contra a corrente de jogo, eis que surge Sérgio Oliveira na partida, que nem um D. Sebastião. O jogo dos dragões era uma névoa imensa, mas uma ‘bomba’ do médio portista (que teve ajuda de Joel Pereira, guarda-redes do Vitória de Setúbal) selou aquele que viria a ser o resultado final. Uma exibição pobre do FC Porto, que foi premiado pela sua eficácia. Ainda não foi hoje que Sérgio Conceição teve a desejada fibra de campeão na sua equipa.

Uma vitória e três pontos para o FC Porto, que assim passa a somar 12 ao fim de cinco jornadas, estando agora provisoriamente no 1.º lugar da tabela classificativa. Já a formação do Sado fica no 12.º lugar com os mesmos 4 pontos.

_______________________________________________________________________________________

90+4'- FINAL DO JOGO! 

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.

84'- O Vitória de Setúbal sentiu (e de que maneira) o golo consentido...

78'- GOLO DO FC PORTO!!! Tiraço de Sérgio Oliveira de bola parada! Mas Joel Pereira fica mal batido na fotografia... Um golo contra a corrente do jogo que coloca os dragões mais descansados na partida.

75'- Novamente o Vitória! Pontapé de primeira de Dankler com a bola a desviar em Felipe e a sair perto da baliza de Casillas. Onde está a fibra de campeão, FC Porto?

67'- Que tiro de Hildeberto Pereira!! Casillas defendeu como pôde e Mendy ainda atirou ao lado na recarga. Mas já não contava, uma vez que o atacante dos sadinos estava em posição irregular.

65'- Alex Telles muito faltoso nesta partida. 

61'- O QUE PERDEU SÉRGIO OLIVEIRA! Na cara de Joel Pereira, após contra-ataque da equipa azul e branca, o médio acabado de entrar desperdiça a oportunidade e remata contra o guarda-redes sadino.

60'- Otávio sai e dá lugar a Sérgio Oliveira.

55'- O Vitória está por cima no encontro! O FC Porto passa agora por algumas dificuldades. 55' Cruzamento rasteiro de Hildeberto e Danilo tira no coração da área.

52'- ANULADO! Depois de visualizar as imagens do VAR, o árbitro Manuel Oliveira decidiu marcar falta por bola no braço de Valdu! O FC Porto continua assim em vantagem no marcador.

49'- GOLO DO VITÓRIA DE SETÚBAL!! No entanto, o árbitro vai recorrer ao VAR para analisar a legalidade do lance.

46'- Já se joga o segundo tempo!

45+1'- INTERVALO!

45+1'- Muitos protestos por parte dos adeptos do V. Setúbal em relação à arbitragem. Grita-se "gatuno" no Bonfim.

45'- Vai ser jogado mais um minuto nesta 1.ª parte.

39'- Cruzamento largo de André Sousa para a área portista. Valeu Alex Telles a evitar males maiores.

36'- Jogo morno nesta altura. Aproveite para recordar, aqui, o golo marcado por Aboubakar aos 10 minutos.

32'- Casillas!!! Remate acrobático de Valdu, mas o espanhol estava atento. Bom lance dos sadinos.

28'- Herrera muito interventivo no ataque.

25'- Há um defesa sadino em destaque nestes primeiros 25 minutos.

23'- Cartão amarelo para Hildeberto.

21'- Polémica em Setúbal! A equipa do Vitória pedia falta depois de um contra-ataque conduzido por Hildeberto. O jogador seguia isolado para a baliza e parece sofrer um toque na perna. O árbitro não considerou falta de Felipe e mandou jogar. A ser falta, o central do FC Porto poderia receber ordem de expulsão. Segue jogo com muitos assobios da bancada.

17'- GOLO DO FC PORTO!!!! Aboubakar é o marcador!! Cruzamento de Marega para Maxi, o uruguaio tenta o remate, mas é desarmado. A bola acaba por sobrar para o camaronês que inaugura o marcador. Está feito o primeiro da partida!!

16'- Responde o FC Porto! Brahimi tenta o primeiro golo do jogo!

15'- Nota importante. O Vitória de Setúbal não vence o FC Porto em casa há... 35 anos.

14'- Primeiro remate do encontro! Mano atira de longe ao lado da baliza de Casillas.

9'- Jogo com sabor especial para Herrera.

6'-Primeiro canto do jogo batido por Alex Telles. Sem perigo para a baliza de Joel Pereira.

5'- Primeiros minutos muito atabalhoados. As equipas ainda estão a tentar encontrar-se. Refira-se que o V. Setúbal joga esta noite com um sistema de três centrais.

1'- ROLA A BOLA EM SETÚBAL!

0'- As três equipas sobrem agora ao relvado.

0'- As equipas já realizaram os exercícios de aquecimento e recolhem agora aos balneários.

Onze do FC Porto: Casillas, Maxi, Militão, Felipe, Alex Telles; Danilo, Herrera, Otávio, Brahimi, Marega e Aboubakar. 

Onze do Vitória de Setúbal: Joel Pereira; Mano, Artur Jorge, Dankler, Vasco Fernandes e André Sousa; Mendy, Éber Bessa, José Semedo e Hildeberto; Valdu.

Depois do empate europeu, frente ao Schalke 04, o FC Porto quer este sábado voltar às vitórias. Sérgio Conceição está confiante de que isso vai acontecer, mas para ultrapassar a formação sadina, os dragões têm de estar no seu melhor, segundo o técnico.

Já a equipa de Lito Vidigal, o Vitória de Setúbal, quer romper com a fase de resultados menos positivos. Nos últimos quatro jogos soma dois empates e duas derrotas. 

A equipa sadina sabe que vai ter o campeão nacional pela frente, mas conta com o apoio dos adeptos para conseguir fazer frente ao poderio azul e branco. Fique connosco e acompanhe as principais incidências do encontro que terá início às 21h00, no estádio do Bonfim.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório