Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Chaves da história estavam no 'bolso' de Eustáquio

Equipa transmontana conquistou pontos na casa do FC Porto pela primeira vez na história, graças a um empate (1-1) na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Chaves da história estavam no 'bolso' de Eustáquio
Notícias ao Minuto

22:26 - 14/09/18 por Notícias ao Minuto

Desporto Taça da Liga

O FC Porto empatou a um golo com o Desp. Chaves na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Num jogo intenso, Hernâni lançou os dragões na frente do marcador, mas já nos últimos dez minutos Eustáquio fixou a igualdade e permitiu ao conjunto flaviense fazer história, pontuando pela primeira vez na casa azul e branca.

Com Danilo Pereira de regresso à titularidade, após um longo período de paragem devido a lesão, o FC Porto entrou em jogo na tentativa de encostar o Desp. Chaves às 'trincheiras', mas a estratégia montada por Daniel Ramos, com o trinco Jefferson a juntar-se à dupla de centrais no processo defensivo, formando uma espécie de defesa com cinco homens, travou a pressão azul e branca.

Só nos últimos cinco minutos do primeiro tempo é que o conjunto azul e branco conseguiu ameaçar verdadeiramente a baliza flaviense. Corona 'partiu' os rins a Nuno André Coelho e cruzou atrasado para a entrada de Herrera, que, de cabeça, atirou ao lado.

Depois do intervalo, e com Sérgio Conceição na bancada, face à expulsão já no túnel de acesso aos balneários, o FC Porto manteve o domínio da partida, mas sempre com muitas dificuldades para criar ocasiões de golo. Com as entradas de Brahimi e Hernâni, a equipa revigorou-se e chegou mesmo ao golo, curiosamente numa jogada construída pelos dois jogadores que saltaram do banco.

Após uma iniciativa o argelino pelo lado esquerdo, a bola sobrou para o camisola 7, que, de pé esquerdo, dois minutos após ter sido lançado, 'fuzilou' António Felipe e fez 'explodir' os adeptos presentes no Dragão. No entanto, a festa não iria durar muito tempo, pois o Chaves acabaria por restabelecer a igualdade aos 83' minutos. Avto fugiu pela esquerda, cruzou para o primeiro poste, onde André Luís surgiu a desviar para Eustáquio, ao segundo, bater Vaná e 'gelar' a nação azul e branca.

Até ao final, o FC Porto pressionou em busca do golo que acabou mesmo por chegar, por Aboubakar, já nos descontos, mas... com a mão. Após consultar o seus assistente, o árbitro Vítor Ferreira anulou o golo e mostrou o cartão amarelo ao camaronês. O FC Porto entra assim na Taça da Liga com um empate, enquanto o Chaves tem motivos para sorrir, com o primeiro ponto da sua história conquistado no Dragão.

Confira o direto da partida:

FIM DO JOGO

90+5: Aboubakar faz o golo com a mão, mas o árbitro, após consultar o assistente, anula e mostra o amarelo ao avançado.

90+3 - Pressão intensa do FC Porto à procura do golo da vitória.

90:00 - QUE PERIGO! Grande 'tiro' de Jefferson e Vaná, com uma defesa fenomenal, evitou o golo do Chaves.

88:00 - Aboubakar cai na área, fica a pedir grande penalidade, mas o árbitro manda seguir. Fica a ideia de que há falta sobre o camaronês.

85:00 - Alteração no Chaves, com a entrada de Filipe Melo para a saída de William.

84:00 - Substituição no FC Porto. Entra Aboubakar e sai Otávio.

83:00 - GOLOOOOOOO DO CHAVES! Jogada rápida de Avto pela esquerda, André Luís desviou ao primeiro poste e, ao segundo, Eustáquio bateu Vaná! Está restabelecida a igualdade!

80:00 - Mais um canto para os dragões.

79:00 - Nova substituição no Chaves: sai o lateral Brigues e entra o avançado André Luís, que assim se estreia na equipa flaviense. Perdigão é agora o lateral-direito dos transmontanos.

78:00 - Canto para o FC Porto.

75:00 - Otávio vê o cartão amarelo por protestos, tal como William, do lado do Chaves.

74:00 - GOLOOOOOOO DO FC PORTO! Hernâni inaugura o marcador dois minutos depois de entrar em campo! Jogada de Brahimi do lado esquerdo, a bola sobra para o camisola 7, que de pé esquerdo 'fuzilou' António Felipe.

73:00 - QUASE O GOLO DO FC PORTO! Grande defesa de António Felipe a evitar o golo de Marega!

71:00 - O FC Porto também mexe: sai Adrián López e entra Hernâni.

71:00 - Substituição no Chaves. Sai Niltinho e entra Avto.

69:00 - Jogo interrompido mais uma vez. António Felipe é assistido pela equipa médica do Chaves.

68:00 - Mais um canto para o FC Porto, o sétimo na partida.

64:00 - Remate de Danilo Pereira por cima da baliza transmontana. É canto para o FC Porto.

62:00 - Novo canto para o conjunto azul e branco.

61:00 - Adrián López cabeceia ao lado, ao segundo poste, quando tinha tudo para inaugurar o marcador. Valeu o desvio de Jefferson a evitar que o espanhol cabeceasse da melhor forma.

60:00 - Canto para o FC Porto.

59:00 - Substituição no FC Porto. Sai Corona e entra Brahimi.

52:00 - Remate de pé esquerdo de Danilo, mas a bola sai ao lado.

50:00 - Conjunto transmontano baixa as linhas e reduz ao máximo os espaços para os dragões.

Curiosidade - Há agora a informação de que, de facto, Sérgio Conceição foi expulso no túnel de acesso aos balneários e por isso vê a segunda parte da bancada.

47:00 - No Desp. Chaves aquecem André Luís, Avto e Filipe Melo.

46:00 - Marega surge agora mais descaído para o lado direito do ataque.

Curiosidade - Sérgio Conceição não está no banco do FC Porto, mas sim na bancada, e é o adjunto Vítor Bruno que está a orientar a equipa. Desconhecem-se, para já, os motivos.

45:00 - Brahimi, Hernâni e Aboubakar já aquecem no FC Porto.

RECOMEÇOU O ENCONTRO

INTERVALO

45+1 - Eustáquio vê o cartão amarelo.

45:00 - Vão jogar-se mais dois minutos de descontos.

42:00 - Marega vê o cartão amarelo depois de empurrar Luís Martins. O lateral do Chaves também é admoestado por retardar o lançamento de linha lateral do maliano do FC Porto.

40:00 - Grande jogada de Corona, a 'partir' os rins a Nuno André Coelho, e Herrera, de cabeça, atira ao lado. Boa ocasião para o FC Porto!

39:00 - Remate de meia distância de Bruno Gallo, mas Vaná estava atento.

38:00 - Marega conquista novo canto para os dragões.

33:00 - Livre para o Desp. Chaves descaído para o lado esquerdo.

Curiosidade - Equipa de Daniel Ramos bem organizada no processo defensivo, com Jefferson a juntar-se aos dois centrais para ajudar na cobertura a Marega, deixando a equipa a jogar com cinco homens no setor recuado.

29:00 - Cabeceamento de Adrián López para as mãos de António Felipe.

24:00 - Canto para os transmontanos.

21:00 - Marega tenta o desvio, mas a bola sai fraca para as mãos de António Felipe.

18:00 - Novo canto para o FC Porto.

17:00 - Tentativa de remate de Luís Martins por cima da baliza de Vaná.

16:00 - Novamente o FC Porto a explorar o jogo aéreo de Felipe, mas a bola acaba nas mãos do guarda-redes do Desp. Chaves.

13:00 - Canto para o Desp. Chaves.

12:00 - Livre estudado dos dragões, com Felipe a cabecear para defesa atenta de António Felipe.

11:00 - Livre perigoso para os azuis e branco, descaído para o lado direito do ataque. Alex Telles vai bater!

08:00 - Os dragões tentam chegar perto da baliza de António Felipe, explorando o jogo exterior, quer por Corona, quer por João Pedro.

Curiosidade - FC Porto com Corona bem aberto no lado esquerdo, deixando Adrián López e Otávio como homens de apoio a Marega, enquanto o lateral João Pedro faz o corredor direito.

03:00 - Jogo interrompido para assistência a Perdigão.

02:00 - Primeira grande ocasião de golo para o FC Porto! Otávio lança Marega e Felipe, de calcanhar, tenta dar a melhor sequência ao passe do maliano, mas António Felipe estava no caminho da bola.

02:00 - Primeiro canto do jogo e é para o FC Porto.

COMEÇOU A PARTIDA!

Onze do Desp. Chaves: António Filipe; Brigues, Nuno André Coelho, Marcão, Luís Martins; Jefferson, Eustáquio, Bruno Gallo; Perdigão, Niltinho e William.

Onze do FC Porto: Vaná; João Pedro, Felipe, Diogo Leite e Alex Telles; Danilo Pereira, Herrera e Otávio; Corona, Adrián López e Marega.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório