Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Apenas um ‘miúdo’ de 18 anos acabou com o rugido monstruoso de Salin

Benfica e Sporting empatam no dérbi eterno, com Nani a marcar de grande penalidade, aos 64 minutos, e João Félix a restabelecer igualdade aos 86’. Duelo ferveu com a exibição monumental do guardião leonino.

Apenas um ‘miúdo’ de 18 anos acabou com o rugido monstruoso de Salin
Notícias ao Minuto

21:01 - 25/08/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Dérbi

Acabou aos 100 minutos, assim decretou o árbitro Luís Godinho. Dez minutos de compensação em que o Benfica procurou num suspiro final chegar à remontada. Não aconteceu e existe um ‘culpado’: Romain Salin. O guardião leonino terminou o dérbi eterno com oito (!) exibições de excelente nível e foi, indubitavelmente o melhor homem em campo. E o nome do jogador francês só não vai aparecer gravado na memória deste clássico, uma vez que aos 86 minutos um ‘miúdo’ de 18 anos, de nome João Félix, decidiu lograr um empate no seu jogo de estreia com a camisola principal do Benfica.

Salin é o melhor seguro para ter uma casa protegida

O Benfica terminou os primeiros 45 minutos com um verdadeiro ‘amargo de boca’. O golo esteve ao virar da esquina por três ocasiões, mas para alcançar o doce mais apetecido era necessário derrubar Salin e o guardião leonino respondeu a grande altura a um tridente de ocasiões do Benfica: duas cabeçadas de Rúben Dias (6’ e 20’) e um disparo de Cervi terminaram com os reflexos apurados do guarda-redes francês.

Já o Sporting viveu de rasgos a nível ofensivo: Vlachodimos não contabilizou nenhuma defesa para a fotografia e só teve de responder na etapa inicial a um ‘encaixe fácil’ que surgiu na sequência de um pontapé de Nani. Antes disso, os leões só ‘assustaram’ com remates de Montero e Acuña, ainda na primeira quinzena de minutos.

Aquilo que um português estragou, outro remendou

A etapa complementar começou com um remate de Bruno Fernandes já no interior da grande área do Benfica, prontamente respondido por Cervi, que atirou cruzado e a meia-altura, com a bola a rasar o poste. Depois foi novamente Salin a brilhar, após remate bem perigoso de Pizzi. E a seguir? Rúben Dias borrou a pintura e cometeu falta para dar aso a uma grande penalidade a favor do Sporting.

Nani não perdoou e deu vantagem ao leão à passagem do minuto 64. O leão só não levou os três pontos para casa, porque aos 86’ provou-se que Salin é humano e os seres vivos de carne e osso não são indestrutíveis. Apareceu João Félix, a cruzamento de Rafa, a cabecear para a igualdade. Estreia de sonho num dérbi eterno que, quase de forma impossível, aqueceu ainda mais o verão da capital portuguesa.

Relato do jogo:

101': ACABOU O ENCONTRO. ACABOU O DÉRBI ETERNO! ACABOU O DÉRBI DA CIDADE, LISBOA, MENINA E MOÇA! (1-1). Benfica e Sporting empatam no dérbi eterno, com Nani  a marcar de grande penalidade, aos 64 minutos, e João Félix a restabelecer igualdade aos 86’. Duelo ferveu com a exibição monumental do guardião leonino.

90+8' - Substituição do Sporting: Sai Montero, entra Castaignos.

90+7' - Cartão amarelo para Coates e Battaglia, por protestos.

90+6 - Livre perigoso para o Benfica. Grande defesa de Salin, a grande remate de Grimaldo.

90+2' - Bruno Gaspar entra para o lugar de Raphinha.

86' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA O PUTO, MARCA JOÃO FÉLIX. A CRUZAMENTO DE RAFA, APARECEU JOÃO FÉLIX A CABECEAR PARA O EMPATE! 1-1 NO DÉRBI ETERNO.

79' - João Félix tira Ristovski da frente e remata rasteiro, em força. A bola sai fora do alvo.

79'- Substituição do Sporting: sai Bruno Fernandes, exausto, para a entrada de Petrovic.

73' - Substituições do Benfica: Saem Pizzi e Ferreyra, entram João Félix e Seferovic.

70' - SALIN ESTÁ A FAZER UMA EXIBIÇÃO DO OUTRO MUNDO! Zivkovic apanha um ressalto e dispara de forma espontânea. Salin tira o golo do empate, bem junto à relva, com uma defesa sensacional.

64' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA NANI! DE GRANDE PENALIDADE, O EXTREMO LEONINO NÃO FALHOU E APONTOU O TERCEIRO GOLO DO CAMPEONATO. 

62'- Cartão amarelo para Rúben Dias.

61' - É PENÁLTI, É PENÁLTI, É PENÁLTI PARA O SPORTING! FALTA DE RÚBEN DIAS SOBRE MONTERO!

57' - Substituição no Benfica: sai Franco Cervi, entra Zivkovic.

54' - Pizzi em grande destaque no dérbi da cidade Lisboa, menina e moça!

52' - FABULÁSTICO SALIN! Começam a faltar adjetivos para o guarda-redes do Sporting. Pizzi remata com ressalto e Salin estira-se para nova grande defesa!

50' - O Benfica roda a bola desde a direita para a esquerda, para a quina da grande área, onde está Cervi, que atira cruzado e a meia-altura, com a bola a rasar o poste!

48' - Remate de Bruno Fernandes já no interior da grande área do Benfica. Vlachodimos seguro, agarra e não larga.

46' - Começou a segunda parte no Estádio da Luz, sem alterações nas duas equipas.

Há 8 anos que o um dérbi entre Benfica e Sporting não chegava ao intervalo com um nulo no marcador.

45'+2' - Intervalo no Estádio da Luz. Permanece o nulo no dérbi eterno.

45' - Dois minutos de compensação.

44' - Cartão amarelo para Ferreyra, por falta sobre Battaglia.

42' - O único drible eficaz do jogo foi de Acuña sobre Pizzi.

40' - QUE GRANDE CORTE! Rafa ligou a 'ficha à corrente' e, na chegada à área, cruza para um carrinho providencial de Nani.

38' - Grimaldo ainda não se ligou ao 'quadro elétrico' da Luz e já falhou sete passes, quatro deles ainda no seu meio-campo.

34' - GRANDE ARRANCADA DE NANI! O internacional português ligou o 'turbo', chegou à area, só o remate não sorriu da melhor forma ao extremo leonino, já que foi de encaixe fácil para Vlachodimos.

30' - Livre batido para o segundo poste e André Pinto, com a coxa, falha a baliza encarnada.

29' - Últimos cinco minutos muitos feios no  dérbi, com uma 'roleta' de faltas impressionante. Jogo a atravessar vários momentos de pausa.

24' - Cartão amarelo para Ristovski, após falta sobre Cervi. Extremo do Benfica está a sangrar da cabeça. Jogo interrompido durante alguns momentos.

21' - MONUMENTAL SALIN! JÁ É O REI DO DÉRBI ETERNO! Cervi remata na marca de penálti, para uma estirada espetacular de Salin a negar o golo

20' - SALIIIIIIIIIIIIIIIIN! Cabeceamento de Rúben Dias e o guarda-redes francês a evitar males maiores para o leão.

14' - Sporting salvo por Ristovski! Jefferson 'adormeceu' junto à linha, Pizzi não se fez rogado, faz um passe divinal para Rafa que não leva a melhor sobre o lateral esloveno do Sporting que desviou a bola para canto.

12' - Oito jogadores fazem a estreia neste dérbi lisboeta. Confira a lista:

10' - OUTRA VEZ O LEÃO! Desta feita foi Marcos Acuña a ter ângulo de remate e fora da área a chutar um 'petardo' que passou bem perto da baliza do Benfica.

6' - AGORA FOI DO OUTRO LADO DA BARRICADA! Nani ganha a linha e cruza para o primeiro poste, onde está Montero para enviar a bola sobre a barra. Temos dérbi!

6'- QUE PERIGO! Pizzi a bombardear a bola para o coração da área leonina, Rúben Dias a cabecear e Salin a voar para evitar o primeiro 'voo da águia' na Luz!

5' - Falta de Gedson, cometida por Acuña, nas imediações da grande área do Sporting. Atenção ao livre para a equipa do Benfica.

1' - JÁ ROLA A BOLA NO ESTÁDIO DA LUZ! Joga-se o dérbi eterno. Saiu o Sporting a jogar.

Ambiente espetacular no Estádio da Luz, antes de principiar o dérbi dos derbies, o clássico dos clássicos. Venha daí connosco para o apaixonante Benfica-Sporting.

Benfica e Sporting protagonizam, este sábado, o duelo mais escaldante da terceira jornada da Liga portuguesa.

No Estádio da Luz apresentam-se duas formações que venceram nas duas rondas inaugurais, apresentando-se em igualdade pontual no topo da classificação.

Confira os onzes de Rui Vitória e José Peseiro para este encontro.

Onze do Benfica:  Vlachodimos; Grimaldo, Jardel, Rúben Dias e André Almeida; Pizzi, Fejsa e Gedson; Cervi, Rafa Silva e Ferreyra.

Onze do Sporting: Salin; Jefferson, André Pinto, Coates, Ristovski; Battaglia; Acuña e Bruno Fernandes; Nani, Montero e Raphinha. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório