Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ronaldo: o talismã que 'tramou' o PAOK... de calcanhar

Antigo defesa brasileiro marcou um golo e fez uma assistência no triunfo do Benfica, por 2-1, em Salónica, em 1999.

Ronaldo: o talismã que 'tramou' o PAOK... de calcanhar
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/08/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

Depois do empate (1-1) na Luz, na primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, o Benfica regressa a Salónica, cidade onde há quase 19 anos venceu o PAOK, por 2-1, na 2.ª eliminatória da Taça UEFA. Nessa noite, a 21 de outubro de 1999, houve um herói que tem nome de lenda: Ronaldo. O antigo central brasileiro foi a estrela maior de uma partida marcante para as águias, ao assinar um golo e uma assistência.

"Recordo-me muito bem desse jogo. Foi atípico para mim, como defesa-central. Foi um encontro difícil, em que estávamos a jogar de igual para igual contra uma equipa que não conhecíamos bem, num estádio onde o relvado tinha sido plantado recentemente. Conseguimos uma vitória muito importante", começou por dizer o antigo jogador, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, relembrando os momentos que o levaram a ser eleito o melhor em campo: "Fiquei muito feliz com o golo e com a assistência. Foi um dos melhores jogos que fiz. Sinceramente já não sei se joguei bem ou não, mas não é todos os dias que um central faz um golo e uma assistência. Por isso, foi bastante marcante para mim."

Ainda antes de assinar o golo decisivo, aos 89 minutos, que acabaria por dar o triunfo, Ronaldo brilhou no papel de assistente, oferecendo o primeiro a Nuno Gomes... de calcanhar. "Foi o único recurso que consegui encontrar para aquela jogada, tendo em conta o posicionamento do meu corpo. Só depois do jogo, vendo imagens, é que consegui mesmo ter a noção do tipo de assistência que fiz. Foi, de facto, um ótimo passe", admite, entre risos, o brasileiro, hoje com 44 anos.

Um jogo de 50/50

Atento à atualidade das águias, Ronaldo Guiaro considera que o Benfica tem todas as condições para vencer a formação grega e reservar um lugar na fase de grupos da Champions. No entanto, deixa alguns avisos. "Eu até acreditava que o Benfica era favorito nesta eliminatória, mas depois de ver o resultado em Lisboa, acho que é um jogo de 50/50. Por ser fora, contra uma equipa que sabe usar o fator casa, como é o PAOK, penso que o Benfica tem de entrar em campo com tudo e a jogar de igual para igual. Se assim for, acredito que passe a eliminatória. Caso contrário, poderá ser surpreendido", alerta.

Notícias ao MinutoRonaldo Guiaro foi a estrela maior do triunfo do Benfica, por 2-1, no terreno do PAOK, em 1999, com um golo e uma assistência para Nuno Gomes... de calcanhar.© SL Benfica

Ambiente intimidante

Depois de deixar o Benfica em 2001, Ronaldo passou pelo Besiktas e pelo Santos, antes de chegar à Grécia para representar o Aris Salónica, rival do PAOK. Essa experiência de quatro épocas em solo helénico  conferem ao antigo defesa um conhecimento profundo do que é jogar no Estádio Toumba. "É muito difícil, pois a pressão é enorme. Eles têm adeptos fabulosos, que apoiam sempre a equipa do início ao fim de cada jogo. O Benfica precisa de ir preparado para esse tipo de ambiente. Se o conseguir suportar e, sobretudo, jogar bem, tenho a certeza que pode sair de lá com um resultado positivo", garante. 

A transformação completa do Benfica

No passado mês de marco, Ronaldo Guiaro visitou Portugal e não perdeu a oportunidade de matar saudades do Benfica. O brasileiro visitou o Estádio da Luz e o Caixa Futebol Campus e ficou impressionado com as diferenças entre a realidade atual e a vivida no seu tempo. "É um Benfica totalmente diferente, desde a estrutura, passando pela estabilidade financeira... É outro clube! Está totalmente alterado, modernizado! Consegue contratar grandes jogadores e tem uma base de trabalho de um ano para o outro, ao contrário do que acontecia na minha época, onde se 'desmontava' quase 80% das equipas. Hoje existe uma metodologia de trabalho dentro desta grande instituição. Fico muito feliz por ver que o Benfica se tornou este clube grandioso e espero que fique ainda melhor", desejou o ex-jogador, que promete ficar a torcer por um triunfo dos encarnados, esta quarta-feira, no regresso ao palco onde foi talismã há quase 19 anos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório