Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O senhor Champions, o muro alemão e o dia não de Alex Telles

FC Porto regressou a Gelsenkirchen e tentou a sorte num palco onde já foi (tão feliz). No entanto, os dragões não foram além de um empate depois de Alex Telles ter falhado uma grande penalidade logo nos primeiros minutos da partida.

O senhor Champions, o muro alemão e o dia não de Alex Telles
Notícias ao Minuto

07:55 - 19/09/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O regresso do FC Porto a Gelsenkirchen, palco onde em 2004 conquistou a Liga dos Campeões, esteve de longe de ser o mais feliz. Ainda assim, os dragões defrontaram o Schalke 04 e conseguiram pontuar depois de não irem além de um empate no arranque da prova milionária. 

Alex Telles até poderia ter inaugurado o marcador aos 13 minutos, mas Fahrmann foi gigante entre os postes e defendeu o remate do brasileiro. 

Os golos só apareceram na segunda parte. Primeiro, foi o Schalke 04 a colocar-se em vantagem, por intermédio de Embolo, numa jogada onde a defensiva do FC Porto ficou um bocadinho mal na fotografia. 

Passados poucos minutos, Marega caiu na grande área dos alemães e o árbitro voltou a assinalar o castigo máximo a favor do FC Porto. Desta feita, foi Otávio quem avançou para a cobrança da falta e... não desperdiçou. O golo do médio brasileiro acabaria por devolver alguma justiça ao marcador que, recorde-se, não mais se alterou. 

Otávio, o 'menino rebelde' que Conceição conseguiu evoluir 

O médio brasileiro de 23 já tinha sido orientado por Sérgio Conceição no Vitória SC e voltou a reencontrar o técnico no FC Porto. E, diga-se, melhor sorte não lhe poderia ter calhado. 

Conceição consegue retirar o melhor das qualidades de Otávio, jogador que quando chegou a Portugal revelava pouca disciplina tática. Neste momento, Otávio é um jogador consequente e de equipa. 

Ontem à noite marcou e melhorou o registo que tem sido francamente positivo nesta temporada: sete jogos, dois golos e quatro assistências. Melhor só em 2016/17, onde apontou três golos e assistiu para outros sete, mas.... em 33 jogos. 

O senhor Champions 

Apesar de ter sofrido um golo, Iker Casillas fez história na Liga dos Campeões. O guardião espanhol elevou para 20 as edições em que marcou presença na competição e ultrapassou assim o já 'reformado' Ryan Giggs (19). 

Casillas é mesmo o jogador com mais jogos disputados na Champions e ontem voltou a somar nova participação. São 168 os jogos de Casillas na Liga dos Campeões. Um marco histórico e ao alcance de poucos.

O muro alemão 

Também em destaque nesta partida esteve o guardião... adversário. Ralf Fahrmann esteve inspirado no Arena AufSchalke e evitou por diversas ocasiões que o FC Porto chegasse à vantagem. 

O momento de maior destaque foi, pois claro, o momento em que negou o golo de Alex Telles da marca da grande penalidade. Se foi sorte? Muito dificilmente, uma vez que o guarda-redes alemão de 29 anos, desde da temporada 2015/16, já defendeu sete penáltis na Bundesliga. Um registo que... não tem rival à altura. 

 

Os dados estatísticos que importam 

A consulta dos factos do jogo ajudam-nos a retirar algumas conclusões importantes. O FC Porto teve mais posse de bola e foi mais rematador - no que aos remates enquadrados diz respeito - do que o adversário, mas não conseguiu traduzir tal superioridade no resultado final. 

Schalke 04 vs FC Porto
3 Remates à baliza 5
4 Remates para fora 1
43% Posse de bola 57%
7 Cantos  3
13 Faltas 16
2/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório