Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica empata na Luz e adia 'decisão milionária' para a Grécia

Primeira parte a bom ritmo foi 'apagada' por uma segunda metade muito abaixo do esperado. Pizzi marcou antes do intervalo e Warda restabeleceu o empate e fixou o resultado final da Luz. O apuramento fica assim adiado para a Grécia e os encarnados partem em desvantagem.

Benfica empata na Luz e adia 'decisão milionária' para a Grécia

O Benfica empatou, esta terça-feira, diante do PAOK (1-1), na 1.ª mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de uma primeira parte competente dos encarnados, a segunda metade foi palco de pouca inspiração das águias e da reação da equipa grega.

Filme do jogo

Primeira parte na Luz com o PAOK a entrar a pressionar alto e com o Benfica algo apático face à atitude dos gregos. No entanto, os comandados de Rui Vitória acertaram marcações e conseguiram reverter a situação. 

As águias foram elevando o ritmo de jogo e até marcaram logo aos cinco minutos, por intermédio de Gedson Fernandes, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

No entanto, era Pizzi o homem da primeira parte. Depois de quatro remates muito perigosos, o médio encarnado acabaria mesmo por fazer o gosto ao pé antes do regresso aos balneários. Na sequência de uma falta sobre Gedson Fernandes na grande área do PAOK, o árbitro assinalou uma grande penalidade. Pizzi não facilitou e inaugurou o marcador na Luz, elevando para cinco os tentos apontados esta temporada. 

Nos segundos 45 minutos, a partida perdeu gás. O Benfica parecia estar satisfeito com a magra vantagem e o PAOK também arriscava muito para tentar ir atrás do empate... até aos 70 minutos, altura em que os gregos assumiram um maior controlo da partida e encostaram o Benfica atrás.

A consequência estava ao virar da esquina. Ou melhor, na conversão de um livre indireto. Bola na grande área do Benfica, Varela acertou na trave, Odysseas ficou desorientado e Warda, no meio da confusão, atirou para o fundo da baliza encarnada. 

O empate acaba por se justificar, mas o Benfica só se pode queixar de si próprio, uma vez que na primeira parte não faltaram oportunidades para os encarnados decidirem o jogo e… a eliminatória.

Momento do jogo: O golo de Warda acaba por deitar por terra todo o trabalho encarnado na primeira parte. O Benfica tirou o pé do acelerador e pagou caro a tentativa de tentar gerir o resultado desde muito cedo. Agora, resta aos encarnados ganharem na Grécia, uma vez que esse é apenas o resultado que garante o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A 2.ª mão joga-se no dia 29 de agosto. 

Relato 

90'+3'- Termina a partida! O Benfica empata diante do PAOK e adia a decisão do apuramento para a Grécia. 

89'- Cartão amarelo para Warda por falta sobre Rafa Silva. 

86'- Seferovic! Tão perto! O avançado suíço rematou forte mas a bola saiu ao lado. 

79'- Alteração no Benfica. Entra Seferovic, sai Cervi. 

79'- Alteração no Benfica. Entra João Félix para o lugar de Pizzi. 

76'- GOOOOOOOOLLLOOOO! Warda faz o empate! Na sequência de um livre lateral, Fernando Varela acerta na barra da baliza do Benfica, a bola sobra para o internacional egípcio que dispara para o fundo das redes encarnadas. O Benfica tirou o pé do acelerador e acabou por sofrer o empate. 

71'- Cartão amarelo para Vieirinha. O internacional português cometeu falta sobre o compatriota Rafa Silva. 

70'- Que perigo para a baliza de Odysseas! Léo Jabá contornou Grimaldo e disparou cruzado com a bola a passar muito perto do poste da baliza encarnada.

64'- Alteração no Benfica. Sai Zivkovic e entra Rafa. 

56'- Que defesa de Paschalakis! Belo remate de Grimaldo, mas o guardião do PAOK foi gigante e impediu o segundo golo dos encarnados com um grande voo e consequente defesa. 

52'- Alteração no PAOK.Entra Warda para o lugar de Limnios. 

51'- Cartão amarelo para Gedson por pisar um adversário.

50'- Ferreyra! O avançado argentino tabelou com Gedson e rematou com força para a baliza à guarda de Paschalakis que afasta a bola! Mais uma oportunidades para os encarnados...

48'- Boa combinação entre Zivkovic e Grimaldo, mas o lateral espanhol do Benfica a não conseguir responder ao bom cruzamento do sérvio. 

46'- Rola a bola de novo na Luz! Começou a  2.ª parte do Benfica-PAOK. 

45'+2' - Intervalo no Estádio da Luz! Um golo de Pizzi vai valendo a vantagem pela margem mínima aos encarnados. 

45'+1' - GOOOOOOOLOOOOO!! Pizzi não perdoa e desfaz o nulo no marcador! Guarda-redes para um lado, bola para o outro! Está feito o primeiro golo na Luz e o Benfica está em vantagem ainda antes do intervalo (1-0). 

45'- Gedson cai na grande área do PAOK e o árbitro aponta para a marca da grande penalidade! 

32'- Agora foi Gedson! Que tiro do jovem encarnado! Afastou Paschalakis para fora. 

29'- Pizzi! Agora de cabeça! Mais uma grande oportunidade, desta vez de cabeça! A bola voltou a passar ao lado. Que perigo! 

26'- Pizzi outra vez! Desta vez a atirar à barra. O médio do Benfica viu o guardião do PAOK adiantado e tentou fazer o chapéu. Ficou a escassos centímetros do golo. 

23'- Pizzi! Tão perto! Tinha tudo para fazer o golo, mas acertou fora da baliza! Grande lance de Cervi na esquerda, com Pizzi a aparecer bem mas a falhar na hora de finalizar. 

13'- Perigo junto à baliza do Benfica! Pelkas tentou o remate, mas valeu a intervenção de Rúben Dias. 

5'- Golo anulado a Gedson Fernandes por fora de jogo. Boa desmarcação do jovem médio encarnado, mas o lance acaba invalidado pelo árbitro auxiliar. Pode ver aqui o lance. 

0'- Rola a bola na Luz! Já se joga o Benfica-PAOK!

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Onze do Benfica: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, Gedson, Zivkovic, Cervi, Pizzi e Ferreyra. 

Onze do PAOK: Paschalakis; Leo Matos, Varela, Crespo e Vieirinha; Mauricio e Cañas; Limnios, Pelkas, Léo Jabá; Prijovic.

19h00: O Benfica defronta, esta terça-feira, o PAOK em jogo a contar para o playoff de acesso à fase de grupo da Liga dos Campeões. 

A equipa encarnada chega a esta fase depois de ter eliminado os turcos do Fenerbahçe na 3.ª eliminatória. A equipa grega, nesta caminhada, bateu o Basileia e o Spartak Moscovo . 

A grande novidade no onze das águias é a entrada de Zivkovic para o lugar do ausente Salvio. O nome do extremo argentino nem consta na ficha de jogo devido a lesão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório