Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

O pragmatismo levou a melhor numa noite agridoce para Renato

O Benfica perdeu diante do Bayern de Munique. Renato Sanches voltou a brilhar, no sítio onde sempre brilhou: no Estádio da Luz.

O pragmatismo levou a melhor numa noite agridoce para Renato
Notícias ao Minuto

08:40 - 20/09/18 por Ruben Valente.

Desporto Análise

Se dúvidas havia sobre o seu talento, esta quarta-feira elas ficaram desfeitas. Renato Sanches voltou a mostrar o Golden Boy de outros tempos e levou o Bayern de Munique a uma importante vitória no estádio da Luz, frente ao 'seu' Benfica, na estreia no Grupo E da Liga dos Campeões.

Num jogo de muito sacríficio, o Benfica teve muitas dificuldades, não na construção de jogo, mas no aproveitamento do último terço do terreno. A formação bávara fechou-se muito (e bem), o que deixava sempre os criativos encarnados com reduzidas opções.

Ainda assim, estatisticamente as águias não estiveram longe do Bayern. Até pelo contrário. Mas quando o pragmatismo leva a melhor...

A jogada de mestre de Nico Kovac

Renato Sanches teve o mérito de uma exibição muito conseguida na Luz, mas não podemos esquecer o 'dedo' de Nico Kovac na jogada de mestre que fez. Voltar a dar confiança a um jogador não é uma tarefa fácil, mas o técnico do Bayern pode ter conseguido, aqui, despertar de vez a melhor versão de Renato Sanches.

Desde o início da temporada que Kovac vem defendendo a integração do jovem médio português. "Contamos com ele" ou "é preciso tempo para se adaptar, mas confiamos em Renato" foram algumas das declarações que sempre demonstraram que o treinador da formação alemã não ia desistir da afirmação do ex-Benfica.

Se olharmos para o contexto, Renato Sanches até ao jogo no estádio da Luz ainda não tinha somado qualquer minuto esta época. Alguns companheiros já levavam cinco jogos nas pernas, enquanto o português ainda não tinha pisado os relvados em jogos oficiais. Era um risco colocá-lo no onze? Era. Mas a pergunta que fazemos é: Havia melhor momento para fazer Renato explodir, de novo? Provavelmente não. Ele parecia que estava em casa... e estava mesmo.

Uma derrota que não abala a confiança

A jogar em casa, o Benfica pensa sempre em vencer. No entanto, quando é o Bayern que pisa o relvado como adversário, a derrota no fim dos 90 minutos não é algo que surpreenda totalmente. E depois de uma campanha como a do ano passado, as águias precisam de uma nova vida na Europa. 

No entanto, os próximos jogos, na teoria, podem ser mais acessíveis ao Benfica e conduzir a equipa encarnada ao apuramento. No pós-jogo, Rui Vitória não dramatizou e destacou a eficácia alemã, deixando claro que a confiança não está abalada.

'Vamos jogo a jogo'. É este o pensamento que Rui Vitória quer implementar nos seus jogadores. Agora, pela frente,  terá o AEK e o Ajax. E sim, esta foi uma derrota, mas não houve um Benfica apático. Houve um Benfica com alma, garra e querer, que, de certo, será fundamental para o resto da campanha na liga milionária.

Benfica VS. Bayern Munique
45% Posse de bola 55%
14 Remates 13
9 Remates à baliza 11
5 Cantos 4
75% Percentagem de passes com sucesso 83%
9 Faltas 8
2/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório