Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal está 'Criscito' e André Silva já assina golos para a história

Portugal estreia-se a vencer na Liga das Nações, diante de Itália, com o golo da vitória (1-0) no Estádio da Luz a ser apontado por André Silva.

Portugal está 'Criscito' e André Silva já assina golos para a história

No dia em que Mário Rui, Rúben Dias, Rúben Neves e Bruma cumpriram o 1.º jogo pela seleção em competições oficiais, Portugal somou uma vitória preciosa na nova prova da UEFA. André Silva foi o autor do primeiro golo da seleção das quinas na Liga das Nacões, ao desferir um remate certeiro à baliza de Donnarumma, à passagem do minuto 48.

Com este triunfo, Portugal soma os três primeiros pontos na competição, já Itália e Polónia arrecadam apenas um ponto, com os transalpinos a terem já dois jogos realizados.

Na etapa inicial, os pupilos de Fernando Santos entraram em velocidade TGV, chegando rapidamente à fortaleza italiana. Se a rapidez era muita, a finalização pecava. Ora por erros de calibre nas botas lusitanas, ora por belas intervenções do guardião Donnarumma.

Sempre com perfume nas chuteiras esteve Bernardo Silva que encarrilou uma exibição de excelência. Derivando muitas das vezes para a faixa central e acompanhando os compassos dos diferentes setores, o jogador do Manchester City serviu os seus companheiros de todas as maneiras e feitios. Verdade seja dita, todos os comandados de Fernando Santos realizaram uma exibição avaliada acima de bom: desde Mário Rui a Pepe, passando por William e Pizzi, terminando em Bruma.

Ninguém faltou à chamada, nem mesmo o 'faroleiro' André Silva que conduziu a Luz para a loucura. À passagem do minuto 48, após assistência de Bruma, o avançado do Sevilha assinou o primeiro golo de Portugal na Liga das Nações e quebrou um 'borrego' que já durava há 60 anos. Sim, desde 1954 que nós não sabíamos o que era um vitória lusitana diante da squadra azzurra. Caso para dizer, una bella vittoria.

Relato do jogo

90+4' - TERMINA O JOGO NA LUZ. Portugal vence a Itália por 1-0 e soma um triunfo no seu jogo inaugural na Liga das Nações.

90+3 - Cartão amarelo para Pepe.

90' - Quatro minutos de compensação. 

86' - Substituição de Portugal: sai Bernardo Silva, para a entrada de Sérgio Oliveira.

86' - QUASE O GOLO! Renato Sanches capta a bola e atira para defesa apertadíssima de Donnarumma!

79' - Substituição da Itália: Mancini coloca Belotti, para a saída de Cristante.

78' - Atenção, Portugal! Cabeceamento perigoso de Zaza já no interior da pequena área de Rui Patrício.

77' - Substituição em Portugal: Gelson Martins rende Bruma.

74' - Substituição em Portugal: sai Pizzi, entra Renato Sanches. 

69' - Cartão amarelo para Berardi.

68' - Novo contra-ataque de Portugal, com Bernardo a conduzir e a abrir em Pizzi, na esquerda. O médio entra na grande área e, de pé esquerdo, atira cruzado para bela defesa de Donnarumma!

65' - A Selecção soma os únicos 2 remates da 2ª parte (ambos enquadrados, um para golo) e 61% da posse.

60' - Substituição da Itália: Berardi rende Immobile.

58' - Cartão amarelo para  Chiesa, por falta dura sobre Bruma. 

André Silva interrompeu uma série de 6 jogos sem marcar por Portugal, o seu pior registo na Seleção.

54' - BERNARDO SILVA PERTO DO SEGUNDO GOLO DE PORTUGAL! Bernardo Silva desfere um remate violentíssimo, teleguiado ao ângulo, para uma defesa sensacional do guarda-redes Donnarumma!

48' - É GOLO! É GOLO! É GOLO! É GOLO! É NOSSO! É DE PORTUGAAAAAAAAAAAAAAAL! MARCA ANDRÉ SILVA!  Bruma corre pelo meio-campo acima e, já na área, em vez de rematar, assiste André Silva, que atira para o golo de Portugal!

46' - Começou a segunda parte no Estádio da Luz. Não há alterações a registar em nenhuma das seleções.

Mário Rui, Rúben Dias, Rúben Neves e Bruma cumprem o 1.º jogo pela seleção em competições oficiais. Até hoje, só tinham jogado em amigáveis.

45' - Intervalo na Luz. Portugal e Itália empatam (0-0) ao cabo dos primeiros 45 minutos. Claro domínio português que desfez a cabeça dos italianos em água. A bola já foi aos ferros de Donnarumma, mas falta o 'carimbo' do golo para ser uma noite feliz na capital portuguesa.

42' - Cartão amarelo para Rúben Neves, após travar ofensiva de Zaza.

42' - Cartão amarelo para Criscito, após falta cometida sobre William Carvalho.

40' - João Cancelo ainda só falhou um passe em 18 tentativas e já soma 2 desarmes e outras tantas interceções. 

36' - WILLIAM! WILLIAM! WILLIAM! Faltou só um bocadinho assim para o médio do Real Betis ter sido feliz na Luz. À entrada da área atirou a rasar o poste.

34' - PORTUGAL PEDE PENÁLTI! Pizzi tenta a tabela e é bloqueado já dentro da grande área. Através das imagens televisivas parece claro que ficou uma grande penalidade por assinalar.

32' - QUE AVALANCHE DE PORTUGAL! Mário Rui cruza contra a perna de Cristante. O corte acaba por fazer um chapéu a Donnarumma que fica, completamente batido, a ver como o esférico o sobrevoa e vai embater na barra.

30' - Contra-ataque rapidíssimo de Portugal resulta num remate cruzado de Bruma, mas que sai sem força e ao lado do alvo.

27' - FOI POR UM TRIZ. PORTUGAL A CENTÍMETROS DO GOLO! Bernardo Silva remata com o guardião batido e o defesa italiano Jorginho limpa em cima da linha.

20' - Mais uma fuga perigosa de Bernardo Silva pela faixa central que descobre André Silva na meia lua da grande área italiana. O avançado do Sevilha chutou, mas a bola foi de encaixe fácil para Donnarumma.

19' - Sete titulares da Itália têm 10 ou menos internacionalizações e o jogador com mais jogos pela seleção é Immobile, com 33 internacionalizações.

14' - PORTUGAL A CHEIRAR O GOLO!  Pizzi abre para Bernardo na ala, e cruza para André Silva, mas a defesa italiana afastou a bola!

13' - Portugal a entrar bem em jogo, a encontrar espaços entrelinhas e a criar perigo tanto nos corredores, com Bruma e Mário Rui, assim como pelo corredor central, com as iincursões de Bernardo Silva para o meio.

5' - QUE PERIGO! Rúben Neves cruza adiantado para William, que cabeceia sem oposição ao lado da baliza de Donnarumma. Mas a jogada é invalidada por fora-de-jogo.

3' - No Estádio da Luz uma tarja gigante se estendeu num dos topos do recinto encarnado para homenagear a 100.ª internacionalização de Pepe, que ocorreu diante da Croácia na passada quinta-feira.

1-  Já se joga o Portugal- Itália. A estreia da Seleção nacional na  Liga das Nações!

- Já se ouviu A Portuguesa no Estádio da Luz. Simplesmente... arrepiante!

- As duas seleções já estão no tapete verde do Estádio da Luz.

A Seleção Nacional estreia-se esta segunda-feira na Liga das Nações, a nova competição da UEFA que permite um caminho alternativo para o Campeonato da Europa que se disputa em 2020. Recordar que neste grupo A, Itália e Polónia já se defrontaram e empataram 1-1.

O jogo entre Portugal e a seleção transalpina tem início marcado para as 19h45, no Estádio da Luz. Um jogo que pode acompanhar ao minuto em Desporto ao Minuto.

Onze de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Mário Rui; William Carvalho, Rúben Neves e Pizzi; Bernardo Silva, Bruma e André Silva.

Onze de Itália: Donnarumma, Criscito, Romagnoli, Caldara e Lazzari; Jorginho, Bonaventura e Cristante, Immobile, Chiesa e Zaza.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório