Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

'Maestro' Raphinha conduz 'sinfonia' de Alvalade à vitória

O Sporting venceu o Qarabag, esta quinta-feira, por 2-0, com golos de Raphinha (53') e Jovane (88').

'Maestro' Raphinha conduz 'sinfonia' de Alvalade à vitória
Notícias ao Minuto

21:58 - 20/09/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Liga Europa

O Sporting entrou na Liga Europa com o pé direito. O leão recebeu o Qarabag, esta quinta-feira, e carimbou um triunfo por 2-0, em jogo referente à primeira jornada da fase de grupos.

José Peseiro fez regressar Mathieu e Nani ao onze – ausentes devido a lesão – e ainda apostou na estreia de Gudelj a titular. No entanto, o sérvio entrou um pouco a 'medo' no terreno de Alvalade, tal como a própria equipa.

Os verde e brancos demoraram até conseguir tomar as 'rédeas' do jogo e procurar oportunidades para marcar. Enquanto isso, foi mesmo o Qarabag que tentou 'molhar a sopa', mas Salin acabou por evitar o pior, aos 10 minutos.

No entanto, o Sporting queria chegar ao golo e procurava espaço para as suas arrancadas ofensivas, principalmente pelo lado direito. E o golo acabou mesmo por surgir por esse mesmo lado, mas já lá vamos.

Aos 27 minutos, Raphinha teve uma boa ocasião para abrir o marcador, depois de um cruzamento de Nani, mas a defesa do clube do Azerbaijão estava atenta e cortou o esférico. O 'muro' não quebrava e o Sporting não conseguia passar a barreira até ao guarda-redes brasileiro.

E quando conseguia… Vagner defendia. Em cima do intervalo, Montero teve, literalmente, no calcanhar a possibilidade de inaugurar o marcador. Mas Vagner estava lá e não deixou.

O segundo tempo trouxe um Sporting mais organizado e coeso, com a estratégia melhor estudada e o inevitável acabava por surgir. Aos 53 minutos, Raphinha – novamente Raphinha – aproveitou um cruzamento de Nani, do lado direito, para atirar para o 1-0. Aqui, Vagner nem teve hipótese.

A partir daqui, o jogo pertenceu ao leão, sem grande resposta por parte do Qarabag. Os verde e brancos procuravam o conforto do segundo golo, com Bruno Fernandes – que esteve 'desaparecido' no duelo – a perder uma boa oportunidade aos 60 minutos.

Porém, a solução estava no banco de suplentes. Aos 88 minutos, 'acabadinho' de entrar na partida, para o lugar de Nani, Jovane Cabral aproveitou uma excelente assistência de Raphinha para marcar o 2-0.

Desta forma, o Sporting soma três pontos no primeiro duelo da fase de grupos da Liga Europa.

Momento do jogo: Raphinha marcou aos 53 minutos e o Sporting passou a controlar o duelo na totalidade. 

_______________________________________________________________________________________

90+5' - Termina o jogo em Alvalade. 

90+2' - Substituição no Sporting: Sai Montero para a entrada de Diaby. 

90' - Cinco minutos de tempo extra. 

88' - GOLOOOOOO! JOVANE! Acabado de 'saltar' do banco, Jovane aproveitou uma assistência de Raphinha para atirar para o 2-0. 

87' - Substituição no Sporting: Entra Jovane Cabral para a saída de Nani. 

85' - Sporting procura o segundo golo. 

77' - Estão 30.098 espetadores em Alvalade. 

75' - Substituição no Sporting: Sai Mathieu para a entrada de André Pinto. 

65' - O Sporting continua pressionante e tem dado poucas chances ao emblema azeri para visar a sua baliza. 

60' - O Sporting pressiona e procura o segundo na partida! Bruno Fernandes recupera uma bola no ataque depois de uma pressão alta dos pupilos de José Peseiro.

Veja o golo de Raphinha. 

53' - GOLOOOOOOOOOOOO! SPORTING! RAPHINHAAAAAAA! Nani cruza da direita, para o segundo poste, e o jovem leão Raphinha encosta para o primeiro dos verde e brancos em Alvalade.

50' - Vagner demora bastante tempo a repor a bola e a marcar pontapé de baliza. O Estádio de Alvalade assobia. 

46' - Começa o segundo tempo. 

45' - Intervalo em Alvalade. 

41'- VAGNER! MONTERO! QUE DESPERDÍCIO! Depois de uma recuperação de bola de Mathieu, Montero tentou, de calcanhar, marcar para os leões, mas Vagner amarrou o esférico, evitando o 1-0. 

38'- Remate de Ozobic mas passa muito longe da baliza de Salin. 

34' - Cartão amarelo para Madatov. 

31'- Estádio de Alvalade assobia jogador do Qarabag por estar a apertar as botas no terreno de jogo, obrigando o árbitro a parar o duelo. 

27'- Sporting cresce no jogo. Raphinha tenta aproveitar um cruzamento de Nani, mas a defesa do Qarabag estava atenta. 

22' - Partida disputada essencialmente no meio campo do Qarabag, com o Sporting a pressionar cada vez mais alto. 

15' - Jogo morno, neste momento, com o Sporting a procurar o erro do adversário. 

10' - SALIIIIIN! No contra-ataque, o Qarabag desmarcou-se em direção à baliza do Sporting. Valeu a 'mancha' de Salin, para evitar o primeiro golo da equipa do Azerbaijão e 'limpar' o erro de Coates.

7'- Vagner! Livre, do lado direito do ataque, cobrado por Mathieu para a defesa do guarda-redes da formação adversária. Bom momento para o Sporting!

5' - Raphinha cai dentro da grande área do Qarabag. O árbitro nada assinala e deixa seguir. 

2'-  Ritmo de jogo baixo em Alvalade, muito disputado a meio-campo. O Sporting procura a baliza adversárias mas sem sucesso, até ao momento. 

1'- Começa o encontro em Alvalade. 

0' - Fernando Santos marca presença no Estádio de Alvalade para acompanhar a partida dos leões frente ao Qarabag

0' - As equipas ultimam os preparativos para subir ao relvado. 

Onze do Sporting: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu e Acuña; Battaglia, Gudelj, Raphinha, Nani, Bruno Fernandes e Montero. 

Onze do Qarabag: Vagner; Medvedev, Badavi Huseynov, Rzezniczak e Guerrier; Diniyev e Garaev; Zouir, Ozobic e Madatov; Emeghara.

O Sporting recebe, esta quinta-feira, o Qarabag em jogo referente à primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Este que será o primeiro jogo de José Peseiro nesta competição, desde que regressou ao comando técnico dos leões. 

No somatório das competições, a formação verde e branca tem quatro vitórias e um empate, em cinco partidas. Desta feita, pretende fazer valer o 'factor casa' para fazer frente à formação do Azerbaijão. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório