Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Ferreyra: A 'máquina de golos' que tarda a engrenar vai ter teste de fogo

Avançado argentino de 27 anos chegou à Luz com rótulo de reforço de peso, mas tarda em responder com golos. A comparação com Jonas e Seferovic, a exigência dos adeptos e ainda o peso da questão salarial são hoje analisadas pelo Desporto ao Minuto.

Ferreyra: A 'máquina de golos' que tarda a engrenar vai ter teste de fogo
Notícias ao Minuto

08:03 - 23/08/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O dérbi entre Benfica e Sporting, referente à 3.ª jornada da I Liga, está agendado para sábado e, como jogo grande que é, terá os olhos de milhões de adeptos colocados sobre o relvado do Estádio da Luz. Um dos jogadores a seguir com mais atenção será Facundo Ferreyra, avançado argentino que chegou com rótulo de reforço de peso, mas que tarda em convencer os adeptos e a crítica. 

O jogador de 27 anos parte, em teoria, como mais provável titular na equipa de Rui Vitória - por conta das lesões de Jonas e Castillo - diante do rival de Lisboa e carrega o fardo, no bom sentido, de contribuir com golos num jogo de elevado grau de exigência. 

No entanto, os números provam que Facundo Ferreyra é uma máquina goleadora que demora a engrenar.  Em 2014/2015, altura em que chegou ao Shakhtar Donetsk proveniente dos argentinos do Vélez Sarsfield, Ferreyra apontou apenas um golo nos primeiros cinco jogos, precisamente o mesmo registo que detém na época de estreia de águia ao peito. 

Nessa temporada, refira-se, apenas marcou três golos em 21 jogos, tendo sido emprestado aos ingleses do Newcastle na época seguinte. Pela formação de Londres, o avançado argentino alinhou somente na equipa de sub-23. 

Em 2015/16 Ferreyra regressou à Ucrânia e voltou a assinar um início de época pouco eficaz. Em cinco jogos, o avançado de 27 anos apenas marcou um golo. No entanto, o Shakhtar manteve a aposta em Ferreyra e em 2016/17 os golos começaram a surgir com maior regularidade. Dos 16 golos, contabilizados em 28 jogos, dois deles foram marcados nos primeiros cinco encontros da temporada. 

Em 2017/18, o goleador argentino afastou todos os fantasmas com um registo goleador quase perfeito: 30 golos em 42 jogos. Três desses golos foram apontados nos primeiros cinco compromissos oficiais do Shakhtar. 

Notícias ao Minuto[Facundo Ferreyra foi o melhor goleador, na época transata, da equipa orientada por Paulo Fonseca.]© Reuters

A comparação com Jonas e Seferovic 

No meio de tanto escrutínio, Ferreyra também não escapa às comparações com os atuais companheiros de equipa. Pegando no registo de Jonas na época em que chegou à Luz, em 2014/2015, podemos perceber o porquê do avançado brasileiro ter conquistado os adeptos de forma quase instantânea. Em cinco jogos, Jonas respondeu com outros tantos golos. 

No ano passado, também Haris Seferovic impressionou nos primeiros cinco jogos oficiais do Benfica ao contribuir com quatro golos. No entanto, o caso do suíço é muito diferente da situação de Jonas. O internacional helvético foi perdendo gás com o decorrer da temporada, deixou de ser opção e apenas acrescentou mais três golos ao seu registo depois de um início tão prometedor. 

O peso do salário 

Uma das razões que explica a alta exigência dos adeptos do Benfica para com Ferreyra prende-se com o salário auferido pelo ex-Shakhtar. O Benfica nunca revelou, de forma oficial, os contornos do contrato do avançado argentino, porém o seu contrato acabou revelado na internet. 

De acordo com os valores divulgados, Ferreyra auferirá 1,9 milhões de euros brutos por época, tendo recebido um prémio de assinatura avaliado em dois milhões de euros aos quais poderá juntar outros dois se cumprir o contrato assinado com as águias até ao fim. 

Através de uma rápida pesquisa nas redes sociais verifica-se que, sempre que o Benfica se encontra a disputar uma partida, reina, entre os adeptos do Benfica, a argumentação de que o investimento feito pelos encarnados em Ferreyra tem de render... mais golos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório