Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de K1 1000m

Atleta português conquistou a medalha de ouro nos Mundiais de Canoagem, que decorrem em Montemoro-o-Velho.

Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de K1 1000m
Notícias ao Minuto

12:24 - 25/08/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Mundiais

Fernando Pimenta é o primeiro atleta português a conquistar uma medalha nos Mundiais de Canoagem, que decorrem em Montemoro-o-Velho.

O canoísta natural de Ponte de Lima, que horas antes se apurou para a final no primeiro lugar da sua ronda, cruzou a meta à frente da concorrência e sagrou-se campeão do mundo de K1 1000 metros.

O tricampeão europeu completou a prova em 3.27,666 minutos, batendo por 725 milésimos de segundo o alemão Max Rendschmidt, que ficou com a medalha prata, enquanto o checo Josef Doostal foi o terceiro classificado, a 1,511 segundos do português.

"É um misto grande de sentimentos. Uma felicidade enorme. No ano passado fiquei a escassas 200 milésimas da medalha de ouro, tive alguns percalços e tentei corrigir tudo o que falhei. Sabia que hoje era possível estar na luta pelas medalhas", começou por dizer aos jornalistas.

"Sabia que todos iam atacar rápido desde o início, o atleta checo esteve muito bem na semi-final. Andou tudo na expetativa. Eu tranquilamente tentei assumir a liderança da prova e fui ganhando alguma distância. Nos últimos 200 metros pensei que a medalha não fugia, sentia-me muito bem", acrescentou.

A terminar, Fernando Pimenta reconheceu que este se trata de "um dos dias mais felizes" da sua vida: "Nem consigo acreditar. Em frente deste público fantástico, desta família, conquistar uma medalha de ouro num Mundial… Acho que nenhum português foi campeão em Portugal, é histórico".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório